Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil traz análise do tempo atual e previsão para 5 dias

ter, 19/02/2008 - 14h59 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual

Depois de provocar chuvas fortes no domingo e a na segunda-feira, a frente fria afastou-se de São Paulo. Na imagem de satélite de hoje observa-se que a frente fria está na altura do Rio de Janeiro e é responsável pelas nuvens que cobrem também Minas Gerais.

Apesar da passagem da frente fria, as temperaturas permanecem altas e hoje foram registradas mínimas em torno de 20ºC na Grande São Paulo e em Ribeirão.

Em São Paulo o sol brilha desde as primeiras horas da manhã. Somente o leste do Estado permanece com maior quantidade de nuvens geradas pelos ventos úmidos do mar.

Nesta tarde ocorre a formação de áreas de instabilidade que provocam chuvas em forma de pancadas. Chuvas mais fortes atingem o norte e oeste paulista, onde há risco de rajadas de vento e granizo, porém, de forma isolada.

Previsão para 5 dias

Terça (19/02): O sol predomina em grande parte do Estado e as temperaturas sobem rapidamente. O calor gera áreas de instabilidade que provocam chuvas em forma de pancadas à tarde. No norte e no oeste, principalmente nas divisas com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul ocorrem chuvas mais fortes que podem vir acompanhadas de granizo e rajadas de vento.

Quarta (20/02): As nuvens se dissipam durante a madrugada e a quarta-feira começa com sol que proporciona uma tarde de forte calor. No decorrer da tarde ocorrem chuvas em forma de pancadas isoladas devido às altas temperaturas. Uma área de instabilidade proveniente do Paraná traz maior volume de chuva para as regiões de Presidente Prudente e Marília.

Quinta (21/02): Na quinta-feira uma nova frente fria chega à São Paulo e traz chuvas fortes para o Estado. Chuvas mais pesadas atingem as partes sul e oeste do Estado, área que abrange as regionais de Registro, Sorocaba e Presidente Prudente. Devido ao calor aumenta o risco de temporais com granizo, ventos fortes e descargas elétricas.

Sexta (22/02): A passagem da frente fria provoca chuvas fortes no centro e norte do Estado no decorrer do dia. Persiste o risco de temporais com granizo, ventos fortes e descargas elétricas.

Sábado (23/02): A frente fria enfraquece e o sábado fica com características de verão, com tempo ensolarado pela manhã e pancadas de chuva à tarde.

Da Defesa Civil

(L.F.)