Confira a agenda cultural do Diário Oficial com cinema, teatro e música

Documentário no MCB e curtas na Unicamp homenageiam a semana da consciência negra

sex, 14/11/2008 - 9h22 | Do Portal do Governo

O destaque da agenda cultural do Diário Oficial é o Dia da Consciência Negra. Entre as atrações de comemoração estão o documentário no MCB e curtas na Unicamp. Anote a programação abaixo.

Sete dias em Burkina

Direção e roteiro dos músicos e pesquisadores Carlinhos Antunes e Márcio Werneck (Burkina Faso, centro-oeste africano, 2007). O documentário mostra o festival de música mais esperado do ano e um dos mais importantes da África, o Noites Atípicas de Koudougou (NAK). Retrata a trajetória de duas pessoas que fundaram instituições culturais e educativas para crianças e jovens, oferecendo estudos regulares e artísticos nas cidades de Koudougou e Bobo-Dioulasso.

Museu da Casa Brasileira

Avenida Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Telefone (11) 3032-3727

Quinta-feira, 20, 20 horas

Entrada franca

Curtas-Metragens da Semana da Consciência Negra

18 horas: Tradição e história do quilombo Galvão. Direção, Armando Fernandes. Documentário realizado em 2007, em parceria com a Rádio e Televisão Unicamp. Em imagens e depoimentos, os moradores do Galvão (quilombo localizado entre os municípios de Eldorado e Iporanga, no Estado de São Paulo) falam sobre sua história, cultura e dificuldades.

18h30: A voz da mulher quilombola. Direção de Celeste Vargas. Documentário sobre trabalhos de mulheres quilombolas e as irrisórias fontes de renda. A carência de serviços na área da educação, como o transporte para se chegar à escola, é outro aspecto abordado nas cenas.

19h30: A multiplicação de Maria. Direção de Fernando de Tacca. História de vida de moradora da periferia de Campinas, devota de São Benedito, e de sua romaria anual para o Santuário de Aparecida.

Quarta-feira, 19

Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Rua Érico Veríssimo, s/nº – Cidade Universitária – Campinas

Telefone (19) 3521-7017

Entrada franca

CINEMA

Mostra Infância e adolescência em foco

Série de filmes sobre o universo infanto-juvenil

Pro dia nascer feliz. Direção de João Jardim (Brasil, 2006). Documentário sobre situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola. Jovens de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, de diferentes estratos sociais, falam sobre suas vidas escolares, projetos e inquietações em histórias que abordam preconceito, violência e esperança.

Segunda-feira, 17, e quarta-feira, 19, 16 horas; terça-feira, 18, 19 horas

Os esquecidos. Direção de Luis Buñuel (México, 1950). Delinqüente foge do reformatório e volta a viver nas ruas com outros adolescentes, praticando pequenos roubos e delitos até que se envolve em um assassinato.

Segunda-feira, 17, e quarta-feira, 19, 19 horas; terça-feira, 18, 16 horas

Cinusp Paulo Emílio

Rua do Anfiteatro, 181 – Colméia – favo 4 – Cidade Universitária – São Paulo

Telefone (11) 3091-3540

Entrada franca

Os latino-americanos

Os documentários buscam revelar a riqueza histórica e cultural de cada país

Os colombianos tal como são. Direção de Omar Rincón (Colômbia/Brasil, 2006). Apanhado geral da vida cotidiana na Colômbia. Cidades, símbolos e pessoas são retratados.

Domingo, 16, 15 horas

Os cubanos – Breton é um bebê. Direção de Arturo Sotto (Cuba/Brasil, 2008). Anúncio de rádio convoca a população cubana a participar de documentário, contando histórias reais que tenham algo de “extraordinário, autêntico, único, maravilhoso”. A equipe de gravação viajem por toda a ilha.

Domingo, 16, 16 horas

Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo

Auditório Simón Bolívar – Sala dos Espelhos

Telefone (11) 3823-4600

Entrada franca

Ciclo cinema e literatura

Caçador de pipas. Direção de Marc Forster (EUA, 2007). Baseado no livro do afegão Khaled Hosseini, mostra a relação de amizade entre dois garotos de classes sociais diferentes, que vivem no Afeganistão e se divertem num torneio de pipas. Uma traição faz com que os amigos se separem. Vinte anos depois um deles retorna à terra natal para corrigir os erros do passado, encontrando um país devastado pelo domínio talibã.

