Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil traz análise do tempo atual e previsão para cinco dias

qui, 07/02/2008 - 14h02 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual

A imagem de satélite mostra a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é responsável pela nebulosidade e chuvas que atingem parte da Região Sudeste. Em São Paulo o dia começou com nebulosidade e chuvas isoladas na faixa litorânea e ao longo da divisa com Minas Gerais. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens na maior parte do Estado, principalmente no interior. Entre o final da tarde e a noite as chuvas retornam na forma de pancadas.

Podem ocorrer pontos de maior intensidade com raios, rajadas de vento e potencial para queda de árvores, destelhamentos, alagamentos e inundações, principalmente na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e nas proximidades da divisa com Minas Gerais.

No fim de semana o sol volta a predominar e eleva as temperaturas, mas ainda ocorrem chuvas de verão no final das tardes.

No início da próxima semana a chegada de uma frente fria causa chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas no Estado, elevando o risco de transtornos.

Previsão para 5 dias

Quinta (07/02): O sol aparece entre nuvens e espanta a sensação de frio, especialmente no interior. Entre o final da tarde e a noite as chuvas retornam na forma de pancadas. Estas chuvas podem conter pontos de maior intensidade com raios, rajadas de vento e potencial para transtornos, principalmente na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e ao longo da divisa com Minas Gerais.

Sexta (08/02): O sol aparece no decorrer do dia, apenas com maior variação de nuvens na faixa litorânea. No período da tarde são esperadas pancadas de chuva com raios e rajadas de vento. As chuvas mais intensas com risco de transtornos devem se concentrar na faixa litorânea e ao longo da divisa com Minas Gerais.

Sábado (09/02): O sol volta a predominar a partir do interior e favorece a elevação das temperaturas. No período da tarde ocorrem chuvas de verão. Mesmo assim ainda há risco de raios, rajadas de vento e transtornos isolados.

Domingo (10/02): Sol e calor com chuvas de verão no final do dia. Entretanto a aproximação de uma frente fria causa pancadas mais intensas de chuva com raios, rajadas de vento e potencial para transtornos, especialmente no centro e sul do Estado.

Segunda (11/02): Frente fria muda o tempo no Estado, provocando chuvas generalizadas e declínio das temperaturas. Estas condições elevam o risco de alagamentos e transbordamento de rios.

Da Defesa Civil

(L.F.)