Confira aqui a agenda cultural do Diário Oficial

Até domingo, a Pinacoteca apresenta Yuba: um sonho, uma vida, uma história

sex, 22/08/2008 - 8h51 | Do Portal do Governo

Viagem Literária

O projeto Viagem Literária levará até novembro às bibliotecas municipais de 40 cidades do interior e litoral paulista mais de 160 atrações. O objetivo é enriquecer as ações educativas nesses espaços culturais e incentivar o hábito da leitura. A iniciativa, parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura e de Turismo e prefeituras, é dividida em quatro módulos (bate-papo com escritores e cronistas, oficinas de criação literária, contação de histórias e encenação com temas inspirados em autores consagrados). As atividades são gratuitas e abertas ao público de todas as idades. A programação completa está no site www.cultura.sp.gov.br

Vitrine cultural na região dos Grandes Lagos

A chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora da Aparecida, acompanhada de cortejo fluvial, abriu na última quinta-feira a primeira edição do Revelando São Paulo Grandes Lagos, em Ilha Solteira, interior paulista. A festa continua até domingo (24), com encontros de violeiros e romeiros, corridas de cavalhada, desfile de bonecões, danças folclóricas e manifestações religiosas. O local oferece espaço para degustação da tradicional culinária caipira e estandes com artesanato de 42 municípios da região. Confira programação no site www.brazilsite.com.br.Espaço de Exposições Felício Yunes de Ilha Solteira

Avenida Brasil Sul, s/nº – Ilha Solteira – São Paulo

Até domingo, 24, das 9 às 22 horas

CINEMA

Acervo Vivo – Paradigmas do Experimental

Mostra Betty Leiner

Programa 6 – curtas-metragens

Amor; Behind the scene; Dentares; La chambre de Schubert; Materia mentale; Satz

Mostra de vídeos argentinos

Elipsis II, Carlos Trilnick; Reconstruyen crimen de la modelo, Fabian Hoffman e Andrés di Tella; Un martini en las dunas, Diego Lascano; Viajando por América, Carlos Trilnick

Terça-feira, 26, 20 horas; e sábado, 30, 16 horas

Programa 7 – curtas-metragens

Os Pioneiros

Artifício, Regina Silveira; Black and white malevich, Tadeu Jungle e Walter Silveira; Born in a prision, Rita Moreira e Norma Bahia Pontes; Campo, Regina Silveira; Chuva, Fernando Cocchiaralle; De aflict, Letícia Parente; Camera obscura, Julio Plaza; Estômago embrulhado/ jejum/ sobremesa, Paulo Herkenhoff; How do you do New York?, Tadeu Jungle e Walter Silveira; Kitchen advice, Tadeu Jungle; Mapas elementares I e II; Marca registrada, Letícia Parente; Me, Gabriel Borba; Memory, Walter Silveira; Nordeste, Letícia Parente; Nós, Gabriel Borba; O gato, Gabriel Borba; Objetoculto, Regina Silveira; Profundidade de campo, Tadeu Jungle; Uma visita a multimédia, Tadeu Jungle e Walter Silveira

Quinta-feira, 28, 20 horas; e domingo, 31, 15 horasMuseu da Imagem e do Som

Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo

Telefone (11) 2117-4777

Entrada franca

Senhas fornecidas na bilheteria uma hora antes da projeção

Novo mundo. Filme de Martin Scorsese. Direção de Emanuele Crialese (EUA, 2006). História da família Mancuso, originária das montanhas da Sicília, que vende todos os seus bens e abandona a terra natal para embarcar numa viagem em busca de uma terra sonhada e nunca vista, os Estados Unidos.

Memorial do Imigrante

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo

Telefone (11) 6692-7804

Sábado, 23, 14 horas

Entrada franca13º Encontro com o folclore – curtas e documentários

O Brasil dos viajantes. Direção: TV Cultura. Direção: Manuela Franceschini. Um documentário sobre a riqueza e a diversidade da cultura brasileira.

