Confira dicas para preparar ser currículo

Informações como número de documentos são dispensáveis na hora de fazer a sua carta de apresentação

qui, 20/06/2013 - 9h01 | Do Portal do Governo

Você está decidido a mudar de emprego – ou está sem trabalho – e não sabe por onde começar a busca? Calma. Não deixe que o desespero tome conta da situação. Nesse momento, é preciso motivação e organização.

– 
Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O primeiro passo é a preparação do currículo, seu passaporte para uma nova jornada profissional. Nenhuma vaga de emprego é preenchida sem a análise de currículo. Por isso, atenção ao preparar seu resumo profissional.

Segundo o coordenador de Políticas de Emprego e Renda (CPER), Pedro Nepomuceno, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), nome, idade, estado civil e um resumo das quelificações profissionais são as informações essenciais para um bom currículo.

Números de documento como RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista ou da carteira de trabalho são dispensáveis. Esses dados serão necessários posteriormente, caso o candidato seja aprovado na entrevista. “Há pessoas que colocam até se são fumantes, uma informação que não precisa estar no currículo”, observa Nepomuceno.

Experiências

 

Na hora de colocar as experiências profissionais o texto deve ser rápido para facilitar a leitura. Se o candidato tem muitas qualificações para colocar no resumo, é o caso de priorizar as mais recentes. “O candidato deve lembrar que os selecionadores geralmente têm muitos currículos para ler”, disse.

 

O momento da entrevista costuma assustar os candidatos. Mas diante do desafio, o conselho é: confiança. O trabalhador deve demonstrar objetivos profissionais e de vida claros, iniciativa, capacidade de aprender e de trabalhar em equipe, além de apresentar-se ao entrevistador bem alinhado, o que significa roupa discreta e sem masclar chiclete, por exemplo.

Programa

O Governo do Estado possui o Time do Emprego, um programa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho criado em 2001 com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

Segundo Nepomuceno, o trabalhador que está fora do mercado pode ir até o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) mais próximo de sua casa e procurar o Time do Emprego. Lá, terá toda a orientação e suporte para aprender a preparar o currículo conforme seu perfil e necessidade, além de uma preparação para entrevistas de emprego.

Em 2012, foram 140 municípios atendidos e 97 facilitadores (pessoas responsáveis pelos “times”) capacitados. Desde que foi criado, o Time do Emprego já beneficiou mais de 23 mil pessoas em todo o estado. Os conteúdos são desenvolvidos durante 12 encontros semanais, de três horas cada um, com grupos de 20 a 30 pessoas.

Do Portal do Governo do Estado