Segunda-feira, 17, às 14, 16 e 19 horas

Amor nos tempos do cólera. Direção de Mike Newell (EUA, 2007). Épico baseado na obra de Gabriel García Márquez. Na Colômbia, poeta e telegrafista apaixona-se por jovem cujo pai luta para afastá-los.

Terça-feira, 18, às 14, 16h30 e 19 horas

Quando Nietzsche chorou. Direção de Pinchas Perry (EUA, 2006). Baseado no livro homônimo de Irvin Yalom, conta a história fictícia do encontro entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, mestre do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Nietzsche está desesperado, com tendências suicidas, depois de se apaixonar por uma amiga.

Quarta-feira, 19, às 14 e 16 horas

Política e violência

Três dias do condor. Direção de Sydney Pollack (EUA, 1975). Agente da Agência Central de Inteligência (CIA) trabalha num escritório clandestino na Nova York pós-escândalo Watergate. Um dia, ao voltar do almoço, encontra seus colegas de equipe assassinados, tendo de fugir para evitar o mesmo destino.

Cineclube Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – CDCC

Rua Nove de Julho, 1.227 – centro – São Carlos

Telefone (16) 3373-9772

Sábado, 15, 20 horas

Entrada franca

EXPOSIÇÃO

A arte da reciclagem

O fotógrafo Paulo Fridman registrou o dia-a-dia de pessoas que se dedicam ao ofício da reciclagem, coletando sobras descartadas pelos moradores da cidade.

Memorial da América Latina

Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo

Telefone (11) 3823-4600

Terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas

Entrada franca

Até 17 de dezembro

Abundante cidade – Dessemelhante Bahia

Reúne 100 imagens, em preto-e-branco, do fotógrafo baiano Voltaire Fraga (1912-2006). As fotos selecionadas fazem um registro histórico da cidade de Salvador entre as décadas de 1930 e 1960. Fraga retratou a arquitetura, os moradores da cidade e cenas da religiosidade baiana. A curadoria é de Diógenes Moura.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3324-1000

Terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Grátis aos sábados

Abertura: sábado, 15, 10 horas. Até 4 de janeiro

Quase centenário

O Jardim Botânico comemora 80 anos com programação especial que inclui mostra de fotos antigas, exposições de bromélias, orquídeas e bonsais(árvores anãs plantadas em vasos) de colecionadores de várias regiões do País.

27ª Exposição de Bonsai – sexta-feira, 14, sábado, 15, e domingo, 16, das 9 às 17 horas

104ª Exposição Nacional de Orquídeas e 28ª Mostra de Bromélias de São Paulo – quinta-feira, 20, sexta-feira, 21, sábado, 22 e domingo, 23, das 9 às 17h30

Jardim Botânico

Avenida Miguel Estéfano, 3.031 – Água Funda – São Paulo

Telefone (11) 50736300

Entrada franca

LITERATURA

Sarau chama poética

Até o final do mês, o Museu da Língua Portuguesa oferece apresentações do Sarau chama poética. São poemas recitados com apresentação musical ligada ao tema. A programação abre com Palavra de mulher. A declamação será acompanhada pela performance musical de Guca Domenico, Ronaldo Rayol, Vânia Bastos e mostra a produção poética de mulheres de épocas diferentes.

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº – centro – São Paulo

Telefone (11) 3326-0775

Sábado, 15, 15 horas

Entrada franca

Os Andrades in versos & prosa

O projeto Sarau chama poética, organizado por Fernanda Almeida Prado, reúne poetas, músicos e artistas na Casa das Rosas, mostrando a versatilidade de sua arte. Neste mês, apresentação da peça Os Andrades in versos & prosa, um mergulho na obra poética e prosaica de Carlos Drummond e Mário de Andrade. Participação especial do poeta cubano Félix Contreras. Direção de Suia Legaspe.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô – São Paulo

Telefone (11) 3285-6986

Sábado, 15, 18 horas

Entrada franca

III Mobilefest – Festival Internacional de Arte e Criatividade em Mídias Móveis

Durante três dias, o Museu da Imagem e do Som abre suas portas para novas linguagens que permitem analisar as relações entre sociedade e tecnologias móveis de comunicação (telefonia celular) em todo o mundo. O público terá acesso a instalações, performances, mostra de vídeos, exposições de fotos, seminário e workshop com especialistas da área, e prêmio de criatividade (aberto aos usuários de celular). A vasta programação segue com a Mostra Expositiva Internacional, que reúne trabalhos de artistas plásticos que se inspiraram no tema. Confira algumas das instalações em cartaz:

Zexe – concebida pelos espanhóis Antoni Abade e Eugenio Tisssello, com fotos e vídeos produzidos, nas cidades de Barcelona (Espanha) e Genebra (Suíça), por cadeirantes.

