Confira a programação de Araraquara na Virada Cultural do Interior

Primeira edição do evento acontece nos próximos sábado e domingo, dias 19 e 20

ter, 15/05/2007 - 14h46 | Do Portal do Governo

A tradicional Banda de Pífaros de Caruaru, o cantor e violonista Guinga, e o  Rappin Hood, uma das referências do rap no país, são algumas da atrações programadas para agitar Araraquara nos próximos sábado e domingo, dias 19 e 20,  na primeira edição da Virada Cultural Paulista.

A exemplo do que aconteceu na Capital, a maratona cultural irá apresentar 24 horas de shows e expressões artísticas de todos os gostos e gêneros, em 10 das maiores cidades do Estado de São Paulo.

Em Araraquara as atrações incluem além de artistas de renome nacional e regional, apresentações teatrais, dança, artes circenses e performáticas, concertos, filmes, e mostras de artes.

Uma exposição de obras de Tarsila do Amaral e apresentações do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Cordel do Fogo Encantado estão entre os eventos mais aguardados.

O painel artístico do evento apresenta também um show do Projeto Guri, que nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e  hoje consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

A Virada Cultural em Araraquara acontecerá em vários locais, como a Praça Pedro de Toledo, Teatro Municipal, Praça Major Abel Fortes, Sesc, Palacete da Esplanada da Rosas e Sesi. 

Confira aqui a programação completa:   

Dia 19/05

18h

Abertura Oficial

Local: palco principal

18h

Coletivo Tupinikins

O coletivo instala durante 24 horas três ampliações fotográficas em lonas gigantes, transformando a cidade em uma galeria de arte. Participam do projeto os fotógrafos: Antonio Brasiliano, Peetssa, Jorge Lepesteur, Zarella Neto, Ding Musa, Eric Rahal, Marcos Vilas Boas, Marcelo Naddeo e Julio Kohl.

Locais: espaços públicos

18hs às 22hs

Intervenções cênicas

Os alunos do Núcleo de Artes Cênicas do SESI realizam pequenos esquetes.

Local: SESI

Das 18h às 22h

Território da Arte de Araraquara – Exposição Tarsila do Amaral

Visitas monitoradas à série de obras de Tarsila do Amaral que compõem o V Território da Arte de Araraquara.

Local: Palacete da Esplanada da Rosas – Rua São Bento, n. 794

Das 18h às 4h

Território da Arte de Araraquara – Exposição Contemporeânea

Exposição das obras que compõem o V Território da Arte de Araraquara.

Local: Saguão do Teatro Municipal

Das 18h às 2h

Feira de Artesanato

Barracas de Artesanato e Comidas Típicas. Feira de artesão cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura/ SUTACO

Local: Praça Pedro de Toledo – Largo do Museu

18h30

Big Band Samjazz do Conservatório de Tatuí

Regente: Sérgio Gonçalves de Oliveira

Composta por 18 músicos – cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e percussão – a Big Band SamJazz encanta pela irreverência e agrada aos mais variados públicos. Com repertório variado e tendo como marca registrada a alta qualidade e irreverência de seus músicos, a SamJazz notabiliza-se por tornar seus shows interativos.

Local: palco principal

19h

Vozes e Valentino

Com: Balé da Cidade de Santos

Formado por bailarinas da Escola de Bailado Municipal de Santos, o grupo fez sua estréia oficial em 2004. Em 2006, ganhou reconhecimento internacional ao vencer o YAGP – Youth América Gran Prix – em Nova York. A coreografia “Vozes” aborda o corpo humano, suas situações, encontros e desencontros; e “Valentino” retrata as diversas formas do amor com músicas de Astor Piazzola.

Local: Teatro Municipal

19h

Moçambique

Abertura da exposição Moçambique, do Serviço de Caixa estante do SESI

Local: SESI

A partir de 19h

Ulisses

Com: Cia. Nova de Teatro / Direção: Lenerson Polonini

Nesta performance teatral livremente inspirada no livro Ulisses , de James Joyce, dois atores perambulam por diversos pontos da cidade e interagem com o público, caracterizados como personagens do romance.

Local: itinerante

A partir de 19h

Acantonamento Uma Noite VIRADA no Museu

Acantonamento para crianças de 8 a 11 anos no Museu Histórico Pedagógico de Araraquara. Visita temática, contação de histórias, exibição de filmes e café da manhã.

Entrada: dia 19 de Maio, às 19h. Saída: dia 20 de Maio, às 9h.

Informações: (16) 3322-4887

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria – Praça Pedro de Toledo

20h

O pocket show de Dolores

Com: Cia Polichinelo / Direção: Márcio Pontes

Neste espetáculo alternativo, a companhia mostra o processo de manipulação dos bonecos por meio da história, entremeada por músicas, de uma velha vedete e sua carreira não tão brilhante assim.

