Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Massa de ar seco mantém o tempo estável em São Paulo com sol e temperaturas elevadas

ter, 10/07/2007 - 15h30 | Do Portal do Governo

Atualizada às 18h45

 Massa de ar seco mantém o tempo estável em São Paulo com sol e temperaturas elevadas para a época do ano. Estas condições prejudicam a dispersão de poluentes, mas favorecem a ocorrência e propagação de queimadas. Alerta-se ainda para os baixos índices de umidade relativa do ar que no período da tarde devem atingir valores críticos (abaixo de 30%), especialmente no interior.

A frente fria que se encontra no sul do Brasil atinge o litoral paulista com fraca atividade entre a quarta e a quinta-feira, aumentando a nebulosidade e provocando chuvas fracas e isoladas na faixa litorânea. Este sistema não muda o tempo no interior, mas aumenta a umidade do ar e favorece a dispersão de poluentes. Em função da maior cobertura de nuvens e dos ventos que passam a soprar do quadrante sul as temperaturas entram em declínio especialmente no centro e leste do Estado.

PREVISÃO PARA 5 DIAS

Terça (10/07): O predomínio de sol provoca mais uma tarde com temperaturas elevadas. Atenção para os índices de umidade relativa do ar que devem atingir valores inferiores a 30% no interior. No final do dia a nebulosidade aumenta ao longo da divisa com o Paraná, mas são poucas as condições de chuva.

Quarta (11/07): O dia ainda começa com sol e temperaturas em elevação, mas no decorrer da tarde a propagação da frente fria causa chuvas isoladas na faixa litorânea. Este sistema não muda o tempo no interior e causa apenas variação de nuvens, além de amenizar o calor.

Quinta (12/07): Os ventos úmidos do oceano causam muita nebulosidade, chuvas fracas e declínio das temperaturas na faixa litorânea. O interior segue com sol, variação de nuvens e temperaturas mais amenas.

Sexta (13/07): As condições de chuva diminuem e o sol retorna gradativamente para a faixa litorânea no decorrer do dia. No interior o sol volta a predominar e favorece a elevação das temperaturas.

Sábado (14/07): O sol volta a predominar em todo o Estado com temperaturas baixas na madrugada e em rápida elevação no decorrer do dia. Aos poucos retornam também os problemas com a baixa umidade relativa do ar e concentração de poluentes.