Confira a programação da Agenda Cultural do Diário Oficial

Espaço Cultural Casa do Lago exibe Godard com entrada franca

sex, 25/07/2008 - 10h10 | Do Portal do Governo

CINEMA

Mostra: Continental Home Video

O gabinete do dr. Caligari. Direção de Robert Wiene (Alemanha, 1919). Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, misterioso hipnotizador chega acompanhado de sonâmbulo que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos.  Uma série de assassinatos começa a acontecer no lugarejo, levantando suspeitas sobre a dupla.

Sexta, 25, 16 horas e terça-feira, 29, 16 horas

Meu adorável vagabundo. Direção de Frank Capra (EUA, 1941). Após ser demitida, repórter publica falsa coluna sobre a intenção de suicídio de um homem em plena noite de Natal. Com a grande repercussão, precisa encontrar um homem para se passar pelo autor da carta suicida. 

Sexta, 25, 19 horas e terça-feira, 29, 19 horas

Golem. Direção de Paul Wegener (Alemanha, 1920). (Mudo.) Adaptação de uma lenda judaica, o Golem, estátua de barro trazida à vida no século 16 – para salvar os judeus da perseguição levada a cabo pelo regime tirânico de Praga – é encontrada numa velha sinagoga no século 20. A obra influenciou vários filmes de Hollywood, especialmente Frankestein.

Segunda-feira, 28, 16 horas

Interlúdio. Direção de Alfred Hitchcock (EUA, 1946). Alemã naturalizada americana é convocada por agente secreto americano para missão no Rio de Janeiro. Como espiã, terá de se infiltrar em organização nazista que vem atuando no Brasil. Para isso, deverá casar-se com líder da organização e seu antigo noivo.

Segunda-feira, 28, 19 horas

Metrópolis. Direção de Fritz Lang (Alemanha, 1927). Os trabalhadores de Metrópolis, cidade-modelo de 2026, se rebelam contra a casta dominante, que vive luxuosamente nos arranha-céus da cidade.

Quarta-feira, 30, 16 horas

A grande ilusão. Direção: Jean Renoir (França, 1937). Durante a Primeira Guerra Mundial, grupo de soldados franceses é preso na fronteira franco-alemã, em campo de segurança máxima, na Alemanha. As dificuldades levam homens antes inimigos a se unirem. Os gestos de solidariedade prevalecem sobre o conceito de nacionalidade e razões políticas.

Quarta-feira, 30, 19 horas

Intolerância. Direção de David Llewelyn Wark Griffith (EUA, 1916) (Mudo.) O filme retrata a opressão através dos tempos, em quatro histórias paralelas: A queda da Babilônia, A crucificação, O massacre da noite de São Bartolomeu e As lutas modernas entre o capital e o trabalho.

Quinta-feira, 31, 16 horas

Meu tio. Direção de Jacques Tati (França, 1956). Homem precisa driblar os desejos da irmã, de vê-lo casado e trabalhando, para realizar o que realmente quer: passear sempre com o sobrinho.  

Quinta-feira, 31, 19 horas

No tempo das diligências. Direção de John Ford (EUA, 1939).

Combates e duelos com índios são presenciados e vividos por nove pessoas que, por motivos pessoais, embarcam em perigosa viagem numa diligência.

Sexta-feira 1º, 16 horas

Uma aventura na África. Direção de John Huston (EUA, 1951). Barqueiro chegado na bebida (Humphrey Bogart) é contratado para descer o rio, na África, levando uma freira (Katherine Hepburn). A viagem termina em romance, depois de uma batalha com navios alemães.

Sexta-feira, 1º, 19 horasCinusp Paulo Emílio

Rua do Anfiteatro, 181 – Colméia Favo 4 – Cidade Universitária – São Paulo

Telefone (11) 3091-3540

Entrada francaMostra: Ditaduras na América Latina

Dois Córregos: Verdades submersas no tempo. Direção de Carlos Reichenbach (Brasil, 1999). Em 1969, ex-integrante da luta armada vive clandestinamente no sítio da irmã, na cidade de Dois Córregos, onde convive com três mulheres: a sobrinha adolescente, uma amiga, filha de militar influente, e uma jovem envolvida com capitão do Exército. Anos mais tarde, a sobrinha, já adulta, relembra o episódio e o fascínio que o tio exercia sobre ela.

