Confira a Agenda Cultural do Diário Oficial

O Museu Paulista da USP promove o Programa Ludomuseu de Visitas Orientadas para Público nas Férias

sex, 11/01/2008 - 10h10 | Do Portal do Governo

Entre os destaques, está a exposição sobre o corpo humano com bonecos, a cantora alemã da bossa nova Dota Kehr e uma visita noturna ao Zoológico de São Paulo. Veja mais detalhes abaixo.

CINEMA

Mostra versátil

O Cinusp começa o ano exibindo um conjunto de bons filmes representativos de diferentes épocas e correntes culturais.

Toda nudez será castigada. Direção: Arnaldo Jabor. Brasil, 1973. Viúvo puritano se apaixona por prostituta, o que desencadeia uma tragédia em família.

Segunda-feira, dia 14, às 16 horas; terça-feira, dia 15, às 19 horas; e sexta-feira, dia 18, às 19 horas.

8 Mulheres. Direção: François Ozon. França, 2002. Após o assassinato de um homem, oito mulheres são consideradas suspeitas, sendo que uma delas é a autora do crime.

Segunda-feira, dia 14, às 19 horas; terça-feira, dia 15, às 16 horas.

Deus e o diabo na terra do sol. Direção: Glauber Rocha. Brasil, 1964. Cangaceiro e sua mulher viajam pelo sertão, após ele ter matado o patrão. Nessa jornada, cruzam com um deus negro, um diabo loiro e um temível homem.

Quarta-feira, dia 16, às 16 horas; quinta-feira, dia 17, às 19 horas; sexta-feira, dia 18, às 16 horas.

Lola. Direção: Rainer Werner Fassbinder. Alemanha Oriental, 1981. Sedutora dançarina de bordel freqüentado pelas principais figuras da sociedade conhece um respeitado funcionário público. Ela fará de tudo para conquistá-lo e ascender na sociedade.

Quarta-feira, dia 16, às 19 horas; quinta-feira, dia 17, às 16 horas.Cinusp Paulo Emílio

Rua do Anfiteatro, 181 – Colméia – Favo 4 (projeção) – Cidade Universitária – São Paulo

Telefone (11) 3091-3540

Entrada franca

São Paulo Múltipla Metrópole

Duas vezes com Helena. Direção de Mauro Farias. (Brasil, 2001). Jovem vive tórrida paixão com a esposa de seu mentor para, 25 anos depois, descobrir a verdade por trás de seu relacionamento no passado.

Uma outra cidade. Direção de Ugo Giorgetti. (Brasil, 2000). São Paulo revisitada por poetas entrelaça imagens da virada dos anos 1950 para os 1960 com os depoimentos dos membros do grupo.

Contra todos. Direção de Roberto Moreira. (Brasil, 2004). Família paulistana de classe média enfrenta problemas, como as traições do marido e da esposa e a rebeldia da filha.

Hoje (11) e dia 26

Nina. Direção de Heitor Dhalia. (Brasil, 2004). Garota com a mente fragilizada vive na agitada cidade paulistana, até se envolver em um crime.

Cabra-cega. Direção de Toni Venturi. (Brasil, 2005). Durante a ditadura militar, militante político ferido se esconde na casa de um amigo. Aos poucos a tensão se transforma em clima de desconfiança entre eles.

Cosmópolis: São Paulo dos imigrantes. Direção de Camilo Tavares, Otavio Cury e Cói Belluzzo. (Brasil, 2005). Investigação da agitada vida paulistana por meio de paralelos entre a história da cidade e os universos de alguns de seus habitantes imigrantes.

Amanhã (12) e dia 29

Prisioneiro da grade de ferro (auto-retratos). Direção de Paulo Sacramento. (Brasil, 2003). Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina.

Carandiru. Direção de Hector Babenco. (Brasil, 2003). O dia-a-dia de um médico que atende no presídio do Carandiru, convivendo com a realidade dos prisioneiros atrás das grades.