Local: Saguão do Teatro Municipal

20hs

Mania de explicação

Com: Grupo Canguru Teatro de Bolso e Bonecos

Local: SESI

20h30

Grupo Paranga

O grupo de São José dos Campos apresenta repertório de seu último CD, Em Nome do Pai, do Filho de Elpídio dos Santos, transitando por diversos estilos como a valsa, o samba de breque e a marchinha.

Local: palco principal

20h30 – Programação SESC

A Última Gravação de Krapp

Direção: Francisco Medeiros

Pesquisando em suas fitas antigas, o protagonista procura uma em especial, coloca-a no gravador e escuta a si próprio narrando fatos e sensações do passado, quando ele tinha fé na construção de uma vida.

Local: SESC Araraquara – Grátis

21h

Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Criado em 1994, o grupo tem como objetivo a divulgação de obras do repertório coral-sinfônico e da literatura a cappella. Desde maio de 1995, sob a direção de Naomi Munakata, participou de inúmeros concertos com renomados regentes e orquestras.

Local: Teatro Municipal

21h30

O Circo Itinerante

Com: Cia. Os Itinerantes

A companhia apresenta esquetes cômicos, utilizando técnicas teatrais e circenses como malabarismo, acrobacia, equilíbrio, palhaço, ciclismo, mímica e perna-de-pau.

Local: palco principal

22h30

Matuto Moderno

Uma das principais representantes do chamado movimento pós-caipira – ou o caipira pop – a banda Matuto Moderno apresenta canções de seu terceiro CD, Razão da Raça Rústica.

Local: palco principal

23h

Fabiana Cozza

A cantora paulistana apresenta repertório do CD O samba é meu dom, que lhe rendeu indicações ao Prêmio Tim e ao Prêmio Rival-Petrobras.

Local: Teatro Municipal

Dia 20/05

0h15

Cordel do Fogo Encantado

O grupo nasceu sob forma de um espetáculo cênico-musical montado em Arcoverde, a 260 km de Recife (PE). Sob o comando do vocalista e panderista Lirinha, misturam a tradição musical do sertão, o samba de coco, o reisado, a embolada e a música dos cantadores de Pernambuco em um dos mais inventivos trabalhos musicais produzidos nos últimos anos.

Local: palco principal

1h

Regurgitofagia

Com: Michel Melamed

Neste espetáculo Michel Melamed utiliza-se da integração de linguagens (teatro, poesia falada, stand-up comedy, performance e artes-plásticas) para apresentar textos autorais, com uma interface denominada “Pau-de-Arara”: cada reação sonora da platéia (risos, aplausos, tosses, etc.) é captada por microfones que as transformam em descargas elétricas sobre o corpo do a(u)tor.

Local: Teatro Municipal

A partir da 1h30

Samba da Tia Aurora

O grupo composto de duas famílias de Vinhedo é um dos últimos a praticar o Samba de bombo – gênero que até a década de 1930 era tradicional nos redutos negros da capital paulista.

Local: Praça Pedro de Toledo

3h

Trash Pour 4

Dançante e absolutamente atual, o grupo apresenta repertório do CD Superduper, em que recicla com muito bom humor antigos sucessos de sua memória afetiva: Madonna, Bee Gees, A-Ha, George Michael, Michael Jackson, Carpenters e Burt Bacharach.

Local: Teatro Municipal

8h

Os Seresteiros

O grupo musical de Araraquara apresenta repertório composto de clássicos da MPB e músicas românticas de serestas, mesclado com músicas contemporâneas de sucesso.

Local: palco principal

Das 9h às 18h

Território da Arte de Araraquara – Exposição Contemporeânea

Exposição das obras que compõem o V Território da Arte de Araraquara.

Local: Saguão do Teatro Municipal

Das 9h às 18h

Território da Arte de Araraquara – Exposição Tarsila do Amaral

Visitas monitoradas à série de obras de Tarsila do Amaral que compõem o V Território da Arte de Araraquara.

Local: Palacete da Esplanada das Rosas

Das 9h às 18h

Feira de Artesanato

Barracas de Artesanato e Comidas Típicas. Feira de artesão cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura/ SUTACO

Local: Praça Pedro de Toledo – Largo do Museu

A partir das 10h

Projeto Cidade Invertida

Oficina com Ricardo Hantzschel

Como seria estar dentro de uma câmera fotográfica no momento da formação da imagem? Neste projeto, que utiliza um trailer onde há instalações da “câmera obscura” e um laboratório fotográfico, as pessoas poderão vivenciar uma experiência de despertar estético e de observação da própria cidade.

Local: Praça Major Abel Fortes

9h30

Cinema

Cine Gibi, o filme – Turma da Mônica (Bra / 2004 / animação e infantil / 70 minutos / cor / livre)

Franjinha inventa uma máquina que lê gibis de uma forma diferente, com os quadrinhos em movimento, e as projeta na forma de filmes. Animados com a possibilidade de verem suas aventuras dos quadrinhos no cinema, os personagens da turma da Mônica convidam amigos da vida real e se preparam para a grande estréia.

Local: SESI

10h

Cordas Caipiras

Apresentação dos grupos do Programa Municipal de Oficinas Culturais. Chorinho e Viola.