A Day Without a Mobile-Phon – As artistas estonianas Eve Arpo e Riin Kranna-Rõõs pedirão emprestado celulares de transeuntes. Durante 24 horas, os aparelhos ficarão pendurados em uma instalação interativa.

Mobile Mentory – documentário do pesquisador alemão Max Schleser será distribuído ao público, via bluetooth.

Wall of Sound, jam session mobile – organizada pelos canadenses Geoffrey Shea e Rob King, que também exploram a tecnologia bluetooth, a instalação sonora é ativada pelos celulares dos usuários/visitantes.

MINDtouch – A artista e pesquisadora canadense Camille Baker utiliza a tecnologia da telefonia móvel para capturar imagens e montar uma consciência coletiva.

MIS – Museu da Imagem e do Som

Avenida Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo

Telefone (11) 2117-4777

Entrada gratuita

A programação completa está no site www.mis.sp.org.br

De 15 a 17 de novembro, das 11 às 21 horas

TEATRO INFANTIL

O macaco juiz

O senhor Lobo sai pela floresta à procura de comida. Sente um cheiro de queijo. Dona Raposa é a primeira a achar o alimento. Um cheirou, o outro achou. De quem seria o queijo? Na dúvida, buscam o parecer do macaco, juiz da história. Disposto a tirar partido da situação, tenta enganar os dois briguentos. Com o Grupo Luz e Ribalta e direção de Gabriela Rabelo.

Auditório Cláudio Santoro

Avenida Doutor Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão

Telefone (12) 3662-2334

Domingo, 16, 11 horas

Ingressos: R$ 2 e R$ 1 (meia-entrada)

Prorrogada

Milagre, milagrim, milagrezinhozinhozinho, com a Companhia Komos de Teatro, continua em cartaz até o final do mês. O espetáculo homenageia o escritor Guimarães Rosa com breve relato da vida de Jesus quando criança. A peça, inspirada na obra Il primo miraculo, de Dario Fo, apresenta temas como a segregação racial, o abuso de poder e o racismo. A direção é de Joca Carvalho.

Centro de Preservação Cultural da USP – Casa da Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Telefone (11) 3106-3562

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Sábados, 21 horas, e domingos, 19h30

Até domingo, 30

TEATRO

Chalaça

A companhia Les Commediens Tropicales criou o espetáculo inspirado no romance O chalaça, de José Roberto Torero. A peça mostra personagens históricos do período que vai da chegada da Corte Portuguesa no Brasil até a retomada do trono português por D. Pedro I (de 1808 a 1834). Encenação: Marcio Aurélio.

Teatro Estadual de Araras Maestro Francisco Paulo Russo

Avenida Dona Renata, 401 – Jardim Santa Cruz – Araras

Telefone (19) 3541 5969

Sexta-feira, 14, 20 horas

Ingressos: Adulto R$ 5 e R$ 2,50 (meia-entrada); Infantil R$ 2 e R$ 1 (meia-entrada)

MÚSICA POPULAR

Nenê Trio

Com ritmos regionais brasileiros, como o maracatu, samba, frevo e afoxé, o Nenê Trio, com Nenê na bateria, Alberto Luccas no contrabaixo e Írio Jr. ao piano, recorre a uma composição mais sofisticada tanto na harmonia como na melodia. O espetáculo integra o projeto Música no Museu. Nesta apresentação, composições de autoria de Nenê: Um abraço pro Moisés; Meu amor na Irlanda; Pablo black belt; Uruau; Mudando de rumo, Utacaram, entre outras.

Domingo, 16, 11 horas

Entrada franca

Carlinhos Antunes Quinteto

Formado por Carlinhos Antunes (violão, viola); Rui Barossi (baixo acústico); Thomas Rohrer (rabeca e sax); Beto Angerosa (percussão); e o convidado peruano Chocolate Riveros (percussão), o quinteto homenageia a cultura afro-americana com ritmos de influência negra do Brasil e de vários países da América Latina. No programa, composições de Carlinhos Antunes e músicas populares da Argentina, Peru, Uruguai e Venezuela.

