Confira o perfil dos servidores

O recadastramento, determinado no início do ano pelo governador José Serra, abrangeu todos os servidores e empregados públicos civis e militares da ativa – 612.351 pessoas. Entre as várias informações […]

qui, 25/10/2007 - 10h04 | Do Portal do Governo

O recadastramento, determinado no início do ano pelo governador José Serra, abrangeu todos os servidores e empregados públicos civis e militares da ativa – 612.351 pessoas. Entre as várias informações levantadas, revelou que 55,4% (334.683) dos funcionários da administração paulista têm formação superior completa. Outros 23,9% (144.601) terminaram o ensino médio e os demais 3,5% (a maioria entre 51 e 60 anos) não concluíram o ensino fundamental.

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, considera que os dados de escolaridade “revelam perfil altamente qualificado da força de trabalho da administração pública paulista”. Julga que essa qualificação permite bons níveis de produtividade, e é um reflexo da complexidade e variedade dos serviços desenvolvidos pelo Estado. “Ele requer pessoas cada vez mais qualificadas para prestar esses serviços”, salienta.

Outra informação levantada pelo recadastramento que chamou a atenção é que 61,4% dos servidores atuam no atendimento ao público, assim como a maior parte dos funcionários com ensino superior e médio completos. A pesquisa indica também que um pouco mais da metade (56,15%) é do sexo feminino; 63,40% têm entre 31 e 50 anos e 2,49% são portadores de necessidades especiais.

O recadastramento anual dos servidores da ativa será feito pela Internet ou por formulário próprio, obrigatoriamente na data de aniversário do servidor. A folha de pagamento do Estado no último ano foi de R$ 25 bilhões. A Secretaria da Educação tem o maior número de funcionários: 288 mil.