O Ano em que meus pais saíram de férias. Direção de Cao Hambúrguer. (Brasil, 2006). Os pais de um garoto inesperadamente o deixam com o avô paterno, por terem que fugir devido à repressão da ditadura militar.

Terça-feira, dia 15, e dia 30 (sessões às 10 e 14 horas).

O grande momento. Direção de Roberto Santos. (Brasil, 1958). No dia de seu casamento, filho de uma família de classe média baixa enfrenta dificuldades para obter o dinheiro necessário para os últimos preparativos.

São Paulo sociedade anônima. Direção de Luís Sérgio Person. (Brasil, 1965). A trajetória de um homem de classe média que vive na cidade de São Paulo.

O corintiano. Direção de Milton Amaral. (Brasil, 1966). Barbeiro, torcedor corintiano arranja encrencas com a família e vizinhos por causa de seu fanatismo pelo time.

Quarta-feira, dia 16.

O rei da noite. Direção de Hector Babenco. (Brasil, 1975). Homem paulistano galanteador e boêmio inicia caso amoroso com duas jovens irmãs.

Lição de amor. Direção de Eduardo Scorel. (Brasil, 1975). Na São Paulo dos anos 1920, governanta alemã é contratada para dar aulas particulares ao filho adolescente de empresário e também para dar-lhe lições de amor.

O homem que virou suco. Direção de João Batista de Andrade. (Brasil, 1980). Poeta nordestino é confundido pela polícia de São Paulo com um operário que matou seu chefe.

Quinta-feira, dia 17.Memorial da América Latina

Biblioteca Latino-americana Victor Civita

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo

Telefone (11) 3823-4600

De terça a sexta-feira; às 10, 12 e 15 horas. Sábado, às 10 e 12 horas

Nos dias 15 e 30, devido à longa duração dos filmes, sessões, às 10 e 14 horas

Entrada franca

EXPOSIÇÕES

Férias com diversão e ensinamento

A Estação Ciência leva entretenimento interativo para o público em geral, com exposições e experimentos de caráter educacional nas áreas de ciências biológicas, físicas e humanas.

O corpo humano é representado por bonecos que exibem e informam a anatomia e as funções dos órgãos vitais. A exposição fotográfica mostra o processo de formação do feto até seu nascimento.

Viagem ao interior da célula destaca a instalação cenográfica que representa uma célula humana e expõe seu funcionamento.

Parada Butantan exibe serpentes e répteis de várias espécies e ainda aquários com peixes dos Rios Amazonas, Tietê e outros.

Ciências da Terra simula em uma maquete o fenômeno dos tsunamis. O estudo de materiais da geologia, como rochas, petróleo e água, também são mostrados de maneira interativa.

Simulador de terremotos, onde o visitante tem a exata sensação de estar enfrentando o temível fenômeno natural.

Ciclo do ecolápis conta todo processo de fabricação do lápis, desde a retirada da madeira nas florestas até sua transformação.

Estação Ciência – USP

Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – São Paulo

Telefone (11) 3673-7022

De terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.

Ingressos: R$ 2,00 (isento para menores de 6 anos e maiores de 60, e para todos no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês).

Nos trilhos da arqueologia

Fotos do sítio arqueológico descoberto na região de São Miguel Paulista, durante as obras de modernização da Linha F (Brás-Calmon Viana). A mostra reúne dez painéis fotográficos com textos explicativos que ressaltam a importância da preservação de vestígios das culturas antepassadas, que contribuíram para a formação da sociedade moderna.Espaço Cultural CPTM na Estação Brás

Praça Agente Cícero, s/no – São Paulo

Diariamente, das 4 horas à meia-noite

Serviço de monitoria das 8 às 20 horas

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

Até 16 de janeiro

Fotografias de Haroldo Palo Júnior

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo de São Carlos expõe as fotografias do acervo de Haroldo Palo Júnior, um dos maiores e mais experientes documentaristas da natureza do Brasil, durante 25 anos de trabalho em centenas de expedições pelo Brasil e Antártida.Instituto de Química da USP de São Carlos

