Confira a programação de abril da Casa das Rosas

Território Kafka - O Círculo Paulista de Praga é o destaque da programação

qua, 31/03/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Este ano, O Processo, de Franz Kafka – um dos mais importantes livros da literatura universal, completa 85 anos de sua primeira edição. Por esse motivo, em abril, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura se transformará no “Território Kafka”. Em cada cômodo da Casa várias atividades abordarão as diversas faces e fases deste autor considerado por vezes tão incômodo: Kafka – uma cidade, três lugares, toda uma vida.

Confira a programação completa:

EXPOSIÇÃO

Da Bibliocasa – “Franz Kafka”
Curadoria: Solange Akierman
Abertura: sábado, 10
Solange Akierman, curadora da programação especial em homenagem a Kafka, selecionou edições especiais de obras do autor tcheco, presentes na biblioteca do poeta Haroldo de Campos.

ATIVIDADE CÊNICA

Karta ao Pai – uma Experiência Cênica
Coordenação de Solange Akierman
Participação de Wolff Rothstein e Otávio Costa Filho
Sábado, 10, às 19 horas
Domingo, 11, às 16 horas
Leitura de alguns trechos da obra Carta ao pai, na qual o público se transforma em Hermann Kafka, pai do autor, Franz Kafka.

PROJETO MEIO-DIA MOVIOLA

Especial Franz Kafka
Quintas-feiras, 8, 15, 22 e 29 de abril, às 12h30
Exibição de registros audiovisuais de espetáculos teatrais da Cia. Borelli de Dança, inspirados na obra de Kafka. A direção é de Sandro Borelli
Dia 8 – Kafka in Off
Dia 15 – Metamorfose
Dia 22 – Carta ao Pai
Dia 29 – O Processo

OFICINAS

Esperando por Kafka – Provocações e Desdobramentos
Com Solange Akierman
Sábados, 10, 17, 24 e 25 de abril, das 10 às 12 horas
30 vagas
A série de encontros terá como base as formulações iniciais do texto “Esperando por Kafka”, de Vilém Flusser, para um possível estudo cênico das obras. A partir do contato desse material com escritos de outros autores, os participantes produzirão apropriações artísticas.

MESA-REDONDA

Visões de Kafka
Quinta-feira, 22, às 19h30
Com Jeanette Rozsas, Juliano Garcia Pessanha, Enrique Mandelbaum e Guilherme Kwasinski. Mediação: Luana Chnaiderman
A mesa reunirá a escritora Jeanette Rozsas, autora do romance biográfico Kafka e a marca do corvo; o escritor Juliano G. Pessanha, autor do livro Instabilidade perpétua; o professor Enrique Mandelbaum, autor do livro Kafka: um judaísmo na ponte do impossível; o psicólogo e professor de Mitologia, Guilherme Kwasinski. A professora de literatura Luana Chnaiderman fará a mediação.

EVENTO ESPECIAL

O Corpo que não adoece
Curadoria: Tatiana Piccardi
Quarta e quinta-feira, 7 e 8, das 16 às 20 horas
30 vagas. Inscrições na recepção
Esse evento foi concebido pela Associação Helena Piccardi de Andrade e Silva (APHAS) para celebrar o Dia Internacional da Luta contra o Câncer. Serão realizados um ciclo de debates e mostras que procuram discutir o papel da arte no equilíbrio mental e físico do indivíduo, a forma como a arte está ligada à saúde e de que maneira a arte entende e representa o conceito de “corpo sadio” ou “corpo doente”. Durante dois dias, convidados das áreas de Línguas, Artes Plásticas e Literatura apresentarão seus pontos de vista e seus trabalhos relacionados a essa questão.

PROJETO ESCREVIVENDO

Escrevivendo com interface para blogagem: Textos Argumentativos
Coordenação: Karen Kipnis
Mediadores: Nedilson César e Gabriela Rodella
Sábados, 10, 17 e 24, das 10 às 13 horas
25 vagas. Inscrições na recepção
A proposta do projeto é incentivar jovens e adultos a produzirem textos e a refletirem sobre sua maneira de escrever. Assim, o curso pretende desmistificar o ato da escrita, transformando-o num processo centrado no sujeito, no encadeamento das ideias e na forma textual por ele adotada, além de pensar no papel do leitor, tornando os autores/leitores críticos de seus próprios textos.
www.projetoescrevivendo.ning.com
Twitter: @escrevivente

SARAUS

Sarau da Casa
Sábado, 17, às 20 horas
Sarau aberto à participação do público, que terá a oportunidade de apresentar seus poemas. A cada encontro, o Sarau da Casa recebe dois poetas contemporâneos que são entrevistados pelos apresentadores do evento e fazem leituras de seus poemas. O objetivo é valorizar a multiplicidade e a pluralidade da poesia que está sendo produzida hoje. As inscrições para leitura de poemas são feitas na recepção da Casa das Rosas, durante o próprio sarau. Os convidados de abrilo são os poetas Olívio Guedes e Claudia Canto e a música ficará por conta do Choro na Brasa.

