Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Em São Paulo, o predomínio de sol garante a rápida elevação das temperaturas

qui, 11/10/2007 - 16h00 | Do Portal do Governo

A imagem de satélite mostra que as áreas de instabilidade continuam atuando sobre o Sul do Brasil, onde é maior a quantidade de nuvens. Já os Estados das Regiões Sudeste e Centro-Oeste permanecem sob a influência de uma intensa massa de ar seco. Essa massa de ar seco inibe a formação de nuvens e deixa o tempo ensolarado desde as primeiras horas da manhã. 

Em São Paulo, o predomínio de sol garante a rápida elevação das temperaturas. Hoje, os termômetros passam dos 35ºC no interior paulista, especialmente nas cidades do centro e do oeste do Estado. Como conseqüência ocorre acentuado declínio da umidade relativa que atinge valores muito baixos no período da tarde.

Apenas no extremo sul de São Paulo ocorrem pancadas de chuva de forma isolada e de curta duração devido a propagação de áreas de instabilidade vindas do Paraná.

Há previsão de pancadas de chuva a partir do sábado com a chegada de uma frente fria que também ameniza o forte calor dos últimos dias.

PREVISÃO PARA 5 DIAS

Quinta (11/10): As temperaturas sobem rapidamente nesta quinta-feira em função do tempo ensolarado. Atenção para baixos índices de umidade relativa durante a tarde, especialmente nas cidades do oeste e norte do Estado. No fim do dia ocorrem pancadas isoladas de chuva com intensidade fraca a moderada apenas no extremo sul paulista, área que abrange as Regionais de Registro e de Sorocaba.

Sexta (12/10): Mais um dia de intenso calor e baixos índices de umidade relativa. No fim do dia ocorrem pancadas de chuva na divisa de São Paulo com o Estado do Paraná, devido a propagação de áreas de instabilidade.

Sábado (13/10): Temperaturas altas na madrugada do sábado. O sol aparece e provoca mais uma tarde de calor, mas a nebulosidade aumenta devido a aproximação de uma frente fria. Há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada no decorrer da tarde. Devido ao calor, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e granizo em pontos isolados.

Domingo (14/10): A passagem de uma frente fria provoca chuva e ameniza o calor no litoral e na Grande São Paulo. As chuvas retornam também para o interior paulista. Há risco de temporais com rajadas de vento, especialmente no norte paulista em função das altas temperaturas.

Segunda (15/10): A frente fria enfraquece, mas ainda ocorrem chuvas isoladas no Estado.