Avenida Trabalhador São-carlense, 400 – São Carlos – São Paulo

Telefone (16) 3373-8036

De segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas

Entrada franca

Até o dia 25

Programa Ação Cultural do Metrô

Mostras de aquarelas, serigrafias, fotografias e quadrinhos são destaques nas estações do Metrô. Grátis para usuários do trem. Para quem quiser apenas visitar as exposições, o custo é o mesmo do bilhete unitário.Operários das artes

História em quadrinhos, ilustração e computação gráfica compõem a mostra que traz uma visão abrangente dos diversos tipos de expressões artísticas.

Estação Paraíso

Até o dia 31Rupestres

Serigrafias do artista plástico Siron Franco, a partir das pinturas rupestres da Serra da Capivara e de outras regiões do Brasil.

Estação Santa Cecília

Até o dia 31Mestre Jorge

Esculturas de Jorge Brandão Coutinho trabalhadas em madeira documentam a vida do povo brasileiro em seus afazeres diários e momentos de lazer.

Estação Sé

Até o dia 31Abrigos do Patrimônio Histórico de Energia e Saneamento

Painéis com imagens do início do século 20 mostram o papel da energia elétrica e do saneamento no processo de crescimento industrial e urbano do Estado de São Paulo.

Estação Sé

Até o dia 31Hábitos saudáveis de vida combatem a obesidade

Resultado de pesquisas realizadas pelo corpo técnico do Hospital das Clínicas, cujo objetivo é alertar para os riscos da obesidade e mostrar como hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir e melhorar a qualidade de vida.

Estação Corinthians-Itaquera

Até o dia 31Ipiranga: o bairro do grito!

A mostra conta a história do bairro do Ipiranga, a partir das trilhas dos índios – hoje caminho do mar – até a sua transformação a partir dos anos 1960.

Estação Alto do Ipiranga

Até o dia 31

Valha-me São Paulo

Aquarelas de Eliardo França, pintor e ilustrador, que retratam figuras humanas.

Estação Alto do Ipiranga

Até o dia 31Refrutando

Ensaio fotográfico de Edson Fragoaz conjuga emoções humanas e natureza.

Estação Imigrantes

Até o dia 31Piratas do Tietê: a saga

Antologia da obra do cartunista Laerte, um dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais. Temas como o jacaré do Tietê e o desenvolvimento tecnológico das marginais.

Estação Vila Madalena

Até o dia 31O Guarany

Conjunto de serigrafias de Carlos Scliar inspirada na ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

Estação Capão Redondo

Até o dia 30A cidade e seus bairros: Santo Amaro

Mostra conta a história do bairro desde sua origem aos dias atuais.

Estação Largo Treze

Até o dia 30Pax et panis

Fotografias retratam a história do pão e seu significado associado à paz.

Estação Tucuruvi

Até o dia 31Machado de Assis

Um dos maiores autores da literatura de língua portuguesa, cuja obra abrange, praticamente, todos os gêneros literários.

Estação Tatuapé

Até o dia 31Ignácio de Loyola Brandão

Mostra dos 27 livros do autor, entre romances, contos, crônicas e viagens.

Estação Clínicas

Até o dia 31Mario Quintana

O poeta revela, por meio de seu trabalho, a visão lírica da aventura humana.

Estação Luz

Até o dia 31Cora Coralina

Mostra em homenagem à obra literária da poeta e escritora.