Sarau Chama Poética – “Brincar Brincando”
Direção: Fernanda de Almeida Prado
Domingo, 18, às 17 horas
“Brincar brincando”, como diria o grande mestre Mário de Andrade é o tema do sarau que o Chama Poética apresenta em abril, privilegiando o humor e a beleza por meio do riso. Participarão os músicos Élio Camalle e Gigi Trujillo; os atores Alex Dias e Priscila Lavorato, além de Fernanda de Almeida Prado.

II Sarau das Poéticas Indígenas
Sábado, 24, às 15 horas
O II Sarau das Poéticas Indígenas da Casa das Rosas focará a região amazônica, trazendo apresentações de índios das três etnias que participaram do levante popular denominado Cabanagem, no século XIX: os Munduruku, os Mura e os Mawê. Em 2010, ao se completarem 170 anos do fim dos combates cabanos, São Paulo terá a oportunidade de conhecer as vozes, os gestos e os cantos revolucionários da floresta.

O Grande Teatro de Oklahoma na Casa do Unicórnio de Benta Fanta
Sexta-feira, 30, às 19 horas
15 vagas. Inscrições para leitura de poemas na recepção
Berta Fanta organizava semanalmente encontros em seu salão, chamado Casa do Unicórnio, na Praça da Cidade Velha, onde recebia Kafka, Max Brod, Einstein, entre outros. Já no Teatro Natural de Oklahoma, parte do livro America, todos são bem-vindos. Nessa atividade, haverá leituras de trechos de obras de Kafka e um espaço aberto à participação do público. Com Giovanna Velasco, Wolff Rothstein, Otávio Costa Filho e o quinteto “Praga de Rosas” (formado exclusivamente para essa apresentação): Diego Rodda (percussão); Guilherme Terra (piano); Fábio Carrilho (violão/guitarra); Davi Martin (contrabaixo); Luciana Himura (backing vocal)

Sarau dos Poetas da Casa
Curadoria: Maria Alice Vasconcelos
Domingo, 25, às 15 horas
O Sarau dos Poetas da Casa, organizado pela poeta Maria Alice Vasconcelos, acontece mensalmente na Casa das Rosas e conta com a participação de alunos e ex-alunos do Espaço Haroldo de Campos, que leem textos próprios e de outros autores.

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

Visite a exposição dos móveis e objetos que compunham o escritório do poeta Haroldo de Campos e assista à exibição do documentário Galáxia Haroldo, gravado no Tuca, em 2003, em homenagem ao poeta, falecido em agosto daquele ano.

VISITAS MONITORADAS 

Agendadas: mínimo de 10 pessoas
Terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas e 14 às 16 horas

INFANTIL

Contação de Histórias: GatoviraRatoviraSapoviraRei!
Com Sylvia Lohn
Domingos, 11, 18 e 25 de abril, 10h30 às 11h30
Inspirada no tema da programação de abril – a obra de Kafka – a narradora conta histórias da tradição oral universal, nas quais tudo se transforma…

TERCEIRA IDADE
Chá com histórias
Com Sylvia Lohn
Terça-feira, 13, das 15 às 17 horas
15 vagas. Inscrições na recepção
Reunião de quitutes, chás, aromas e sabores às narrativas da tradição oral universal. Em seguida, visita monitorada pela Casa das Rosas com o grupo, com duração de 30 minutos.

CASA GUILHERME DE ALMEIDA NA CASA DAS ROSAS

EVENTOS

Lançamento e recital: Flores das “Flores do Mal”, de Charles Baudelaire
Sábado, 24, às 19h30
A Editora 34, com a colaboração do museu Casa Guilherme de Almeida, lança uma nova edição da já “clássica” antologia de poemas de Charles Baudelaire organizada e traduzida pelo poeta Guilherme de Almeida. O livro Flores das “Flores do mal”, de Charles Baudelaire, bilíngue, que conta com apresentação de Marcelo Tápia e texto introdutório de Manuel Bandeira, inclui notas de Guilherme sobre os poemas e suas recriações, consideradas uma fonte de referência para o pensamento da tradução poética no país. Na ocasião do lançamento, convidados especiais e alunos dos cursos organizados pelo Centro de Estudos de Tradução Literária do museu farão a leitura de poemas integrantes do livro, em recital celebrativo.

CURSOS

Poesia narrativa – Módulo 1
Por Alípio Correia de Franca Neto
Terças-feiras, 6, 13, 20 e 27, às 19h30
O curso, ministrado em dois módulos, apresenta ao aluno alguns expoentes da poesia denominada “narrativa” e descreve seus traços principais. No primeiro módulo, serão analisados poemas de Robert Browning, Samuel T. Coleridge e Alexander Pushkin. Além de fornecer uma introdução ao universo dos autores mencionados, o curso também terá por objetivo salientar aspectos da tradução poética como uma modalidade literária.

PALESTRAS

Ritmo, Metro e Verso Livre na Poesis de Guilherme de Almeida
Por Marcelo Tápia
Sábado, 10, às 15 horas
A palestra abordará o conceito de ritmo em poesia, expresso em textos do escritor modernista, incluindo-se uma discussão de composições suas em formas fixas e em versos livres, contextualizadas no período de sua produção. Será tocado, também, o aspecto rítmico da prosa de Guilherme.

Serviço
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Telefones: (11) 3285-6986 / (11) 3288-4477
Site: www.casadasrosas-sp.org.br / Twitter: @casadasrosas

Da Casa das Rosas