Quinta-feira, 20, 20 horas

Entrada franca

Museu da Casa Brasileira

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Telefone (11) 3032-3727

Quarteto de Sax

No projeto Terças Musicais, o quarteto, criado e liderado pelo saxofonista Diego Lisboa em companhia de Rogério Albarelli, Rodrigo Bento e Fúlvio Lucieto, reúne em seu repertório variedade de estilos que transitam do jazz tradicional ao tango. A apresentação traz no programa Na american in Paris(George Gershwin); Oblivion (Astor Piazzolla); Jazz fugue (Nelson Ayres); Pequena serenata noturna (Wolfgang Amadeus Mozart); Eu só quero um xodó (Dominguinhos e Anastácia); Golden Brown (The Stranglers); Miniature jazz suíte (Lennie Niehaus).

Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda – Metrô Marechal Deodoro – São Paulo

Telefone (11) 3667-0499

Terça-feira, 18, 12 horas

Entrada franca

MÚSICA ERUDITA

Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Com regência de Naomi Munakata, o Coro da Osesp será acompanhado pelo pianista Fernando Tomimura e pelo organista Nelson Silva. Solistas Elayne Casehr, soprano; Silvia Tessuto, contralto; Marcos Thadeu, tenor; Saulo Javan, baixo-barítono. O grupo traz a obra de inspiração religiosa Petite messe solennelle, do compositor italiano Gioacchino Rossini.

Sexta-feira, 14, 21 horas; e sábado, 15, 16h30

Ingressos: R$ 18 a R$ 40. Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública estadual pagam meia-entrada mediante comprovação

Duo e Quinteto de Cordas

O duo Daniel Binelli (bandoneón) e Polly Ferman (piano) executa programa latino-americano, baseado no tango, com obras de Daniel Binelli – Metropolis, Imágenes de Buenos Aires, Tango de los Cuadros e Preludio y Candombe; e Astor Piazzolla, Adiós, Nonino, Triunfal, Libertango, Verano porteño, Fuga y Mistério, entre outras. Participam o Quinteto de cordas, formado pelos violinistas Raul Di Renzo, Benjamín Bru Pesce e Pablo Agri, o violoncelista Patricio Villarejo e o contrabaixista Daniel Falasca.

Quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, 21 horas; sábado, 22, 16h30

Ingressos: R$ 18 a R$ 40. Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública estadual pagam meia-entrada mediante comprovação

Sala São Paulo

Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3223-3966

Concerto Jovens solistas

O maestro Marcos Sadao Shirakawa rege o concerto com músicos da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e os solistas Reginaldo do Espírito Santo Thimoteo, Thiago da Silva Stampini, Danilo Crispim Ferreira e Douglas Braga. São obras de Lars-Erik Larsson, Concertino para trombone; James Curnow, Rhapsody for euphonium; Cecile Chaminade, Concertino para flauta; Philip Sparke, The four noble truths, entre outras,

Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo

Auditório Simón Bolívar

Telefone (11) 3823-4600

Domingo, 16, 19 horas

Entrada franca

ÓPERA

Viva la Mamma

Pela primeira vez será exibida em São Paulo a ópera de Gaetano Donizetti, Viva la Mamma. Com Milena Tarasiuk, Gabriella Rossi, Márcia Costa (sopranos), Jorge Trabanco, Pedro Ometto, Jessé Vieira, Paulo Borges e André Angenendt (barítonos), Ana Lucia Benedetti e Fernanda Nagashima (mezzosoprano), Jairo Costa (baixo), Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sob regência do maestro João Mauricio Galindo e Coral Jovem do Estado de São Paulo, tendo à frente o maestro Nibaldo Araneda. A peça retrata os numerosos obstáculos encontrados por uma companhia teatral ao ensaiar novo espetáculo. Direção geral: Mauro Wrona.

Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171, Barra Funda – Metrô Marechal Deodoro – São Paulo

Telefone (11) 3667-0499

Domingo, 16, 17 horas; terça-feira, 18, quinta-feira, 20, e sábado, 22, às 20h30

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Da Agência Imprensa Oficial