Sexta-feira, 25

Ato de fé. Direção de Alexandre Rampazzo (Brasil, 2004). No auge da ditadura militar, grupo de frades dominicanos luta pela volta das liberdades democráticas no Brasil, ao lado da Ação Libertadora Nacional (ALN), organização de resistência à ditadura.

Terça-feira, 29

Salvador Allende. Direção de Patrício Guzmán (Chile /França/Espanha/México, 2004). Biografia do presidente chileno Salvador Allende, desde sua infância em Valparaíso até a trágica morte no Palácio La Moneda, cercado pelas tropas golpistas do General Pinochet.

Quarta-feira, 30

Crônica de uma fuga. Direção de Adrián Caetano (Argentina, 2006). No ano de 1977, em plena ditadura militar argentina, jogador de futebol sem nenhum envolvimento político é detido e depois de dias de sofrimento e angústia empreende fuga desesperada.

Quinta-feira, 31Memorial da América Latina – Biblioteca Victor Civita

Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – Metrô Barra Funda – São Paulo

Telefone (11) 3823-4768

Segunda a sexta-feira, às 12 e 15 horas; sábado, 12 horas

Entrada francaMostra: Jean-Luc Godard

Nossa música (França, 2004). Filme inquietante e provocativo, composto de imagens de destruição, guerras e conflitos dos tempos atuais, com cenas filmadas em Sarajevo. São três episódios intitulados; Inferno, Purgatório e Paraíso.

Segunda-feira, 28, às 12, 14 e 16 horas

Para sempre Mozart (França, Suíça/1996). Diretor planeja um filme, mas tem problemas com o elenco. Sendo assim, vai encenar peça do dramaturgo Alfred de Musset, em Sarajevo. Ele foge quando os atores começam a se envolver com a guerra e tenta então finalizar a película na qual estava trabalhando anteriormente. Entre as histórias surgem reflexões, pensamentos e idéias sobre arte, política e cinema. 

Terça-feira, 29, às 12, 14 e 16 horas

Carmen de Godard (França/1983). Grupo de jovens assaltantes planeja roubar banco, para financiar a produção de um filme. Carmen faz parte da turma de bandidos. No decorrer da história, ela acaba se envolvendo com um dos guardas que faz a segurança do banco.

Quarta-feira, 30, às 12, 14 e 16 horas

Acossado (França/1960). A história de um jovem procurado pela polícia e sua eletrizante fuga até a Itália, junto com a namorada americana.

Quinta-feira, 31, às 12, 14 e 16 horas

Viver a vida (França/1962). Uma seqüência de 12 segmentos desconectados apresenta a trajetória de uma jovem mulher entrando no mundo da prostituição em Paris.

Sexta-feira, 1º, às 12, 14 e 16 horasEspaço Cultural Casa do Lago – Unicamp

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Rua Érico Veríssimo, s/nº – Cidade Universitária – Campinas

Telefone (19) 3521-7017

Entrada franca

O trem da vida. Direção de Radu Mihaileanu (Holanda/Bélgica/França/Israel/Romênia, 1998). Europa, verão de 1941. Alertados sobre a iminente chegada dos nazistas, grupo de judeus decide comprar trem e armar falso esquema de deportação. Eles planejam chegar à Palestina, mas terão muitos desafios pela frente.