Biopiratas. Direção: Manuela Franceschini (Brasil, 2002). Em dezembro de 2000, em São Luís do Maranhão, 23 pajés de várias nações indígenas brasileiras questionaram, por meio da Carta de São Luís, as investidas da indústria farmacêutica multinacional em defesa de sua cultura milenar.

Sexta-feira, 22, 12 horas; segunda-feira, 25, 19 horas; e sexta-feira, 29, 14 horas

Câmara Cascudo – O provinciano incurável. Direção: Ricardo Miranda. Documentário sobre o historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista Luís Câmara Cascudo, pesquisador das manifestações culturais brasileiras.

Aruanda. Direção: Linduarte Noronha. Documentário sobre a vida de descendentes de escravos que fundaram um quilombo, em Olho d’Água da Serra do Talhado, Paraíba. Nele, vivem à margem de qualquer outra civilização e se sustentam do plantio de algodão e comércio de cerâmica primitiva, isolados da vida socioeconômica do resto do País.

Sexta-feira, 22, 14 horas; e quarta-feira, 27, 19 horas

Casa grande e senzala. Direção: Geraldo Sarno. Documentário baseado na obra homônima do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre. Escrita em 1933, analisa as raças e culturas responsáveis pela formação do povo brasileiro, numa abordagem econômica, religiosa, folclórica e sociológica.

Oi lá no céu! Direção: Rubens Xavier e Élise Monteiro da Costa. O documentário ressalta a importância social da música e da poesia das congadas como manifestação cultural para o País e mostra o contexto cotidiano dos congadeiros relacionado aos ritos tradicionais de que participam. As filmagens foram feitas durante as festas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, de 2004 e 2005.

Sexta-feira, 22, 16 horas; e quarta-feira, 27, 12 horas

Os sertões. Direção: Cristina Fonseca. O documentário narra os episódios da Guerra de Canudos, luta que se travou no sertão da Bahia entre uma comunidade de sertanejos e as tropas do Exército brasileiro, vivenciada pelo autor Euclides da Cunha.

Sexta, 22, 19 horas; e terça-feira, 26, 16 horas

Piano e ganzá – O mundo musical de Mário de Andrade. Direção: TV Cultura. O programa mostra a relação do escritor com a música e como esta influenciou sua vida e obra. O documentário explora seu acervo, citando textos, ensaios e melodias, e destacando a conservação dos discos, partituras, cadernetas, fotografias, filmes e objetos que incluem instrumentos musicais, como o piano e o ganzá.

O velho capoeirista – Mestre João Pequeno Pastinha. Direção: Pedro Abib. Aos 82 anos, é o mestre de capoeira mais antigo em plena atividade. Herdeiro legítimo das tradições africanas, é ícone da nossa cultura e símbolo da história de luta de um povo.

Segunda, 25, 12 horas; e quinta-feira, 28, 14 horas

Mestre Vitalino. Direção: Sérgio Sanz. Focaliza a vida e a obra de Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963), que alcançou renome internacional, contribuindo para a criação do mercado de arte popular no Brasil, revelando diferentes aspectos da produção cerâmica da comunidade do Alto do Moura, em Caruaru, Pernambuco.

Antônio de todos os santos. Direção: Sérgio Sanz. Tematiza a religiosidade popular, mostrando a relação do santo com o orixá Ogum, ampliando seu culto e sua dimensão devocional. Eh!boi: o bumba-meu-boi do Maranhão. Direção: Sérgio Sanz. Registra a dança do boi em sua versão maranhense, que ocorre no ciclo junino e se manifesta pelos sotaques da matraca, zabumba, guimarães e cururupu.

Roça crua. Direção: May Waddington. Documentário exibe a história da luta das quebradeiras de coco de babaçu na região do Médio Mearim, no Maranhão, e a maneira de cultivar a terra sem o uso de inseticidas nem queimadas.

