Confira dicas para curtir o feriado na Capital

De Parques a Museus, São Paulo conta com opções para todas as idades

sáb, 05/09/2015 - 8h31 | Do Portal do Governo

Quem não for viajar neste feriado da independência pode visitar alguns parques e museus da cidade de São Paulo. O município conta com diversas atrações culturais para toda a família.

Um passeio divertido para toda família é o Museu da Imigração. O prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas de 1887 a 1978. Uma exposição permanente mostra como foi viver por ali com um painel interativo que forma um mosaico de rostos e a reprodução de um quarto e do refeitório, nos quais se podem ler cartas reais deixadas para trás. O lugar também oferece uma bonita sala para atividades infantis.

Outro passeio interessante para as crianças é a Biblioteca Parque Villa-Lobos. O espaço conta com uma bela tenda central com tatames e pufes onde os visitantes podem se esparramar, ler e contar histórias encontradas nos cerca de 15.000 itens oferecidos nas prateleiras da instituição. Para as crianças de até 3 anos, o espaço conta com a atividade Bebelê, que visa a estimular a leitura com brincadeiras e músicas. Para os maiores um videogame e computadores para navegar na internet.

Ainda na área de leitura e aprendizagem, o Museu da Língua Portuguesa conta com as montagens permanentes. O espaço, que é dedicado à valorização da língua portuguesa, usa a tecnologia para mostrar seu conteúdo. Com uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e origens, os usuários podem aprender um pouco mais. Já a Linha do Tempo mostra aos visitantes a história do idioma. O edifício onde o museu está localizado, na Estação da Luz, é um patrimônio histórico do Século XIX.

Para finalizar, um passeio pelo O Obelisco – Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera é um bom passeio para conhecer melhor a história. O local passou por um processo de restauração e modernização presta uma homenagem aos 713 soldados mortos durante a revolta paulista contra o governo de Getúlio Vargas e por uma nova constituição.

No monumento, um corredor leva até uma cripta onde estão depositados os restos mortais dos combatentes em edificações feitas de mármore. Além disso, três capelas coloridas anexas completam o ambiente.

Do Portal do Governo do Estado