Quarta (12/09): O sol predomina em todo o Estado e favorece a rápida elevação das temperaturas, o que provoca mais uma tarde de calor e baixos índices de umidade do ar, especialmente no interior.
Quinta (13/09): O tempo segue seco e estável em todas as regiões paulistas com predomínio de sol e temperaturas elevadas no período da tarde, especialmente no interior paulista.
Sexta (14/09): Persistem as condições de sol e temperaturas elevadas no período da tarde. O tempo segue seco em todo o Estado com baixos índices de umidade do ar especialmente no interior.
Sábado (15/09): O final de semana começa com temperaturas elevadas e predomínio de sol em todo o Estado. No período da tarde a umidade relativa do ar entra em acentuado declínio e não há previsão de chuva para o final de semana.
ANÁLISE DO TEMPO ATUAL
A imagem de satélite mostra uma intensa massa de ar quente e seca sobre a maior parte do Brasil. Esta massa de ar quente e seca inibe a formação de nuvens e garante dias com grande amplitude térmica, ou seja, dias quente e noites com grande declínio da temperatura em relação aos valores atingidos no período da tarde.
Outra característica desta massa de ar é o acentuado declínio da umidade relativa do ar no período da tarde, no caso do estado de São Paulo, este declínio é ainda mais intenso nas regiões norte e oeste.
Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que devem atingir valores inferiores a 25% no norte e oeste do Estado no período da tarde. Estas condições favorecem a formação de queimadas e prejudicam a dispersão de poluentes.
Nos próximos dias não há previsão de frente frias com intensidade suficiente para mudar significativamente as condições do tempo no interior de São Paulo, sendo assim, a tendência é a permanência destas condições nos próximos 10 dias.
Da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
(S.M.)