Segunda, 25, 14 horas; e terça-feira, 26, 12 horas

Divino Espírito Popular. Direção: Pedro Abib. A cultura popular de uma região mostrada por meio da Festa do Divino.

Festa do Divino Espírito Santo – São João del Rei. Direção: Studio JPV. São João del Rei resgatou, nos anos 90, uma das suas mais tradicionais festas religiosas de toda a sua história. Iniciada no século 18 e interrompida há mais de 70 anos, a Festa do Divino retorna unificada com a Festa do Rosário, misturando as tradicionais Folias-do-Divino com os Congados.

Borracha para panela de pressão. Direção: Tibico Brasil & Glauber Filho. Documentário sobre a vida dos camelôs do centro de Fortaleza que tentam oferecer ao público, por preços competitivos, produtos industrializados que alimentam a classe média cearense.

Segunda, 25, 16 horas, terça, 26, 19 horas; e quinta-feira, 28, 16 horas

Umas mulheres que dão no couro: as caixeiras do divino no Maranhão. Direção: Marise Glória Barbosa. O vídeo traz imagens das caixeiras, sendo elas as sacerdotisas que conduzem o ritual da Festa do Divino Espírito, cantando e tocando os tambores em louvação ao santo homenageado.

Terça, 26, 14 horas; e quinta-feira, 28, 12 horas

O divino de Alcântara. Direção: Murilo Santos. O documentário é um passeio pela riqueza da maior festa de Alcântara, Maranhão, que mobiliza toda a cidade e atrai turistas no mês de maio.

Cavalhada de Pirenópolis. Direção: TV Globo. Documentário sobre a festa de Pirenópolis, no Estado de Goiás dura três dias seguidos e seus preparativos começam uma quinzena antes, no início da Festa do Divino.

Quarta, 27, 14 horas; e quinta-feira, 28, 19 horas

Na rota dos orixás. Direção: Renato Barbieri. Registra a africanidade ancestral presente em terreiros de Salvador e São Luís. As danças sagradas e rituais de orixás dos antigos reinos iorubas de Keto e Jeje, de Abomey.

Os Arturos: filhos do Rosário. Direção: Thereza Jessouroun. Filme sobre a comunidade de negros de Contagem, Minas Gerais, que realiza uma das mais populares manifestações culturais banto-católicas do interior do Brasil: o congado. Por meio dos cantos e da dança dos rituais do congado, a comunidade dos Arturos, descendentes do escravo alforriado Artur Camilo Silvério, preserva tradições e valores transmitidos por seus antepassados. Três vezes por ano, encarnam reis, rainhas e vice-reis do congado.

Quarta, 27, 16 horas; e sexta-feira, 29, às 16 e 19 horas

Janela para os Pirineus. Direção: Armando Lacerda. Documentário poético sobre o imaginário goiano, com base nos folguedos populares e festas religiosas.

O auto do bumba-meu-boi da fé-em-Deus. Direção de Murilo Santos. Autotradicional do Maranhão, comentado pelos próprios brincantes.

Sexta-feira, 29, 12 horasEspaço Cultural Casa do Lago – Unicamp

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Rua Érico Veríssimo, s/nº – Cidade Universitária – Campinas

Telefone (19) 3521-7017

Entrada franca

ÓPERA

O guarani

A terceira ópera de Antônio Carlos Gomes é dividida em quatro atos. Com libreto de Antônio Scalvini, concluído por Carlo D’Ormeville. Inspirada no romance homônimo de José de Alencar, trata do amor entre Cecília – a filha do nobre português D. Antonio – e Pery, um índio da tribo dos Guaranis, além do massacre de índios e colonização brasileira. Direção de Luiz Eduardo Frin.Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – (Metrô Marechal Deodoro) – Barra Funda – São Paulo

