Confira a mostra MIRADA: Latino-americanos do MAC USP no Memorial

Mostra traz seleção de 36 obras do acervo do Museu, de artistas representativos da arte brasileira e latino-americana

sáb, 06/10/2007 - 13h58 | Do Portal do Governo

No dia 4 de outubro, a Galeria Marta Traba inaugurou a exposição MIRADA: Latino-americanos do MAC USP no Memorial. Com curadoria da docente Carmen Aranha e assistência do educador Evandro Nicolau, ambos do MAC USP, a exposição trouxe ao Memorial da América Latina uma seleção de 36 obras do acervo do Museu, de artistas representativos da arte brasileira e latino-americana como Tarsila do Amaral, Nemesio Antúnez, Lygia Clark, Leonilson, Wilfredo Lam, Hélio Oiticica, Carlos Fajardo e Jesús Rafael Soto, entre outros.

Esta exposição é uma parceria entre o MAC-USP e o Memorial e coroa o encontro da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) que terminou em São Paulo justamente no dia da abertura da mostra. Não por acaso, MIRADA, como diz o texto de apresentação,  “esvela algo em comum que emerge das diferenças. Refere-se ao ato de ver. É palavra compartilhada nas línguas portuguesa e castelhana: uma observação pensada, um convite ao olhar”.

A exposição desenha um percurso da arte latino-americana desde o modernismo até a atualidade. Mais que uma mostra cronológica ou histórico-cultural do continente, MIRADA situa-se como uma exposição de artes visuais. Guiados pelo olhar, os visitantes podem se movimentar pela Galeria Marta Traba, construindo relações situadas no desdobramento de sua circularidade.

Abordando temas como a busca pela identidade, a vocação construtiva do continente e a dimensão política das obras de arte, a exposição não busca levantar ou defender uma tese sobre a arte latino-americana, mas oferecer uma edição de obras que localiza visualmente influências, rupturas, diálogos e temáticas do século XX.

Serviço

MIRADA: Latino-americanos do MAC USP no Memorial

Curadoria: Carmen Aranha e Evandro Nicolau (assistente)

Período: 5 de outubro a 20 de novembro de 2007

Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h

Local: Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba – portões 1 e 4

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Entrada franca

Telefone: (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina

(L.M.)