Confira o calendário dos seminários da Defesa Civil

Programa visa a ajudar municípios a monitorarem áreas de risco e criar planos de contingência

qua, 16/05/2012 - 15h59 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-SP) está com uma programação de seminários para auxiliar os municípios paulistas a identificarem e monitorarem áreas de riscos e a criar planos de contingência. Neste mês, a coordenadoria realiza nesta quarta, 16, e quinta, 17, em Votorantim, o Seminário de Defesa Civil para atender os 79 municípios das regiões de Sorocaba e Itapeva.

Segundo o secretário-chefe da Casa Militar, cel. Benedito Roberto Meira, o objetivo é estimular prefeitos e prefeituras a mapear as áreas de riscos dos municípios, identificá-las  e depois orientar como elaborar um plano de contingência. “Esse plano deve contemplar todas as medidas que o município deve adotar na ocorrência de algum desastre, como inundação ou desabamento”, explicou.

Ao longo do ano, serão realizados treinamentos nas 15 regiões administrativas do Estado. Meira explica que quando o município identifica suas áreas de risco, consegue se antecipar às ocorrências e evita problemas maiores. “Tendo um plano de contingência é possível agir rápido, dar um sinal de alerta, retirar as pessoas, acionar abrigos, máquinas e toda uma rede de pessoas envolvidas que vão poder adotar medidas preventivas”, explicou. A principal preocupação é preservar vidas e cada plano é peculiar ao perfil do município.

PROGRAMAÇÃO
Confira as datas dos Seminários Regionais de Defesa Civil – 2012:

MAIO
Dias 16 e 17: Regiões de Sorocaba e Itapeva
Dias 23 e 24: Região de Bauru
Dias 30 e 31: Região de São José dos Campos

JUNHO
Dias 13 e 14: Região de Marília
Dias 20 e 21: Região de Campinas
Dias 27 e 28: Região de São José do Rio Preto

JULHO
Dias 4 e 5: Região de Ribeirão Preto
Dias 18 e 19: Região de Barretos
Dias 25 e 26: Região de Presidente Prudente

AGOSTO
Dias 8 e 9: Região de Araçatuba
Dias 22 e 23: Região de Franca

SETEMBRO
Dias 12 e 13: Região de Santos
Dias 26 e 27: Região Metropolitana

Do Portal do Governo do Estado