Confira o discurso do Governador Cláudio Lembo no Fórum Econômico Mundial

Evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 5

qui, 06/04/2006 - 15h27 | Do Portal do Governo

Intervenção do Senhor Governador no World Economic Forum

1.    É satisfação para São Paulo abrigar reunião do Fórum Econômico Mundial dedicado a uma reflexão sobre o desenvolvimento da América Latina. Minhas boas vindas a todos os participantes.

2.    São Paulo é simbólico tanto do potencial de desenvolvimento da América Latina, quanto do modelo cultural multiétnico prevalecente na região.

3.    Maior centro financeiro, industrial e de agro-negócios da América Latina, o Estado de São Paulo tem assegurado um ambiente favorável ao empreendedorismo e às parcerias internacionais.

4.    São Paulo recebe fraternalmente pessoas de todas as regiões do mundo, e as integra em sua sociedade, criativa, inovadora e multicultural.

5.    Considero apropriado e estimulante examinar aqui os obstáculos ao crescimento e as condições favoráveis ao desenvolvimento das nações latino-americanas.

6.    Em primeiro lugar, assinalo que as decisões não são adotadas em um cenário isolado, mas se inserem em um mundo de parâmetros econômicos uniformizados e de clivagens políticas entre atitudes que se orientam pela racionalidade ou padrões populistas.

7.    Cabe encontrar, nesse quadro, os elementos de governabilidade que possam favorecer o desenvolvimento sustentável da região.

8.    No âmbito político, não resta dúvida de que apenas governos fundamentados em instituições democráticas sólidas, e que se orientem pela racionalidade, sobriedade e transparência de seus projetos e atitudes, poderão contribuir para criar um ambiente benéfico ao desenvolvimento.

9.    A busca desse quadro favorável implica proporcionar segurança jurídica aos cidadãos e às empresas, por meio de uma prestação jurisdicional isenta e célere – um poder judiciário desburocratizado -, que assegure o cumprimento dos contratos.

10.            Naturalmente, esse arcabouço político-institucional não pode prescindir, na América Latina, de ações afirmativas que reduzam progressivamente as enormes desigualdades sociais do continente. Essas ações devem estar, contudo, direcionadas para a geração de emprego e renda e não para iniciativas paternalistas de cunho populista.

11.            Na área estritamente econômica, é crucial que a América Latina avance rapidamente na construção de uma infra-estrutura adequada, que estabeleça eixos de integração entre os seus países.

12.            Embora alguns de nossos países tenham avançado nas reformas necessárias, ainda são requeridas, na maioria dos casos, iniciativas para eliminar o déficit fiscal, reduzir a carga tributária, equacionar a questão previdenciária e eliminar a burocracia e a insegurança jurídica, por meio de marcos regulatórios bem definidos.

13.            Questões mais amplas, mas que condicionam o ambiente global de negócios, como a universalização da educação, a boa qualidade do ensino, a formação de recursos humanos especializados nas áreas tecnológicas, a ampliação dos centros de excelência na área da pesquisa e a interlocução mais estreita entre os setores públicos e empresariais, requerem também uma ação assertiva do estado.

14.            No plano internacional, cumpre aumentar a exposição da América Latina, mediante a criação de ambiente interno competitivo e também por uma ação mais ofensiva no campo das negociações econômicas internacionais.

15.            A esse respeito, considero essencial que se imprima maior empenho à negociação de um acordo de livre comércio que possa abranger as Américas, de forma a criar um cenário fluído e favorável aos negócios.

16.            Estou seguro de que esse fórum propiciará uma discussão muito fértil à proposição de políticas e iniciativas interessantes e enriquecedoras para a sociedade latino-americana.