Telefone (11) 3667-0499

Terça-feira, 26, 12 horas

Ingressos: R$ 20

MÚSICA ERUDITA

Orquestra Sinfônica do Estado

Salomé

Com a regência de John Neschling, a Osesp exibe a ópera de Richard Strauss, sob forma de concerto, em três récitas. Baseada na peça de Oscar Wilde, narra a tentativa de a jovem desejável, mimada e pérfida Salomé (personagem bíblico) seduzir o padrasto para que ele mate o homem de quem quis ser fêmea, mas que a rejeitou. Herodes será cantado pelo tenor americano Thomas Moser e Salomé será a soprano Susan Anthony, também americana.

Quinta-feira, 28, 21 horas

Ingressos: de R$ 28 a R$ 98. Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública estadual pagam meia-entrada, mediante comprovaçãoSala São Paulo

Praça Julio Prestes, s/nº – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3223-3966Orquestra Sinfônica da USP

O maestro Ronaldo Bologna rege a Osusp na execução da peça Concertos de Brandemburgo 2, 4 e 6, de Aaron Copland.Anfiteatro Camargo Guarnieri

Rua do Anfiteatro, 109 – Cidade Universitária – São Paulo

Telefone (11) 3091-4330 – ramal 7

Terça-feira, 26, 12 horas

Entrada franca

MÚSICA POPULAR

Trio Baquara

Formado por Pedro Mattana (acordeom), Edson Barreto (baixo) e Kiko Andrioli (bateria), o grupo Baquara (sabedor das coisas, no vocabulário indígena) desenvolve som musical do choro, baião, frevo e samba, utilizando ritmos cubanos, tango, jazz, entre outros. No repertório, composições próprias e releituras das obras de nomes da música brasileira: Chuvoso (Edson Barreto); Festa (Edson Barreto); Sydney e Dionice (Edson Barreto); Está difícil! (Edson Barreto); Alegria (Kiko Andrioli), entre outros. Centro de Preservação Cultural da USP – Casa da Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Telefone (11) 3106-3562

Domingo, 24, 11 horas

Entrada franca

Papo de Anjo

O sexteto de formação instrumental presta homenagem a um dos maiores nomes do choro – o maestro, compositor, arranjador e pianista gaúcho Radamés Gnattali, que em 2006 completaria cem anos de idade. O repertório reúne choros, polcas, valsas e maxixes de compositores clássicos, além de criações dos próprios integrantes: Remexendo (Radamés Gnattali); Conceição (Joaquim Callado); Atraente (Chiquinha Gonzaga); Quebra cabeça (Ernesto Nazareth); Segura ele (Pixinguinha); Papo de anjo (Radamés Gnattali); Bola preta (Jacob do Bandolim), entre outros.Museu da Casa Brasileira

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Telefone (11) 3032-3727

Domingo, 24, 11 horas

Entrada franca

DANÇA

Expande Dança

Artistas e companhias do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal continuam a se apresentar em três espaços culturais da cidade. Na segunda semana do projeto a programação segue com performances solo, trechos de balés clássicos, coletivos de dança e aula-baile. Confira espetáculos em cartaz no site www.teatrodedanca.org.br.Teatro de Dança

Avenida Ipiranga, 344 – Centro – São Paulo

Telefone (11) 2189-2557

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo

Telefone (11) 3285-6986

Entrada franca

Circo Escola Águia de Haia

Rua Arbela, 7A – Cidade A.E. Carvalho – São Paulo

Telefone (11) 6280-3122

Entrada franca

Até quarta-feira, 27

TEATRO INFANTIL

Pelos olhos de Machado

Bonecos em miniatura são usados pelo grupo Caixa de Imagens em espetáculo baseado no conto O espelho, de Machado de Assis. A história de cinco amigos que discutem questões transcendentais é apresentada individualmente. A pessoa é convidada a entrar na caixa de imagens para assistir à peça que dura, em média, três minutos.Museu da Língua Portuguesa

