Confira as atrações do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Entre os homenageados desta edição, destaque para Heitor Villa Lobos e composições francesas

qua, 08/07/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A 40ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão vai até o dia 26 de julho. Neste ano, o evento é inspirado no Ano da França no Brasil e fará uma homenagem ao cinquentenário da morte do maior compositor brasileiro de todos os tempos, Heitor Villa-Lobos. Aproveite o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado na quinta-feira, 9, e participe!

Durante quatro semanas, serão realizadas oficinas e aulas para jovens instrumentistas, ministradas por músicos e professores de renome, além de espetáculos com artistas do Brasil e do Exterior. “É de grande importância para o Brasil, são 150 músicos jovens que vem para o aprendizado e para a apresentação. Tem um papel formador, de lazer e cultural”, disse o governador Serra durante abertura.

Ao todo, serão 45 espetáculos (a maioria a preços populares) e 18 apresentações gratuitas. Além do auditório Cláudio Santoro, as apresentações acontecerão na Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista e as igrejas Santa Terezinha, São Benedito e Nossa Senhora da Saúde. Confira a programação e veja mais informações no site http://www.festivalcamposdojordao.org.br/.

Destaques

O Ano da França no Brasil como tema do festival torna presente, em boa parte dos concertos, o diálogo entre as músicas e as culturas brasileira e francesa. É o caso do recital de Nelson Freire, programado para o dia 17 de julho. O pianista interpretará obras de Villa-Lobos e Debussy, compositor ao qual dedicou seu último disco.

A apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira também vai marcar o evento. Tendo como solista o violoncelista Antonio Meneses, a apresentação está marcada para o dia 10 e terá músicas de Villa-Lobos e Roussel, entre outros.

No dia 14 de julho, será realizado o Concerto do Dia da França, com música de câmara, com François Frédéric Guy ao piano, Marc Coppey ao violoncelo, Philippe Aïche ao violino e o clarinestista Jerôme-Julien Lafferière. Interpretarão obras de Messiaen, Milhaud e Stravisnky.

No dia 21 de julho, será a vez de a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Rodrigo de Carvalho, executar obras de Milhaud, Villa-Lobos, Ravel e Debussy, tendo o violonista Fábio Zanon como solista.

A Orquestra Acadêmica, composta pelos bolsistas, também levará ao público composições francesas. No dia 24 de julho, às 21 horas, tendo como solista o pianista Michel Dalberto, apresentará Ravel e Saint Saëns. Os mesmos compositores serão interpretados pela Orquestra Acadêmica no concerto de encerramento do dia 26 de julho, na Sala São Paulo (capital paulista).

Veja a programação para o feriado

Quinta-feira, 9

Quarteto Ysaÿe: Guillaume Sutre e Luc-Marie Aguera (violinos), Miguel da Silva (viola) e Yovan Markovitch (violoncelo)
Obras de Claude Debussy, Quarteto; Henri Duttileux, Ainsi la nuit e Gabriel Fauré, Quarteto.
Data e horário: Auditório Cláudio Santoro às 21h
Ingresso: R$ 40

Sexta-feira, 10

Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro, regida por Roberto Minczuk, solista Antonio Meneses (violoncelo), obras de Haydn, Villa-Lobos e Roussel (Auditório Cláudio Santoro)
Horário: 21h

Sábado, 11

Banda Sinfônica do Estado, regente Abel Rocha, solista Céline Imbert, obras de Berlioz, Ravel, Villa-Lobos, Mendelssohn e Fauré (Praça do Capivari)
Horário: 12h30

Banda Sinfônica Jovem do Estado, regente Mônica Giardini, obras de Saint-Saëns, Milhaud, Schwarz e Dukas (Praça do Capivari)
Horário: 16h

Dimos Goudaroulis, premiado violoncelista grego radicado no Brasil, obra de J. S. Bach, 3 suites para violoncelo solo (Capela do Palácio Boa Vista)
Horário: 17h

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regente Fábio Mechetti, solista Shlomo Mintz (violino), obras de Dutilleux, Ibert e Beethoven (Auditório Cláudio Santoro)
Horário: 21h

Domingo, 12

Jazz Sinfônica, regência de João Mauricio Galindo, com a participação da cantora Fabiana Cozza, obras de Edu Lobo, Cyro Pereira, Djavan, Edith Piaf, Georges Moustaki, Chico Buarque (Praça do Capivari)
Horário: 12h30