Confira as exposições nos palácios paulistas

Aproveite o fim de semana e visite mostras que acontecem na Capital e em Campos do Jordão

sex, 11/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar o ano da França no Brasil, os Palácios dos Bandeirantes e do Horto promovem duas exposições. No Palácio dos Bandeirantes acontece até o dia 18 de outubro, a mostra “O nome do Brasil”, que mostra a interação entre franceses e brasileiros, por meio de imagens e mapas que revelam as idas e vindas de franceses ao Brasil, e sua relação com os índios brasileiros, desde o século XV. A exposição ressalta também a influência da língua francesa na origem do nome do nosso País: os franceses chamavam o pau-brasil de “arabutam” ou “Bois-du-Brésil”, nome que deu origem a palavra Brasil. A preciosa madeira vermelha, que hoje, é objeto de reflexão sobre o nosso passado e pode ser contemplada nos jardins do Palácio dos Bandeirantes. 

Também até o dia 18, o Palácio do Horto exibe a exposição “Arte francesa na história dos palácios”. Algumas das obras expostas são provenientes do Palácio dos Campos Elíseos, que foi sede do governo paulista de 1912 a 1964.     O visitante poderá conhecer obras de Joseph Bail, Marie Gabriel Biessy,   Nicolas L. Albert  Delevere, Pierre Joseph Dreus Dorcy. Também estão presentes peças de artistas brasileiros que estudaram e viveram de Paris, recebendo, assim, significativa influência da técnica e estética francesa, como Cícero Dias, Décio Rodrigues Villares e outros.   

Mais exposições

Os visitantes do Palácio dos Bandeirantes também poderão conferir “O Olhar da Crítica: Arte Premiada da ABCA e Acervo Artístico dos Palácios”, uma mostra em comemoração aos 60 anos da Associação Brasileira de Críticos de Arte. São 61 obras de 59 artistas premiados ao longo de 60 anos de história da entidade. 

Já quem for até Campos de Jordão, não pode deixar de ir até o Palácio Boa Vista e ver a sala especial “Tarsila em Família”, que ficará em cartaz até 31 de dezembro de 2010. Entre os quadros expostos estão “Operários”, “Religião Brasileira”, “Calmaria II”, “Retrato de Mário de Andrade” e “Auto Retrato”, que foram expostos na Espanha, no Museu Fundacion Juan March (Madri) e na Fundacion  CaixaGalicia  de La Corunã (Santiago de Compostela). 

A mostra reúne as 13 obras de Tarsila do Amaral que fazem parte da coleção  dos  palácios, reunidas, pela primeira vez, com obras do acervo da família da artista.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi
Horário de visita: de terça a domingo, das 10 às 17 horas (de hora em hora);  atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio
Entrada franca
Telefone: (11) 2193-8282

Palácio do Horto
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Horários de visitas: 4ª a domingo, das 9h às 15h (de hora em hora)
Atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio
Entrada franca
Telefone: (11) 2193-8282

Palácio Boa Vista
Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão
Horário de visita: de quarta a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Entrada: R$ 5,00
Entrada franca para alunos de escolas públicas e entidades assistenciais (com autorização prévia) e crianças até 10 anos
Meia entrada para maiores de 60 anos e estudantes (mediante apresentação de carteira escolar)
Agendamento pelo telefone (12) 3662-1122 ou pelo fax (12) 3662-2966
Quando da presença de hóspedes oficiais, a área de visitação será restrita e o visitante pagará meia entrada

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo