Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil traz análise do tempo atual e previsão para cinco dias

seg, 04/02/2008 - 20h00 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual

A imagem de satélite mostra uma grande banda de nuvens que vem desde o interior do Brasil até o oceano. Esta banda de nuvens é conhecida como Zacas, que é um fenômeno muito comum para esta época do ano. A passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo Estado de São Paulo ainda deixa o tempo instável e com uma grande cobertura de nuvens nas faixas leste e litorânea. Nestas regiões ainda ocorre chuva a qualquer momento e o potencial para deslizamento de terra segue elevado devido à chuva fraca e contínua que atinge a região.

No interior do Estado o sol já aparece entre nuvens e as temperaturas se encontram em elevação. Áreas de instabilidade atingem as regiões que fazem divisa com Minas Gerais e provocam pancadas de chuva rápidas e isolada neste final de tarde. No decorrer da semana o sol retorna para todas as regiões e a partir de quarta-feira as chuvas retornam para todo o Estado, especialmente nas faixas norte e divisa com Minas Gerais.

Previsão para 5 dias

Segunda (04/02): A frente fria deixa o tempo nublado e chuvoso, especialmente na faixa litorânea e proximidades da divisa com Minas Gerais. Na faixa norte do Estado o sol retorna entre nuvens e as temperaturas seguem em elevação.

Terça (05/02): O sol retorna para a maior parte do Estado, exceto na faixa litorânea onde aparece rapidamente e entre muitas nuvens no período da tarde. No decorrer do dia ocorrem chuvas rápidas na faixa leste e regiões que fazem divisa com Minas Gerais.

Quarta (06/02): O calor da tarde favorece a ocorrência de pancadas rápidas e isoladas de chuva. Podem ocorrer pontos de maior intensidade com raios, rajadas de vento e potencial para transtornos.

Quinta (07/02): Áreas de instabilidade se propagam pelo Estado e provocam chuva a partir do início de tarde. Há previsão de chuvas fortes com ocorrência de rajadas de vento e descargas elétricas. O potencial para transtornos segue elevado no Estado.

Sexta (08/02): A sexta-feira segue instável e o dia se inicia com chuva fraca no interior. O sol aparece rapidamente no período da tarde, mas as temperaturas não se elevam muito. No decorrer da tarde as chuvas retornam para todo o Estado e as chuvas mais intensas são esperadas nas regiões de Franca, Barretos, Ribeirão Preto e proximidades de Presidente Prudente. O potencial para transtornos permanece elevado em todas as regiões Paulistas.

Da Defesa Civil

(L.F.)