Memorial do Imigrante

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca (próximo à Estação Bresser do Metrô, Linha Leste – Oeste)

Telefone (11) 6692-7804

Sábado, 26, 14 horas

Entrada francaTEATRO

A megera domada

Uma das primeiras comédias escritas pelo dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare. Tem como tema central o casamento, a guerra dos sexos e as conquistas amorosas. Direção de Cacá Rosset.Teatro Sergio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo

Telefone (11) 3288-0136

Sextas-feiras, 21h30; sábados, 21 horas; e domingos, 19 horas

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Até 31 de agostoMÚSICA ERUDITA

Festival de Inverno de Campos do Jordão

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, regida por José Maria Florêncio, executa peças de Ludwig van Beethoven, Abertura Coriolano; Felix Mendelssohn-Bartoholdy, Sonhos de uma noite de verão, opus 61.

Sexta-feira, 25 – 21 horas – Auditório Cláudio Santoro

Sob a regência do maestro Daniel Misiuk, a Orquestra Grupo Pão de Açúcar apresenta obras de Antonio Vivaldi, Concerto para quatro violinos; Astor Piazzolla, Adiós nonino; Johann Sebastian Bach, Concerto de Brandemburgo nº 3 em sol maior, BWV 1048; Joseph Haydn, As sete palavras de Cristo na cruz; Carlos Gardel, Por una cabeza; Carlos Gomes, O burrico de pau; Gerardo Rodríguez, La comparsita; Milton Nascimento/André Mehmari, San Vicente.

Sábado, 26, 12h30, Praça do Capivari

O Concerto dos Professores do Núcleo de Música Antiga da ULM lembra George Frideric Handel, Abertura e Gavotte I e II, da ópera Tamerlano; Johann Sebastian Bach, Sonata em mi maior para violino e cravo obligatto, BWV 1016; Jean-Baptiste Loillet, Sonata em si menor para duas flautas de voz, dois traversos e continuo; Jean-Baptiste Hotteterre, Sonata la cascade de St. Cloud, para traverso e teorba; Georg Philipp Telemann, Suite Don Quixote, entre outras.

Sábado, 26, 15h30, Igreja Nossa Senhora da Saúde

Adalto Soares rege a Orquestra de Metais Lyra Tatuí nas músicas de Edu Lobo / Capinan, Ponteio*; Mike Lekrone, Avatara – Lorenzo Fernandez – Batuque*; Garoto / Vinicius de Moraes/ Chico Buarque, Gente humilde*; Cartola, As Rosas não falam*, entre outras. (*adaptações de Adalto Soares).

Sábado, 26, 16 horas, Praça do Capivari

Música de Câmara – Classe de Piano do Festival. O repertório a ser apresentado nesta data é resultado do trabalho desenvolvido por professores e alunos de piano durante o próprio Festival e será anunciado no próprio concerto.

Sábado, 26, 16h30, Palácio Boa Vista

O encerramento ocorre com a exibição dos bolsistas da Orquestra Acadêmica do Festival, regida pelo maestro alemão Kurt Masur, com trechos das óperas O escravo e O guarani, de Carlos Gomes, e a execução da Sinfonia nº 9 em ré menor, opus 125, de Ludwig van Beethoven, com versos da Ode à alegria, do poeta e filósofo alemão Johann Christoph Friedrich von Schiller, na participação do Coro da Osesp e o Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo.

Sábado, 26, 21 horas, Auditório Cláudio SantoroEndereços de exibição

Auditório Cláudio Santoro – Avenida Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Telefone (12) 3662-2334

Concha Acústica da Praça do Capivari

Capela do Palácio Boa Vista – Avenida Dr. Adhemar de Barros, 3.001 – Alto da Boa Vista – Telefone (12) 3662-1122

Igreja Santa Terezinha – Rua Thadeu Rangel Pestana, 662 – Abernéssia – Telefone (12) 3662-1740

Igreja São Benedito – Avenida Macedo Soares, s/no – Capivari – Telefone (12) 3663-1340

Igreja Nossa Senhora da Saúde – Praça Nossa Senhora da Saúde, s/no – Vila Jaguaribe – Telefone (12) 3662-2919

Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/no – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3337-5414Ingressos à venda

Os ingressos para o Festival Internacional de Inverno estão à venda no site www.ingressorapido.com.br, na Sala São Paulo, das 10 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e pelo telefone (11) 2163-2000, com valores entre R$ 10 e R$ 80, na Capela do Palácio Boa Vista e Auditório Cláudio Santoro. Também poderão ser adquiridos no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do JordãoOrquestra Sinfônica do Estado

Sob o comando do maestro John Neschling, a Osesp traz como solistas o tenor americano Anthony Dean Griffey, o barítono Sergei Leiferkus e a soprano Tatiana Pavlovskaya, ambos russos. No programa, Fantasia em fá menor, opus 18 – A tempestade, do russo Pyotr Ilich Tchaikovsky; Uma tragédia florentina, opus 16, do austríaco Alexandre Zemlinsky.

