Confira a agenda cultural desta semana

Destaque para as comemorações sobre os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22

sex, 10/02/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

Semanalmente, o Portal do Governo do Estado e a Agência Diário Oficial preparam uma matéria especial com diversas opções para o final de semana. Entre outros destaques que você pode conferir, vale a visita ao Memorial da América Latina, que está temporariamente abrigando os painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari. É a primeira vez que as obras são expostas para o público brasileiro.

Em cada dia da próxima semana, uma série de eventos comemora um dos movimentos revolucionários mais marcantes do mundo artístico e literário: a Semana de Arte Moderna de 22. Pintura e escultura, poesia, literatura e música estão entre os temas apresentados. Veja abaixo a programação completa.

Semana de Arte Moderna de 22

Alguns eventos comemoram o aniversário de um dos movimentos revolucionários mais marcantes do mundo artístico e literário. A Semana de Arte Moderna ocor­­­­reu no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. E cada dia da semana foi dedicado a um tema respectivamente: pintura e escultura, poesia, literatura e música. Participaram nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros.

Semana de Arte Moderna: 90 anos depois
Para comemorar os 90 anos de um dos movimentos culturais mais importantes de nossa história, Semana de 22, no próximo dia 13, a Casa das Rosas apresenta sarau com música, poesia e arte, além de convidados especiais, em homenagem aos nomes consagrados do modernismo brasileiro como Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e demais poetas. Apresentação de Fernanda de Almeida Prado.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3285-6986
Quinta-feira, 16, 20h
Entrada franca. Classificação: livre

Encontro Peripatético
O museu Casa Guilherme de Almeida realiza passeio ao acervo de arte moderna com visitação temática pelo interior da residência do poeta. No percurso, serão abordados aspectos relevantes desse momento da trajetória das vanguardas no Brasil. Haverá, também, palestra e recital.

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187 – Pacaembu – São Paulo
Telefone (11) 3673-1883
Amanhã, das 10h às 15h; terça, 14, a sexta-feira, 18, às 14h30 e às 16h; palestra Guilherme de Almeida e os anúncios da Klaxon: terça-feira, 14, às 19h; recital Música e Poesia Modernista: quarta-feira, 15, às 19h
Entrada franca
Classificação: livre

Oswald de Andrade: o culpado de tudo
Mostra em homenagem ao escritor paulistano conta vida e a obra de um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna, de 1922, que também foi militante comunista e mudou o rumo da cultura nacional. A trajetória de Oswald é contada em três dimensões de leitura: poética, histórico-biográfica e filosófica, por meio de painéis explicativos, vídeos e frases de sua autoria, escritas nos banheiros do museu. Um dos destaques é o painel de Laura Vinci, com várias notas de cruzeiro manchadas, representando a crise econômica de 1929, quando o escritor perdeu sua fortuna. Curadoria de José Miguel Wisnik. Projeto expográfico de Pedro Mendes da Rocha.

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – São Pulo
Telefone (11) 3326-0775
Terça-feira a domingo e feriado, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)
Entrada franca aos sábados
Classificação: livre
Até 26 de fevereiro

Macunaíma e os 90 Anos da Semana de Arte Moderna
Documentos, peças históricas e artesanatos representam os personagens do livro Macunaíma (herói sem nenhum caráter, índio que representa o povo brasileiro), de Mário de Andrade (1893 – 1945), um dos fundadores do modernismo e principal organizador da Semana de 1922. O acervo faz parte do Centro Cultural Professor Waldemar Saffioti, na cidade de Araraquara, interior paulista, casa em que o escritor morou quando escreveu a obra. A exposição se divide em três segmentos: indígena, com o nascimento de Macunaíma e artefatos característicos; religioso, dividido entre o catolicismo e o candomblé; e regionalista, peças que representam as festas típicas, como o Boi-Bumbá, as crenças e ditos populares. Curadoria do professor da Faculdade de Ciências e Letras, Luiz Antonio Amaral, e da bolsista Maria Luiza Câmara de Camargo.

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 – Vale do Anhangabaú – centro – São Paulo
Telefone (11) 5627-0233
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada franca
Classificação: livre
Até o dia 17

Paulo Prado, a Oligarquia Cafeeira na Semana de Arte Moderna
Mostra com painéis abordam a relação do café com os artistas do modernismo. A exposição trata da figura de Paulo Prado (1869-1943), personalidade importante da oligarquia cafeeira paulistana e patrocinador de Semana de Arte Moderna.

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – centro – Santos
Telefone (13) 3213-1750
Segunda a sextas-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Sábado, domingo e feriado, das 12h às 17h
Entrada franca
Classificação: livre
Até o dia 25

Mário de Andrade, o Modernista de São Paulo
Pinturas, objetos, imagens e textos com o tema voltado ao evento.

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo
Telefone (11) 3320-8940
Terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada franca. Classificação: livre
Até abril

GUERRA E PAZ
Seja bem-vinda!