Estação Jardim: São Paulo

Até o dia 31Õyvind Fahlstrõm

Criado na Suécia, o artista brasileiro exibe gravuras importantes em que mapas imaginários, com forte influência da pop arte, induzem à reflexão sobre problemas sociais.Estação Pinacoteca

Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo

Telefone (11) 3337-0185

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). Sábado: grátis

Até 24 de fevereiroStreet Art – do graffiti à pintura

Obras inéditas compostas por 60 trabalhos sobre tela ou madeira de dez artistas grafiteiros italianos e dez brasileiros. Curadoria do brasileiro Fábio Magalhães e do italiano Vittorio Sgarbi.Museu de Arte Contemporânea da USP

Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3o piso – Parque Ibirapuera – São Paulo (prédio da Bienal)

Telefone (11) 5573-9932

Terça-feira a domingo, das 10 às 19 horas

Entrada franca

Até 9 de março

MÚSICA

Dota de Berlin

A cantora alemã da bossa nova Dota Kehr apresenta show acústico com composições em alemão de sua autoria, acompanhada de sua banda. No repertório estão Ein tag; Gut genug, Mond e músicas em português de Danilo Guilherme (Esquecer o tempo, Linda donzela e Eu sei), e Chico César (Migalheiro e Do além e a versão em alemão de À primeira vista).Estação Trianon-Masp

Dia 16, às 18 horas

Grátis

MUSEUS

Programa Ludomuseu de Visitas Orientadas

O Museu Paulista da USP promove o Programa Ludomuseu de Visitas Orientadas para Público nas Férias, destinado a crianças, jovens e adultos. O público mirim interage com o museu por meio de exercícios de leitura de diversas imagens do cotidiano da cidade de São Paulo do século 19 e início do século 20. Os jovens e adultos participam da dinâmica de criação de um museu fictício. Essa atividade tem por objetivo preparar o olhar dos visitantes às salas onde conhecerão os materiais com os quais montaram a história. Está exposta ainda a mostra Imagens recriam a história, que aborda a questão das pinturas históricas. O programa especial do museu acontece nos dias 17, na parte da manhã para crianças entre 5 e 7 anos e à tarde, para os de 7 a 12 anos. Dia 18, as visitas ocorrem para jovens e adultos. No dia 23, a visita com a criação de história, é destinada a famílias (adultos e crianças a partir de seis anos).Museu Paulista da USP

Parque da Independência, s/no – Ipiranga – São Paulo

Telefone (11) 6165-8000

Visitação: de quarta-feira a domingo, das 9 às 16h45

Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (estudantes). Grátis para crianças até 6 anos, adultos com mais de 60 anos ou pessoas com deficiência. No 1o e 3o domingos de cada mês a entrada é franca.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 6165-8006.

Colorir nas férias

Com objetivo lúdico e educativo, a programação reúne, na área de exposições temporárias, painéis com desenhos de silhuetas de animais e espécies vegetais para que os visitantes pintem os desenhos com giz de cera. Entre muitos elementos estão o lobo guará, cobra cascavel, jacaré, anta, caramujo, peixe tucumaré, grilo, cenários da mata atlântica e da caatinga.

A exposição, de longa duração, apresenta o modelo construído de filhote de mastodonte, espécie extinta há 10 mil anos.

Museu de Zoologia da USP

Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo

Telefone (11) 6165-8100

De terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas.

Ingressos: R$ 2,00 e meia-entrada para estudantes. Grátis para escolas públicas agendadas, visitantes menores de 6 anos e acima de 60 anos.

PASSEIO

Passeio noturno

Os participantes podem observar os hábitos noturnos dos felinos em geral, jacarés, hipopótamos, gambás, morcegos que passeiam livremente pelo parque. O visitante pode ver de perto uma serpente, aprender sobre suas curiosidades, mitos e lendas, sempre monitorados por biólogos do Zoológico.Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Avenida Miguel Stéfano, 4.241 – Água Funda – São Paulo

Telefone (11) 5073-0811

Horário: das 19 às 22h30

Preço: R$ 60,00 por pessoa. Crianças de 5 a 10 anos pagam R$ 40,00. Incluso o estacionamento e o bufê no final do passeio. As datas são preestabelecidas e ocorrem às sextas-feiras, a partir das 18h45.

Inscrição pelo telefone (11) 5073-0811, ramais 2128 ou 2141.

Próximo passeio será no dia 18.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)