Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil traz análise do tempo atual e previsão para cinco dias

qui, 14/02/2008 - 16h23 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual

As áreas de instabilidade que se formaram ontem sobre o interior paulista já enfraqueceram e hoje o sol voltou a brilhar em todo o Estado. São Paulo está sob a influência de uma massa de ar quente que deixa as temperaturas altas desde a madrugada. Hoje, foram registradas mínimas de 21ºC na Grande São Paulo e 24ºC em Presidente Prudente. O predomínio de sol faz a temperatura subir rapidamente e provoca uma tarde de intenso calor nesta quinta-feira.

Na imagem de satélite observa-se uma frente fria próxima à costa de São Paulo. O calor e a chegada dessa frente fria geram áreas de instabilidade que provocam chuvas a partir da tarde. As chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes, granizo e descargas elétricas e há riscos de transtornos localizados como alagamentos, quedas de árvores e destelhamento de casas.

Na sexta-feira a frente fria enfraquece e o sol volta a predominar. O fim de semana fica com temperaturas muito altas e chuvas de verão.

Previsão para 5 dias

Quinta (14/02): O tempo ensolarado faz a temperatura subir rapidamente e a tarde começa bem quente. O calor e a aproximação de uma frente fria provocam pancadas de chuva a partir desta tarde. Por conta do calor há risco de tempestades com ventos fortes, granizo e descargas elétricas.

Sexta (15/02): A frente fria enfraquece e se afasta de São Paulo. Logo pela manhã a nebulosidade diminui e o sol favorece a elevação das temperaturas, proporcionando mais um dia de calor. No fim do dia ocorrem pancadas de chuva e embora essas chuvas sejam isoladas, ainda há risco de ventos fortes e granizo por conta do forte calor.

Sábado (16/02): O sol predomina desde as primeiras horas da manhã e juntamente com a presença de uma massa de ar quente proporciona uma tarde de forte calor em todo o Estado. Os termômetros passam dos 30ºC em grande parte do Estado. No fim do dia ocorrem chuvas em forma de pancadas isoladas.

Domingo (17/02): O domingo permanece sob a influência de uma massa de ar quente que causa mais uma tarde de forte calor. Há previsão de chuvas isoladas para o fim do dia.

Segunda (18/02): As temperaturas permanecem altas e por conta do calor chove à tarde. Há risco de tempestades com ventos fortes e granizo em pontos isolados.

Da Defesa Civil

(L.F.)