Confira como funcionará o transporte público no feriado de Corpus Christi

No domingo, haverá esquema especial em algumas estações do Metrô devido à Parada do Orgulho GLBT

qua, 02/06/2010 - 8h44 | Do Portal do Governo

Durante o feriado prolongado que começa nesta quinta-feira, 3, dia de Corpus Christi, os trens do Metrô e da CPTM e os ônibus da EMTU operam em caráter especial para melhor assistir à população nesses dias. Haverá esquema especial também no domingo em algumas estações do Metrô devido à realização da Parada do Orgulho GLBT.

Metrô

Para atender as pessoas que vão deixar a cidade por conta do feriado de Corpus Christi, nesta quarta-feira, 2, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite. Na Linha 1-Azul, serão dez viagens a mais do que no dia útil típico, totalizando 1.170 viagens; na Linha 3-Vermelha, serão oito viagens a mais, o que resultará em 1.249 viagens. As linhas 2-Verde e 5-Lilás operarão normalmente, fazendo 804 e 492 viagens respectivamente.

Na quinta-feira, 3, a operação seguirá os padrões de um típico domingo. A Linha 1-Azul disponibilizará 16 trens no pico da manhã e no vale e 17 no pico da tarde. Na Linha 3-Vermelha, serão 15 trens no pico da manhã e no vale e 17 no pico da tarde. Na Linha 2-Verde, nove trens estarão disponíveis o dia todo e três na Linha 5-Lilás. Na sexta-feira, 4, ponte de feriado, o Metrô operará normalmente, como em um dia útil comum. No sábado, 5, o esquema será como o de um sábado típico. Já no domingo, 6, devido à realização da Parada do Orgulho GLBT, a Linha 2-Verde operará em caráter especial. Serão nove trens no pico da manhã e 13 no vale e pico da tarde. Estão programadas 617 viagens. As demais linhas, 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás, oferecerão a quantidade comum de trens para um domingo típico.

Para atender aos usuários que retornam à cidade após o feriado, o Metrô antecipará a operação comercial das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As Linhas 1 e 3 começarão a atender às 4h00; e a Linha 2, às 4h30. A Linha 5- Lilás abrirá as estações no horário habitual, ou seja, às 4h40.

Parada do Orgulho GLBT 2010

Das 12h às 19h30 do domingo, 6, estima-se que mais de 3,5 milhões de pessoas acompanhem a Parada do Orgulho GLBT 2010. A concentração será no vão livre do Masp, seguindo em passeata pela Avenida Paulista e Rua da Consolação até a Praça Roosevelt. Mais de 20 trios elétricos acompanham a Parada.

O Metrô informa que haverá estratégia especial de segurança para o evento nas estações de maior movimento: Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, República e Sé. Especialmente nesse dia, a estação República terá os acessos Ipiranga e da Praça fechados a partir do meio-dia até o final do evento. Haverá cartazes nas estações envolvidas com informações aos usuários e emissão e PA específicos para o evento.

CPTM

Durante todo o feriado de Corpus Christi, as linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 11-Coral funcionarão normalmente. Nestas linhas, na quinta, 3, assim como no domingo, 6, a operação será semelhante a de um domingo típico. No sábado, 5, a operação será como a de um sábado comum. Na sexta-feira, 4, em todas as linhas, estará disponível a mesma quantidade de trens de um dia útil.

Nas demais linhas, 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 12-Safira, devido à execução de obras nas vias da rede da CPTM, o fluxo será alterado. Na quinta-feira, 3, na Linha 9-Esmeralda, por exemplo, as composições circularão entre as estações Grajaú e Presidente Altino. O trecho que liga esta última a Osasco estará bloqueado. A mesma interrupção ocorrerá no sábado, 5.

Na Linha 10-Turquesa, por sua vez, os intervalos de saída de trens passam de 15 para 20 minutos na quinta-feira. No domingo, 6, os trens que operam nessa linha não farão parada em Tamanduateí, devido às obras na nova estação. No sábado, a operação será a de um sábado típico.

A Linha 12-Safira operará com intervalos de 25 minutos na quinta-feira, 3; o mesmo intervalo será repetido a partir das 20h de sábado, 5, e durante todo o domingo, 6.

EMTU/SP

No feriado de quinta-feira, 3, a frota de ônibus intermunicipal gerenciada pela EMTU/SP na Grande São Paulo trabalhará com, em média, 50% das viagens programadas para os dias úteis, mesmo número de viagens do domingo, 6. Na sexta-feira, 4, e no sábado, 5, os ônibus intermunicipais oferecerão aos usuários a média de 75% das viagens disponibilizadas em dias úteis.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos