Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Massa de ar seco inibe a formação de nuvens e o tempo ensolarado garante a rápida elevação das temperaturas

qua, 15/08/2007 - 11h49 | Do Portal do Governo

A imagem de satélite de hoje mostra uma grande área de céu claro que se estende desde a Região Norte até o Sul do Brasil. Essa massa de ar seco inibe a formação de nuvens e o tempo ensolarado garante a rápida elevação das temperaturas, proporcionando uma tarde de forte calor, especialmente nas áreas mais afastadas da costa, como é o caso dos Estados da Região Centro-Oeste e o interior de São Paulo.

Ainda na imagem de satélite observa-se maior quantidade de nuvens sobre o Rio Grande do Sul devido a presença de uma frente fria que avança lentamente e com fraca atividade em direção ao Brasil. Até a quinta-feira não há mudança no padrão do tempo e as condições atmosféricas permanecem desfavoráveis à dispersão dos poluentes no Estado de São Paulo.

Além da alta concentração de poluentes, destacam-se os baixos índices de umidade do ar no período da tarde. Já na sexta-feira, a frente fria que está no sul do País avança pela costa de São Paulo, trazendo aumento da umidade e da nebulosidade para o leste paulista, mas sem provocar chuva.  Neste fim de semana o calor diminui no litoral, na Grande São Paulo e nos Vales do Paraíba e do Ribeira.

PREVISÃO PARA 5 DIAS

Quarta (15/08): A massa de ar seco que está sobre o Estado deixa o tempo aberto nesta quarta-feira. O sol predomina desde cedo e favorece a rápida elevação das temperaturas que oscilam em torno dos 30ºC no interior paulista nesta tarde. Altas temperaturas e baixa umidade do ar são condições propícias para a propagação de queimadas.

Quinta (16/08): O tempo permanece estável em todo o Estado. Ainda faz frio nas primeiras horas da manhã, especialmente no leste paulista, mas o tempo ensolarado garante mais uma tarde de calor. Os índices de umidade relativa do ar ficam baixos no período da tarde.

Sexta (17/08): Mais um dia com tempo seco em São Paulo. O sol predomina na maior parte do Estado e as temperaturas permanecem altas. Somente na faixa leste do Estado, área que abrange o litoral, o Vale do Ribeira, a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba ocorre aumento da nebulosidade em função de uma frente fria que chega com fraca atividade e não traz chuva.

Sábado (18/08): Sol e calor na maior parte do Estado. Maior quantidade de nuvens apenas no litoral, Grande São Paulo e Vales do Paraíba e do Ribeira.

Domingo (19/08): Tempo seco no Estado, com maior quantidade de nuvens apenas na faixa litorânea, na Grande São Paulo e nos Vales do Paraíba e do Ribeira.