Local: palco principal

11h

Trupe Valasco

Formada pela família de circo Valasco, a trupe apresenta números tradicionais circenses com palhaços, laço, chicote, perna de pau e monociclos.

Local: Praça Pedro de Toledo

11h – Programação SESC

A Terra Onde Nunca se Morre

Espetáculo baseado em conto homônimo reunido por Ítalo Calvino (1923-1985) no livro Fábulas Italianas, de 1912. A trama narra a história de um menino que queria viver para sempre.

Local: SESC Araraquara – Grátis

11h30

Santo Guerreiro e Herói Desajustado

Com: Cia. São Jorge de Variedades/ Direção: Rogério Tarifa

Este novo espetáculo de rua da aclamada companhia paulista, contemplado pelo PAC – Plano de Ação Cultural – da Secretaria Estadual de Cultura, assume um caráter carnavalesco para desenvolver a história de D.Quixote de La Mancha e São Jorge Guerreiro.

Local: Praça Major Abel Fortes

12h

Projeto Guri

O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: Teatro Municipal

13h

Opus Blues Makers

A banda formada em 1999 em Araraquara por Big Johnnie Lorenzo, Bob Lorenzo e Peter Vincent, apresenta clássicos do repertório do blues.

Local: palco principal

14h

Tatiana Parra e Conrado Goys

Tatiana começou sua carreira aos 5 anos e desde 2003 integra o grupo do violonista e compositor Chico Pinheiro, com quem já se apresentou ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica. Conrado Goys é violonista e compositor

Local: Teatro Municipal

14h

Cia. Discípulos

Direção: Frank Ejara

O grupo de street-dance paulista, um dos mais reconhecidos da atualidade, apresenta três coreografias: Urbanóides, Tá Limpo! e Entre o sonho e a realidade.

Local: Praça Pedro de Toledo

14h

Cinema

Cine Gibi, o filme – Turma da Mônica (Bra / 2004 / animação e infantil / 70 minutos / cor / livre)

Franjinha inventa uma máquina que lê gibis de uma forma diferente, com os quadrinhos em movimento, e as projeta na forma de filmes. Animados com a possibilidade de verem suas aventuras dos quadrinhos no cinema, os personagens da turma da Mônica convidam amigos da vida real e se preparam para a grande estréia.

Local: SESI

14h às 18h

Exposição Moçambique, do Serviço de Caixa estante do SESI

Local: SESI

15h

Banda de Pífanos de Caruaru

Formada em 1955 pela família Biano,a Banda de Pífanos de Caruaru já está em sua terceira geração. Com sete discos gravados e reconhecimento no cenário musical nacional e internacional (recebendo o Grammy Latino, na categoria Melhor Grupo Regional de Raiz, em 2004), apresenta grandes sucessos de sua carreira.

Local: palco principal

16h

O Circo Itinerante

Com: Cia. Os Itinerantes

A companhia apresenta esquetes cômicos, utilizando técnicas teatrais e circences como malabarismo, acrobacia, equilíbrio, palhaço, ciclismo, mímica e perna-de-pau.

Local: palco principal

16h

Guinga

O compositor e violonista apresenta o repertório de seu último CD, Casa de Villa, estreando parceria com a Gravadora Biscoito Fino. Participações especiais de Paulo Sergio Santos (clarinete e sax), Lula Galvão (guitarra e violão) e Jessé Sadoc (trompete).

Local: Teatro Municipal

16h

Circo Teatro di Salles

Dirigido pela família di Salles, que atua há 75 anos no interior de São Paulo, o circo apresenta números de picadeiro(lira, cesto, palhaço, monociclo,trapézio e magia) e a comédia de circo-teatro O Morto que Não Morreu.

Local: Avenida Vaz Filho – Jd. Pinheiros

16h – Programação SESC

Criolina

Direto de São Luíz do Maranhão, o grupo liderado pela dupla Alê Muniz e Luciana Simões traz uma mistura de ritmos brasileiros.

Local: SESC Araraquara – Grátis

17h

Rappin Hood

Rappin Hood tornou-se uma das referências do RAP no país, iniciando seu trabalho com o grupo Posse Mente Zulu e seguindo posteriormente com carreira-solo. Neste show apresenta músicas do novo CD, Sujeito Homem 2, que conta com parceiros como Gilberto Gil, Arlindo Cruz, e Living Colour.

Local: palco principal

ENDEREÇOS

Palco principal

Praça Pedro de Toledo, s/n – Centro

Teatro Municipal

Av. Bento de abreu, s/n

Tel: 3336.5183

Praça Major Abel Fortes, s/n – Centro

SESC Araraquara

Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha

Tel: 3301.7500

Palacete da Esplanada da Rosas

Rua São Bento, n. 794

SESI

Av. Dr. Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jd. Floridiana

Tel: 3337.3100

Com informações da Secretaria Estadual de Cultura

Leia também:

Em Araçatuba, Danilo Caymmi e Heartbreakers são atração da Virada Cultural