Confira as dicas do Detran.SP para manter postura correta ao volante

Detran.SP alerta que conduzir o veículo em posição inadequada pode causar dores, cansaço, incômodo e prejudicar a direção

sex, 19/10/2018 - 15h05 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lista algumas dicas com intuito de ressaltar a importância de o motorista manter a postura adequada ao volante para contribuir com a segurança no trânsito.

Independente da distância do trajeto, a atenção à postura é tão importante quanto não dirigir com sono, utilizando o celular ou sob efeito de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Confira abaixo as dicas do Detran.SP:

Ao sentar – O banco do veículo deve ter uma inclinação pequena, em torno de 100º. Encostos muito retos, depois de um tempo prolongado, provocam desconforto. A coluna deve estar totalmente apoiada no encosto e a altura do banco e sua aproximação em relação ao painel devem permitir que os pés alcancem os pedais sem esforço.

Espelhos – Arrumar corretamente os espelhos também influencia na postura. Os espelhos devem permitir boa visualização, sem necessidade de inclinação e rotação do tronco e da cabeça do motorista.

Braços – Devem ficar ligeiramente dobrados. O volante não pode ficar encostado nas pernas e não pode estar muito distante, a ponto de os braços ficarem estendidos demais. Braços muito esticados geram dor nos ombros e pescoço.

Pernas – Os joelhos devem ficar ligeiramente dobrados. O controle constante do veículo por meio dos pedais provoca dores nas pernas e, ao longo dia, sobrecarrega a região inferior das costas. A dica para aliviar a tensão é apoiar os pés completamente no chão do veículo, sempre que possível, para um breve descanso.

Cabeça – O encosto da cabeça permite que haja uma distribuição do peso da cabeça entre o pescoço e o encosto, evitando a sobrecarga da coluna cervical e ombros. O correto ajuste do encosto da cabeça evita um movimento chamado ‘chicote’, onde a cabeça é projetada bruscamente para frente e para trás, caso haja uma colisão traseira do veículo, além de prevenir dores musculares.