Confira o funcionamento dos serviços públicos estaduais neste 7 de setembro

Postos do Poupatempo e Procon ficam desativados neste feriado. No Metrô e na CPTM, serão realizadas operações especiais

qui, 06/09/2012 - 13h30 | Do Portal do Governo

Poupatempo

Os postos Poupatempo da Capital, Grande São Paulo, interior e litoral paulista não realizarão atendimento, em virtude do feriado nacional, quando se comemora a Independência do Brasil.

No sábado, 8, o funcionamento das Unidades estará suspenso para realização de ações de aprimoramento no atendimento prestado ao cidadão. O expediente do Disque Poupatempo também será suspenso para análise técnica do teleatendimento.

Na segunda-feira, 10, os 31 Postos do Governo de São Paulo voltam a operar normalmente em todo o Estado.

Detran

As unidades do Detran.SP em todo o Estado não funcionarão nos dias 7 e 8 de setembro. Os postos retomarão o atendimento na segunda-feira, 10.

Procon-SP

Não haverá atendimento nas unidades da Fundação Procon-SP, nos dias 7 e 8 de setembro. No caso dos procons municipais, o atendimento fica a critério da administração municipal.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação: Orientações: 151 (Só para a capital) ou no telefone: 0800-772-3633.

Postos de Atendimento ao Trabalhador  

Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) não funcionarão na quarta-feira, 7.

Hospitais e Unidades de Saúde

Os hospitais e unidades de saúde funcionam em esquema de plantão.

EMTU

As linhas de ônibus gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, na Grande São Paulo, inclusive no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), terão programação de partidas equivalente aos domingos.

Informações adicionais sobre a programação das linhas podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente – telefone 0800 724 0555 – que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, inclusive nos feriados.

Metrô

As estações do Metrô terão operação especial durante o feriado de 7 de Setembro, para facilitar a viagem de quem for deixar a cidade durante o feriado prolongado.

Na Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), principal via de acesso aos terminais rodoviários Jabaquara e Tietê, haverá reforço na oferta de viagens no período da noite de quinta-feira. Nas demais linhas, a frota de trens em circulação não sofrerá alterações.

Na sexta-feira, no sábado e no domingo, a frota de trens em operação em todas as linhas metroviárias será equivalente a de um final de semana típico.

Na segunda-feira, 10, a circulação dos trens será antecipada para as quatro horas da manhã nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, para atender aos que retornam do feriado prolongado. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual, a partir das 4h40.

A Linha 2-Verde fará testes do CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) no domingo, 9. As estações Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã ficarão fechadas até o meio-dia. Durante o período de interrupção da circulação de trens, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do PAESE (Programa de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que cobrirão o percurso dos trechos interrompidos.

CPTM

A CPTM aproveitará a redução do movimento de usuários em seu sistema para intensificar as obras de modernização, que vem realizando em suas linhas. Na sexta-feira e no sábado, algumas linhas sofrerão grandes intervenções, impactando nos intervalos dos trens.

Na Linha 7 (Luz – Francisco Morato) a partir de domingo, 9, as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus terão trechos das linhas fechados. Para transpor o ponto afetado, os usuários deverão utilizar o trem da Linha 7, entre Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde farão a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos para levar os usuários até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente na estação Pirituba, além das estações de transferência: Domingos de Moraes e Perus.

Na Linha 8 (Júlio Prestes – Itapevi), o trecho entre as estações Barueri e Itapevi estará interrompido durante toda a operação comercial, na sexta-feira, 7. Como opção os usuários poderão utilizar os ônibus disponibilizados para fazer a conexão no trecho interditado. No sábado, as intervenções estarão concentradas entre as estações Barueri e Jardim Silveira, o que aumentará o intervalo. No domingo, ao longo de toda a operação comercial, os trens circularão somente entre as estações Júlio Prestes e Barueri. A conexão entre as estações Barueri e Itapevi também será feita com ônibus.

A Linha 9 (Osasco – Grajaú) terá os trechos entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba fechado na sexta-feira, 7. A operação ocorrerá de Jurubatuba a Grajaú e de Santo Amaro a Osasco. Para atender aos usuários do sistema, ônibus gratuitos farão a conexão entre as estações Jurubatuba e Santo Amaro. No domingo, 9, os trens não circularão entre as estações Jurubatuba e Osasco. Para fazer o trajeto no trecho interrompido, a CPTM implantará conexão com ônibus. A conexão entre as estações Jurubatuba e Pinheiros terá paradas nas estações Santo Amaro e Berrini. Os ônibus que farão o trecho entre as estações Pinheiros e Imperatriz Leopoldina obedecerão parada no CDP – Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, no período da tarde, no horário em que ocorrem as visitas.

Na Linha 11 Expresso Leste (Luz – Guaianazes), os trens circularão entre as estações Tatuapé e Guaianazes na sexta-feira, 7. Para chegar ao Brás, os usuários poderão fazer a transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, por meio da operação Paese. Na ocasião, os trens da Linha 10 [Rio Grande da Serra – Luz], excepcionalmente, estarão circulando até a estação Luz. No sábado, 8, das 18h até o fim da operação comercial, a circulação ocorrerá com maior intervalo entre as estações Calmon Viana e Jundiapeba.

A partir das 23h de quinta, 6, até a meia noite de sexta, 7, a Linha 12 (Brás – Calmon Viana) as operações serão realizadas entre as estações Comendador Ermelino e Calmon Viana. Para chegar até a estação Tatuapé, os usuários terão como opção embarcar nos ônibus disponibilizados para fazer a conexão no trecho afetado. No sábado e domingo, os trens não circularão entre Brás e Tatuapé, em razão da continuidade das obras. Os usuários com destino a região central deverão fazer transferência para a Linha 11, na estação Tatuapé.

Do Portal do Governo do Estado