Sexta-feira, 25, 21 horas; sábado, 26, 16h30

Ingressos: de R$ 28 a R$ 98. Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública estadual pagam meia-entrada, mediante comprovaçãoO maestro Carlos Moreno rege a Osesp com o pianista Ricardo Castro na apresentação das peças Convite à dança, opus 65, de Carl Maria Von Weber / Hector Berlioz; Concerto nº 1 para piano em dó maior, opus 15, Ludwig Van Beethoven; Sinfonia nº 5, Cláudio Santoro.

Quinta-feira, 31, 21 horasSala São Paulo

Praça Julio Prestes, s/nº – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3223-3966

Ingressos: de R$ 28 a R$ 98. Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública estadual pagam meia-entrada, mediante comprovaçãoMÚSICA POPULAR

Lula Alencar e Zé Pitoco

O instrumentista pernambucano Zé Pitoco e o sanfoneiro potiguar Lula Alencar apresentam músicas ligadas ao baião, ao xaxado, ao frevo e a outros ritmos do nordeste brasileiro. No repertório de Zezinho: Assim mesmo (Luiz Americano); Nanê (Domingos Pecci); Sapeca (Jacob do Bandolin), entre outras. Na exibição de Lulinha, dentre várias, Vó Maria (Lulinha Alencar); Um xote pra Nina ninar (Lulinha Alencar); Eu e o meu (Deka Silva). Museu da Casa Brasileira

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Telefone (11) 3032-3727

Domingo, 27, 11 horas

Entrada francaSHOW

Elvis: Las Vegas Concert

A banda com 12 integrantes faz um tributo pelos 31 anos de ausência do rei do Rock´n´Roll, Elvis Presley. O jovem cover Adam Presley reproduz desde a roupa até os trejeitos do cantor no palco. No repertório, sucessos como Burning love, Heartbreak Hotel, I got a woman, Love me tender, e outras. E também clássicas como: Something, You gave me a mountain, Sweet Caroline, The wonder of you, entre outras. Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – (Metrô Marechal Deodoro) – Barra Funda – São Paulo

Telefone (11) 3667-0499

Sábado, 26, 20 horas

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)INFANTIL

Contos Caipiras

O espetáculo, com a Companhia Atos Trio, aborda temas ligados ao campo e à natureza. Viola caipira, chocalhos indígenas, chaves e garrafas pets são utilizados pelos artistas na narração de histórias de compadres e comadres, inspiradas em autores como Câmara Cascudo, Guimarães Rosa, entre outros.Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Telefone (11) 3106-3562

Dia 27, às 11 horas

Entrada francaOs Saltimbancos

O espetáculo, em comemoração aos 60 anos da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP, é uma adaptação musical de Chico Buarque de Hollanda para a fábula Os músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm. Interpretada pelos alunos da Turma 57 da EAD, a peça narra as aventuras de um burro, um gato, um cachorro e um galo, cansados de serem maltratados pelos seus donos. Os quatro bichos se unem e fogem para a cidade de Bremen em busca de liberdade.Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP

Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 215 – Cidade Universitária – São Paulo

Telefone (11) 3091-4376

Sábados e domingos, às 17 horas

Entrada franca

Até o dia 10 de agostoEXPOSIÇÃO

Refutando

O fotógrafo Edson Fragoaz consegue enxergar nas frutas semelhanças com as emoções humanas. A raiva, a angústia, o medo e a felicidade são sentimentos que o artista plástico retrata utilizando laranjas como pêndulos e tomates e goiabas com leves cortes geométricos.Espaço Cultural CPTM

