Confira dicas para acertar nas ceias de Natal e Ano Novo

Alimentos leves e saudáveis, além de cuidados no preparo e armazenamento, estão entre as recomendações

qua, 17/12/2014 - 21h03 | Do Portal do Governo

As tradicionais festas de Natal e Ano Novo são momentos de descontração e muita comida. Por conta disso muito cuidado deve ser tomado, desde a escolha dos alimentos até o preparo das receitas. A equipe de nutrição da Secretaria da Saúde elaborou uma série de dicas para evitar problemas à saúde da população nas festas de final de ano.

Selecionar receitas saudáveis para a ceia é fundamental, saladas e frutas leves são grandes aliados. Planejar o cardápio da ceia, listando todos os ingredientes que serão utilizados facilita e evita desperdício. Além disso, qualquer alimento que for preparado sem higiene ou mal conservado, pode causar intoxicações alimentares. As aves mal assadas e saladas lavadas de forma inapropriada são alguns dos maiores causadores de intoxicações. Além disso, devemos ficar atentos com a temperatura dos alimentos, que devem permanecer aquecidos a uma temperatura de 70º ou dentro de geladeira.

As frutas e verduras devem ser lavadas com água potável e de preferência higienize em solução de água sanitária, para cada litro de água uma colher de sopa de água sanitária. O vinagre é um grande aliado para desprender a sujeira, mas não mata os microrganismos.

Outra dica é ficar atento à organização do freezer e da geladeira. Não se deve enchê-los demais, pois a quantidade excessiva de alimentos e bebidas impede que a circulação do ar aconteça, não refrigerando adequadamente as preparações.

Do Portal do Governo do Estado