Confira a programação dos Museus paulistas neste fim de semana

Programa inclui atividades gratuitas no Museu de Arte Sacra, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som (MIS), entre outras instituições

sex, 03/05/2013 - 19h50 | Do Portal do Governo

Os museus paulistas estarão repletos de atividades gratuitas neste fim de semana. A programação faz parte do projeto “Museu MeUeSEU: de todo mundo”, que levará exposições, instalações, palestras e oficinas a 17 museus do Estado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O programa inclui o Museu de Arte Sacra, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Estação Pinacoteca, entre outros equipamentos culturais.

Museu de Arte Sacra

Neste sábado, 4, das 14h às 16h, o Museu de Arte Sacra inicia uma oficina que incita os participantes a refletirem sobre conceitos de sustentabilidade, como o uso de materiais recicláveis (jornal) na produção escultórica, além do desafio de transformar materiais bidimensionais em obras tridimensionais. A atividade se estende por todos os sábados deste mês de Maio.

Museu da Casa Brasileira

Com oficinas gratuitas, voltadas às famílias e ao público em geral, o programa educativo “Uma Tarde no Museu” incentiva de forma criativa e lúdica, a leitura da coleção e das exposições temporárias do MCB. A atividade acontece neste sábado, 4, às 14h30, e se repete em todos os finais de semana do mês de maio, além de uma atividade especial no dia 18 de maio.

MIS

O Museu da Imagem e do Som organiza a “Oficina de Pinhole”. A atividade que acontece neste sábado, das 11h às 12h30 e das 14h30 às 16h, permite que os participantes aprendam a usar a câmera de pinhole e os processos de revelação em um laboratório preto e branco. Serão disponibilizadas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: educativo@mis-sp.or.br.

Museu da Língua Portuguesa

A recepção do Museu abrigará às 11h deste sábado, 4, uma exposição para toda a família, onde as crianças poderão descobrir que os nomes dos animais também podem nos ensinar sobre a língua que falamos. As inscrições para a atividade devem ser feitas no local, com 20 minutos de antecedência.

Museu do Futebol

Neste sábado, 4, das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30, o Museu do Futebol organiza a atividade “Trilha no Museu”. O jogo é composto de um tabuleiro em forma de trilha, no qual visitantes espontâneos e o público escolar são convidados a percorrerem as salas do Museu, a fim de descobrirem no acervo assuntos relacionados com a cultura em geral.

Museu Afro Brasil

No domingo, 5, na parte da manhã, das 11h às 12h15 e na parte da tarde, das 15h30 às 16h45, o Museu apresenta a ação educativa “Aos pés do Baobá: Uma história africana”. A atividade é dedicada à oralidade e ao contato com histórias africanas e afro-brasileiras, trazendo à contemporaneidade uma prática ancestral encontrada ainda hoje nas famílias brasileiras: a transmissão lúdica de saberes e memórias por meio das histórias contadas pelos avós e pais ao longo das gerações.

Do Portal do Governo do Estado