Espaço Café do Museu

Praça da Luz, s/nº – Centro – São Paulo

Telefone (11) 3326-0775

Sábado, 23; e domingo, 24, em dois horários, às 11 e 14 horas

Entrada franca

EXPOSIÇÃO

Yuba: um sonho, uma vida, uma história

Apresenta cerca de 40 fotografias em cores e preto-e-branco de Lucille Kanzawa. A exposição registra o cotidiano da comunidade Yuba, formada por imigrantes e descendentes japoneses que vivem em Mirandópolis, interior de São Paulo.Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3324-1000

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Grátis aos sábados

Até domingo, 24, das 10 às 18 horasPoética da natureza

Dividida em quatro módulos – A natureza da paisagem, Águas e umidades, Denúncia e reconstrução e Natureza inventada – reúne obras do acervo do museu. A mostra faz uma análise da arte contemporânea ocidental sob a óptica de 48 artistas da atualidade, entre eles Karin Sigurardottir, Alzira Fragoso, Adriana Rocha, Albano Afonso e Leda Catunda. Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP

Pavilhão Ciccillo Matarazzo – 3º piso

Parque do Ibirapuera – São Paulo

Telefone (11) 5573-9932

Terça-feira a domingo, das 10 às 19 horas

Entrada franca

Até domingo, 24

Cinco exposições no Maria Antonia

Leonilson – desenhos. Trinta obras – confeccionadas com cristais, pedras, tecidos e figuras – do artista plástico José Leonilson Bezerra Dias (1957-1993), considerado um dos expoentes da Geração 80.

3D3M. O modo 3D dos programas de computação gráfica está presente nos desenhos feitos com fita isolante, de Fernando Lindote.

Se o mar inteiro sob o leito de um rio. Abrange dois trabalhos de Edith Derdyk. Uma chapa de metal disposta entre duas colunas, agulhas, linhas e folhas de papel criam diagonais, ondulações e espaços vazados para evocar o horizonte.

Metáforas do eu. Apresenta pinturas e desenhos do artista cubano Alexis Iglesias. São obras abstratas construídas a partir de figuras geométricas, esboços e sombras.

Imagens digitais. Fotografias de Sofia Borges questionam a natureza da própria imagem e dos objetos nelas representados.Centro Universitário Maria Antonia – USP

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – São Paulo

Telefone (11) 3255-7182

De terça a sexta-feira, das 12 às 21 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas

Entrada franca

Até domingo, 24

Duas exposições

Instituto Butantan: Paralelos e convergências exibe os principais fatos e acontecimentos que mudaram a trajetória da instituição. Mostra como os funcionários de origem nipônica contribuíram para o desenvolvimento científico e tecnológico do Butantan. Documentos relatam os primeiros acidentes com cobras, sofridos pelos imigrantes nas colônias de café do interior paulista. Em continuidade ao tema, a exposição Imigração japonesa em São Paulo, organizada pelo Memorial do Imigrante, traz a história dos primeiros orientais que chegaram ao País a bordo do navio Kasatu Maru.Museu Histórico do Instituto Butantan

Avenida Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo

Telefone (11) 3726-7222 – ramal 2063

Ingressos: R$ 6 e R$ 2,50 (meia-entrada)

Crianças até 7 anos, pessoas a partir de 60 e portadores de necessidades especiais não pagam

De terça a domingo, das 9 às 16h30

Até domingo, 31

Aluízio Jeremias

O artista plástico expõe 13 pinturas que retratam as festas populares, a gafieira, o futebol e os carnavais das décadas de 1940 e 1950 (com passistas de camisas listradas, pastoras, porta-bandeira e mestre-sala).Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp

Rua Érico Veríssimo, s/nº – Cidade Universitária – Campinas

Telefone (19) 3521-7017

De segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas

Entrada franca

Até sexta-feira, 29

Da Agência Imprensa Oficial