Confira o que abre e fecha no feriadão

Estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas da saúde, saneamento e transporte, entre outras, durante o dia 2 de novembro, feriado nacional do Dia […]

qui, 01/11/2007 - 12h34 | Do Portal do Governo

Estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas da saúde, saneamento e transporte, entre outras, durante o dia 2 de novembro, feriado nacional do Dia de Finados. As repartições públicas estaduais estarão fechadas, mantendo apenas os plantões de emergência. Confira o que abre e o que fecha e o funcionamento de serviços:

Sabesp

Central de Atendimento 195 (Ligação Gratuita): Funciona durante 24 horas, atendendo aos casos emergenciais.

Disk Sabesp – 08000 11 99 11: O expediente durante o feriado será das 10 às 16 horas. No sábado, das 8 às 17 horas. Domingo, das 10 às 16 horas. O atendimento volta ao normal no dia 5, das 7 às 21 horas.

Agências Comerciais: Permanecem fechadas. A partir do dia 5, funcionarão normalmente, das 9 às 15 horas.

Ouvidoria Sabesp – 08000 55 05 65: Atende de segunda à sexta das 8 às 18 horas. Não haverá expediente nesse feriado.

Posto Poupatempo: os postos de atendimento Sabesp instalados em unidades do Poupatempo permanecerão fechados nos dias 2 e 3. O atendimento será retomado na segunda-feira, 5 de novembro, nos horários habituais de atendimento dos postos. Na capital e grande São Paulo, o atendimento nos postos do Poupatempo é feito de segunda à sexta-feira, das 10 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 15 horas. Já na unidade do Shopping Colinas, em São José dos Campos, o horário é das 10 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 15 horas, aos sábados.

Baixada Santista

Agências Comercias: não haverá atendimento durante o feriado. No dia 5, o expediente é normal, com horários diferenciados.

Vale do Paraíba

Agências Comerciais: Não haverá expediente durante o feriado. O atendimento volta ao normal dia 5, das 9 às 15 horas.

São José dos Campos

Agências Comerciais: Permanecerão fechadas durante o feriado e voltam ao horário normal dia 5, das 9 às 15 horas.

Poupatempo

Os Postos Poupatempo Fixos e Móveis que atendem na Capital, Interior e Grande São Paulo não funcionarão nesta sexta-feira, 2 de novembro, e permanecerão fechados no sábado, dia 3. O atendimento será retomado na segunda-feira, 5 de novembro, em seus horários habituais.

O Disque Poupatempo – 0800 772 36 33 (ligação gratuita) – também não funcionará na sexta-feira, 2. No sábado, dia 3, atenderá no horário habitual: das 6 às 15 horas.

Procon-SP

Os postos de atendimento pessoal (dentro do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera), bem como o atendimento telefônico (151), cadastro e pesquisa (3824-0446), fax (3824-0717), audiências e administrativo não atenderão nos dias 2 e 3.

O atendimento telefônico (151) também não atenderá nesta sexta-feira e no sábado.

Saúde

Os prontos-socorros dos hospitais estaduais funcionarão em sistema de plantão durante o feriado.

Transportes

METRÔ

O Metrô realiza a partir desta quinta-feira, 1º de novembro, a Operação Especial de Finados, que contará com reforço de pessoal nas estações mais movimentadas, maior oferta de trens nos horários de “pico”, e antecipação da operação comercial das linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), na segunda-feira, dia 5.

A Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Largo Treze) não funciona aos domingos e feriados.

 Operação

Nesta quinta-feira (1º), a oferta de trens será reforçada em todas as linhas a partir do meio-dia para atender as pessoas que deixarão a cidade.

Na sexta-feira (2), feriado de Finados, a oferta de trens será semelhante à de um domingo. Funcionários do Metrô estão preparados para orientar os usuários sobre cemitérios localizados próximos às estações metroviárias. Na estação Clínicas da Linha 2-Verde, por exemplo, estão localizados os cemitérios do Araçá e São Paulo. Já na Linha 3-Vermelha, as estações Belém, Tatuapé e Carrão contam com linhas de ônibus integradas para os cemitérios de Vila Formosa, o maior da América do Sul, e Quarta Parada (no caso da estação Belém).

No sábado (3) e domingo (4), a oferta de trens será igual à de um fim de semana normal. No sábado, o intervalo médio entre os trens é de 169 segundos no período da manhã e de 187 segundos durante a tarde. No domingo, o intervalo é de 283 segundos pela manhã e de 267 segundos no período da tarde. Além disso, o Metrô dispõe de trens “extras” posicionados em pontos estratégicos das linhas para operar em caso de necessidade.

Na segunda-feira (5), a operação comercial das linhas 1-Azul e 3-Vermelha será antecipada para às 4 horas, tendo em vista o retorno da população à cidade. Já a linha 2-Verde abrirá suas estações às 4h30.

BLA – Bilhete Lazer

Lançado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos no último dia 27, o Bla – Bilhete Lazer, que oferece desconto de R$ 0,30 por viagem no Metrô ou trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), poderá ser utilizado durante todo o período de operação dos trens do Metrô ou da CPTM nesta sexta-feira, feriado de Finados.

No fim de semana, o Bilhete Lazer começa a valer a partir das 18 horas de sábado e vai até o encerramento da operação comercial de domingo.

No caso da Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Largo Treze), que não funciona nos domingos e feriados, o Bilhete Lazer é aceito nos sábados, das 18h00 à meia-noite.

EMTU

No Dia de Finados, 2 de novembro, a Ouvidoria da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (0800 724 05 55), funcionará normalmente para atender aos usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e informa o itinerário das linhas de ônibus e tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes desse sistema de transporte.

Corredor Metropolitano

A operação do Corredor Metropolitano do ABC, que atende aos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, e São Paulo, funcionará com 50% da frota total, em torno de 200 ônibus.

Linhas metropolitanas

As cerca de 600 linhas que circulam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo funcionarão como a frota de domingo, isto é, 50% dos dias úteis, que é de 3.700 ônibus.

Estradas

Os usuários podem programar as viagens e saber as condições das estradas por meio de imagens on-line das 32 câmeras instaladas ao longo das principais rodovias. As câmeras podem ser acessadas pelos sites www.dersa.sp.gov.br e www.der.sp.gov.br. As imagens são atualizadas automaticamente a cada 20 segundos.

Segurança

O funcionamento dos distritos policiais será normal, assim como o atendimento de emergência da Polícia Militar (pelo 190) e dos Bombeiros (pelo 193).

A Polícia Militar Rodoviária realiza, em parceria com o DER, DERSA e concessionárias das estradas estaduais, a operação ‘Finados 2007’, no período de 1º a 4 de novembro. Serão mobilizados cerca de 4.000 policiais.

A polícia considera conveniente evitar as estradas nos seguintes dias e horários:

01/11 (quinta-feira) – das 15h de quinta-feira até às 2h da sexta-feira;

02/11 (sexta-feira) – das 7h às 15h;

03/11 (sábado) – das 16h às 24h;

04/11 (domingo) – das 12h às 24h.

Cíntia Cury