Estação Brás – Praça Agente Cícero, s/nº – Brás – São Paulo

Das 4 horas à meia-noite

Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para público externo

Até o dia 30 Contemplação suspensa

O artista plástico Rubens Mano criou uma instalação para o Projeto Octógono Arte Contemporânea, atividade iniciada no museu em 2003, com o objetivo de estimular o debate sobre as artes visuais. A estrutura suspensa se completa com a exibição de um vídeo com imagens, feitas do alto, da cidade de São Paulo. Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3324-1000

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Grátis aos sábados

Até o dia 5 de outubroO olhar do colecionador

A mostra foi prorrogada e o público terá acesso a um dos mais importantes acervos da Coleção Nemirovisky. São mais de 121 peças, entre esculturas, pinturas e trabalhos em papel, de autoria de importantes artistas brasileiros e estrangeiros. As obras retratam a arte moderna no Brasil, desde o seu desenvolvimento, as relações do modernismo com o passado colonial, com os mestres europeus que revolucionaram a arte ocidental nas primeiras décadas do século 20 e com o popular.

Até o dia 3 de agostoArte concreta de rua

A argentina Nora Dobarro expõe 19 fotografias tiradas na Bahia. Algumas das imagens registram detalhes dos portões das casas.

Até o dia 17 de agostoEstação Pinacoteca

Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3337-0185

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Grátis aos sábadosA Casa Xinguana

São 46 painéis fotográficos em preto-e-branco de autoria de Milton Guran. O artista, que já realizou 27 exposições sobre a temática indígena no País e no exterior, expõe imagens de uma habitação tradicional dos povos indígenas do Parque Nacional do Xingu. Uma maquete exibe detalhes técnicos usados como solução arquitetônica. A mostra abre a 3ª edição do Projeto Casas do Brasil, implantado em 2006 no museu.Museu da Casa Brasileira

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Telefone (11) 3032-3727

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Grátis aos domingos

Até o dia 14 de setembro Arte indígena

Um ambiente à meia-luz destinado a preservar peças produzidas por índios de várias etnias – Xicrin (PA), Bororo (MT), Xingu (MT), Yanomami (AM e RR), Karajá (TO), entre outras – aguarda o público. A mostra Viagem noturna – arte indígena da Cid Collection: Preservação é organizada por especialistas em cultura indígena. Reúne 1,2 mil objetos, divididos em 11 categorias. São adornos plumários, grafismos, cerâmicas, instrumentos musicais, armas, indumentárias e objetos rituais pertencentes à Cid Collection.Memorial da América Latina

Galeria Marta Traba

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo

Telefone (11) 3823-4600

De terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas

Entrada franca

Até o dia 3 de agostoBijagós

Estão expostas 78 peças usadas em rituais e em festividades, todas recém-adquiridas pelo museu. São máscaras, adornos, estatuetas, lanças e espadas confeccionados pelos Bijagós (que significa o povo perfeito), habitantes das ilhas da costa de Guiné Bissau, região ocidental do continente Africano. Algumas obras, produzidas em madeira, fibras vegetais, tecidos e metais retratam tubarões, vacas, hipopótamos, pelicanos, entre outros animais, pintados em cores vivas. A Associação Museu Afro Brasil e a Secretaria de Estado da Cultura patrocinam a exposição.Museu Afro Brasil

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – portão 10 – Parque Ibirapuera – São Paulo

Telefone (11) 5579-0593

De terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas

Até novembro Circuito Cultural Paulista

As apresentações gratuitas de teatro, circo, música e dança continuam no interior paulista. No mês de agosto, merecem destaque os espetáculos Stagium dança Chico Buarque, com o Ballet Stagium, Tarde de palhaçadas, com a Companhia Teatral Gira e shows com os cantores Antônio Nóbrega, Marina de La Riva e Anelis Asumpção. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Cultura. A programação completa está no site www.cultura.sp.gov.br.

(M.C.)