Confira atrações culturais para celebrar o Dia Nacional do Livro

Data é comemorada em 29 de outubro; instituições de SP elaboraram diversas atividades voltadas à prática da leitura

seg, 26/10/2020 - 12h29 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, equipamentos culturais de São Paulo prepararam uma programação com atividades voltadas à prática da leitura.

As instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado elaboraram ações que ocorrem em diversos horários. Confira as atrações:

Casa das Rosas

Páginas Abertas: A Divina Comédia de Haroldo de Campos

28 de outubro, quarta-feira, às 19h

Na série Páginas Abertas: poéticas sincrônicas, a cada encontro são destacados livros de autores que foram referências importantes para Haroldo de Campos. No dia 28 de outubro, o diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, Marcelo Tápia, apresentará a palestra A Divina Comédia de Haroldo de Campos, que focalizará a importância da obra de Dante Alighieri para a produção de Haroldo.

As inscrições estão abertas pela internet até o preenchimento das vagas.

Casa Mário de Andrade

Contação de Lendas do Norte

29 de outubro, quinta-feira, às 16h30

Em paralelo aos estudos etnográficos de Mário de Andrade, a educadora Fernanda Mazete trará algumas histórias populares que estão enraizadas na cultura tradicional do norte do Brasil. Atividade sugerida para toda a família.

O evento será transmitido em gravação prévia disponibilizada no Facebook e YouTube do museu.

Clube de Leitura Casa Mário de Andrade IV

31 de outubro, sábado, às 16h30

Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer a tradição do cordel, gênero literário que foi reconhecido, em 2018, como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. No dia 31 de outubro, a cordelista e escritora EdiMaria comenta seu cordel Helena Mirelles.

A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet. Para realizar a inscrição, os interessados devem realizar o cadastro pela internet.

Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos

O Grupo Êba também se apresenta na Biblioteca Parque Vila-Lobos (BVL) no dia 31 de outubro, às 16h, ao narrar a lenda sul-africana de Mazanendaba, que viajou em busca das histórias que sumiram da cabeça do seu povo. Inscrições a partir do dia 9, às 10h. Para participar, acesse www.bvl.org.br/inscricao. Vagas limitadas.

Programas permanentes destinados ao público infantil, como o Lê no Ninho, Pintando o 7 e o Leitura ao Pé do Ouvido ganharam novo formato, com dicas nos sites, envio de peças informativas por e-mail e até vídeos em nossas redes sociais. Confira nas páginas das bibliotecas no Facebook e no Instagram.

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Vale lembrar que as bibliotecas continuam com atividades de programação cultural suspensas. Para mais informações, acesse os sites da Biblioteca de São Paulo (www.bsp.org.br) e da BVL (www.bvl.org.br).