Confira a programação deste mês no Memorial da América Latina

Programação inclui exposições, seminários, filmes e música, entre outras atrações

qua, 04/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina oferece diversas opções de lazer em novembro. Confira as atrações – todas gratuitas. Depois é só reunir a família e os amigos e se divertir. 

Exposições 

Poéticas Visuais
A mostra reúne 50 fotos de alunos de história e fotografia do 8° Ano do Ensino Fundamental II (12 e 13 anos) do Colégio Bandeirantes, que “interpretam” poemas de escritores latino-americanos para a disciplina de Espanhol.
Período: de 4 de novembro a 11 de dezembro
Horário: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 15 horas 

Influências e confluências da arte e cultura francesas na Arte Brasileira – Mostra Comemorativa do Ano da França no Brasil
A exposição traça um panorama da importância da arte francesa por intermédio das transformações vivenciadas pelos próprios artistas brasileiros que lá estudaram, residiram e idealizaram um olhar brasileiro revelado em sua própria produção. Foram selecionadas obras de Antônio Parreiras, Benedito Calixto, Cândido Portinari, Flávio Shiró, Iberê Camargo, Lygia Clark, Pedro Américo e Tarsila do Amaral entre outros – a maioria pertence às coleções públicas do Governo do Estado de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Museu de arte Contemporãnea da USP e o Acervo dos Palácios do Governo.
Período: de 10 de novembro a 9 de dezembro
Horário: de terça a domingo das 9 às 18 horas 

O outro que existe em mim: Artistas plásticos argentinos residentes no Brasil 
Mostra de criadores que viveram a experiência da imigração, entre eles, Antonio Lizárraga, Adriana Zoudin, Laura Oesterheld, Patricia Trigub Clover, Guillermo Von Plocki, Diego S. Garcia, Alicia Rossi, Juan Balzi, Isabel Levit, Andrea Elordi, Ricardo Amadasi, Anastácio, Antonio Contato, Patricia Jusit, Ester Santiago, Claudia Di Paolo, Maria Fernanda Marcenaro, Eduardo Schamó, Ana Carolina Mesquita, Ana Lia Collivadino e Alfredo Pizzutiello. Curadoria: Oscar D’Ambrosio.
Período: até 22 de novembro
Horário: de terça a domingo, das 9 às 18 horas, exceto quando houver evento fechado (verifique pelo telefone 3823.4600) 

Música 

Banda Sinfônica Jovem do Estado: Jovens Solistas 2009
Regência: Marcos Sadao Shirakawa. Solistas: Thelma Cristina Nascimento de Souza (piano), Adib Corrêa Vera (trombone baixo), Jonatas Fernandes Bueno Costa (clarinete) e José Rodolfo Pregnaca (clarinete).
Data: 15 de novembro, domingo, às 19 horas 

Recital de Flauta & Piano
Com Henrique Augusto Amado, Danilo Crispim Ferreira (flauta) e Helena Crispim Ferreira (piano).
Data: 19 de novembro, quinta, às 20h30

Semana da Consciência Negra: Tributo a Michael Jackson
Evento promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobrás, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Participação de Vanessa Jackson e convidados.
Data: 20 e 22 de novembro, sexta e domingo, às 21 horas

Orquestra Jovem Tom Jobim
Concerto sob regência do maestro Roberto Sion.
Data: 21 de novembro, sábado, às 21 horas   

Recital de música erudita
Serão apresentadas árias de Ópera, com o tenor Marco Mautay Especiais
Data: 26 de novembro, quinta, às 20h30 

Especiais 

Circo Zanni
O Circo Zanni se apresenta até o dia 13 de novembro em novos horários.  Confira: Dias 5 (quinta), às 20 horas; 7 (sábado), às 17 horas, 8 (domingo), às 11 horas; 6 (sexta) e dias 9 a 13 (segunda a sexta), às 15 horas. Informações: 9188.9208. A bilheteria abre uma hora antes de cada sessão. 

“Expo Viver, Ver e Rever, a Evolução”
Exposição de ônibus e caminhões antigos
Data: 21 e 22 de novembro, sábado e domingo, das 9 às 17 horas 

III Encontro Paulista de Hip Hop
Música, poesia, graffiti e dança. Sob o tema “Hip Hop, uma cultura pela vida”, o evento foi pensado pela Secretaria de Cultura como “espaço de intercâmbio e mobilização de indivíduos e coletivos que dedicam sua arte e pensamentos para existir, resistir e re-existir no cotidiano”.
Data: 28 de novembro, sábado, das 11 às 21 horas 

Cultura 

Palestra Monteiro Lobato: duas perspectivas
O objetivo desse encontro é promover um diálogo crítico que leve a um melhor entendimento das possibilidades de leitura da herança literária de Monteiro Lobato, bem como à compreensão da permanente atualidade de sua obra. Palestrantes: Marisa Lajolo (mestre e doutora pela USP, coordenadora do projeto Memória da Leitura, da Unicamp) e Márcia Camargos (jornalista e doutora em História Social pela USP, romancista e crítica de literatura). Mediação: Nailton Mattos (mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e professor da Uninove).
Data: 5 de novembro, quinta-feira, às 19h30 

Seminário Internacional “A experiência da redemocratização: um balanço das trajetórias de Argentina e Brasil após o ciclo autoritário”
Análise das experiências políticas, econômicas e societárias contemporâneas dos dois países, além de debate sobre os rumos do Mercosul. Inscrições pelo site www.memorial.sp.gov.br 
Data: 5 e 6 de novembro, quinta e sexta, das 9h00 às 18 horas

Jornadas Latino-americanas “Ángel Rama, um transculturador do futuro” 
Curso de Extensão sobre a obra de Ángel Rama: Dias 7, 14, 21 e 28 de novembro (sábados), das 10 às 12 horas. Inscrições gratuitas pelo site www.memorial.sp.gov.br. Perfis intelectuais de Antonio Candido e Ángel Rama: Mesa-redonda, dia 13 de novembro (sexta), das 14 às 18 horas. Antonio Candido e Ángel Rama, intelectuais do espaço público: Mesa-redonda, dia 27 de novembro (sexta), das 14 às 18 horas. 
Data: de 7 a 28 de novembro 

De Clinton a Obama: políticas dos Estados Unidos para a América Latina
Mesa-redonda em parceria com o Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos – INEU. Após os debates haverá a apresentação de um livro, com o mesmo título, publicado pelo Instituto. Os palestrantes, também autores de textos da obra, abordarão temas como as correntes de pensamento na formulação da política externa estadunidense após o fim da guerra fria, os interesses nacionais e a presença militar norte-americanos na América Latina e os cem primeiros dias do governo Obama, entre outros.
Data: dia 17, terça-feira, às 19 horas 

II Encontro com a Poesia Urbana – Saraus Literários: da periferia para o centro
O objetivo é divulgar a produção dos saraus literários espalhados pela Grande São Paulo e discutir a importância das manifestações criativas dos habitantes da periferia, mostrando que sua voz também é  poética. Poetas convidados falarão sobre sua obra e sobre o movimento que exercita em favor da literatura contemporânea.
Data: dia 18, quarta-feira, às 19 horas 

Cinema 

Videoteca do Memorial: Retrato em branco e negro 
Na esteira das comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Videoteca do Memorial apresenta uma seleção de filmes onde são colocados personagens negros em suas diversas representações. Sessões: de terça a sexta (às 12 horas e às 15 horas) e sábado (às 12 horas). Para conferir a programação, clique aqui

Serviço
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – próximo ao Metro Barra Funda

Do Memorial da América Latina