Confira dicas do Procon antes de comprar sua casa

Para quem tem interesse em adquirir um imóvel na planta a possibilidade de atraso na entrega é uma grande preocupação

dom, 20/05/2012 - 9h30 | Do Portal do Governo

A aquisição da casa própria é um sonho, mas se não for feita da forma correta pode se tornar um pesadelo. Para garantir tranquilidade na compra, o consumidor deve fazer uma pesquisa criteriosa sobre a construtora que está realizando as obras. “Antes da contratação pesquise o cadastro de reclamações do Procon de sua cidade para saber qual é a postura que a empresa adota diante das queixas realizadas pelos consumidores”, avisa Maíra Feltrin Alves, assessora técnica da Fundação Procon-SP.

LEIA TAMBÉM
Procon-SP divulga ranking de construtoras campeãs de reclamações

O ideal é que antes de adquirir o imóvel, o comprador visite outros empreendimentos realizados pela empresa e converse com moradores para saber da qualidade do empreendimento. É importante também levar em conta a infraestrutura do bairro escolhido e pesquisar a proximidade com transporte público e outros serviços essenciais como hospitais, mercados e padarias.

Atraso na entrega é um dos maiores problemas que podem ocorrer na compra de imóveis na planta, por isso o consumidor deve estar preparado, “Procure firmar contrato com previsão de multa em caso de atraso na entrega e leia atentamente o contrato antes de assiná-lo. Em caso de dúvidas esclareça e procure algum orgão de defesa do consumidor”, alerta Maíra. Acompanhar de perto o cronograma das obras também é uma maneira de monitorar a construtora e saber se está tudo dentro do previsto. Caso o imóvel seja entregue com atraso e comprador pode exigir ressarcimento de despesas com aluguel a partir da data que o empreendimento deveria ser entregue.

Estas dicas são importantes e podem ajudar na realização de um sonho. No ano passado o Procon registrou 4.357 atendimentos sobre habitação, 15% a mais que os casos registrados em 2010.

Para mais dicas para compra de imóvel na planta acesse o blog do Procon-SP.

Do Portal do Governo do Estado