O que parecia quase impossível tornou-se uma feliz realidade para os brasileiros. Pela primeira vez é exposta no País uma das mais importantes e monumentais obras do artista plástico, natural de Brodowski, Cândido Portinari (1903-1962) – Guerra e paz. Os dois murais foram produzidos entre 1952 e 1956, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, encomendados pelo governo brasileiro como doação à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, sendo vistos, por questão de segurança, somente por pessoas que tenham acesso ao local.

Enquanto as instalações da ONU passam por reformas até 2013, as obras foram trazidas para o Brasil, por iniciativa do Projeto Portinari, mais precisamente na cidade carioca, em 2010, onde passaram por restauração. A inauguração dos gigantescos painéis em São Paulo ocorreu na Sala dos Atos, no Memorial da América Latina, na última segunda-feira, 6, em homenagem ao cinquentenário da morte do pintor. Com cores intensas pintadas sobre placas de madeira com 2,20 m de altura por 5 m de comprimento cada, os quadros estão expostos lado a lado, num diálogo de repúdio à violência, e a esperança em busca da paz. A mostra inclui audiovisuais e documentários sobre a vida e a obra do pintor. Depois de São Paulo, os painéis percorrerão a Rússia, China, Índia e África do Sul, além da cidade de Oslo, na Noruega (por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 2012), antes de retornarem aos Estados Unidos.

Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca
Classificação: livre. Até 21 de abril

Aniversário cultural tem peça teatral

São 25 anos de atividades culturais e educacionais que atraem adultos e crianças. A Oficina Cultural Oswald de Andrade foi a primeira implantada em um projeto que soma 22 oficinas espalhadas por todo o Estado. Para festejar o aniversário, o projeto Oswald Convida exibe a peça O Idiota (foto), uma novela teatral, baseada na obra do escritor russo Fiódor Mikhailovich Dostoievski. A montagem é apresentada em três récitas de aproximadamente sete horas de duração cada uma, incluindo-se dois intervalos. A direção é de Cibele Forjaz e a adaptação do romance é de Aury Porto com a colaboração de Vadim Nikitin e Luah Guimarãez. O espetáculo conta a história de Michkin, um príncipe russo que, durante uma viagem à Suíça, conhece Ragojan, personagem que acaba de ganhar uma generosa herança do pai. Com ela, o rapaz pretende conquistar Natássia, afilhada e amante de um milionário. Enquanto Ragojan é apaixonado por Natássia, ela é fascinada por Michkin, que por sua vez corresponde à moça. É a partir deste triângulo amoroso que se forma a trama. Para compor o elenco, a Mundana Companhia juntou atores do Teatro Oficina, Teatro da Vertigem, Cia. Livre e Companhia da Mentira. Formam o grupo mundano Aury Porto, Fredy Allan, Luah Guimarãez, Lúcia Romano e outros. Vale a pena conferir.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone (11) 3361-4976
Sábado, domingo e segunda-feira, 18h
Entrada franca. Os convites serão distribuídos às sextas-feiras que antecedem os espetáculos da semana, a partir das 18h30. Classificação: 14 anos
Até 19 de março

Mostra Distopia – futuro incerto
Fuga no século 23. Direção de Michael Anderson (EUA, 1976). No século 23, uma sociedade é governada por um computador central que cuida de todos os aspectos da vida das pessoas, inclusive a reprodução. Mas a população não pode passar dos trinta anos (foto). Com Michael York, Jenny Agutter, Peter Ustinov, Farrah Fawcett.
Segunda-feira, 13, 16h
Classificação: 12 anos

Battlestar Gallactica – 33. Direção de Michael Rymer (EUA, 2004). A população da nave Gallactica está sem dormir, em estado de alerta há mais de 130 horas, e é obrigada a efetuar Saltos FTL de 33 em 33 minutos para escapar de Cylons, depois de uma fuga. Com Edward James Olmos, Mary Mcdonnell, James Callis.
Segunda-feira, 13, 19h
Classificação: 12 anos

O exterminador do futuro 2. Direção de James Cameron (EUA, 1991). Menino é destinado a ser líder, mas vive infeliz com seus pais adotivos. Um androide vem do futuro para protegê-lo, mas outro mais avançado e que pode assumir a forma que desejar também surge do futuro com a intenção de matar a criança. Com Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong, Robert Patrick.
Terça-feira, 14, 16h
Classificação: 14 anos

Planeta dos macacos. Direção de Franklin J. Schaffner (EUA, 1997). Grupo de astronautas viaja em estado de hibernação por séculos. Ao acordarem, se encontram em um planeta dominado por macacos geneticamente modificados, no qual os humanos são tratados como escravos. Com Charlton Heston, Roddy McDowall, Linda Harrison, Kim Hunter, Maurice Evans.
Terça-feira, 14, 19h
Classificação: 12 anos

O grande caos. Direção de Alexander Kluge (Alemanha, 1971). No primeiro século do terceiro milênio começa uma guerra na Via Láctea entre governos, gigantes da indústria e piratas do espaço sideral. Por todos os lados, formam-se sociedades monopolistas. Com Vinzenz, Maria Sterr, Hannelore Hoger, Hark Bohm.
Quarta-feira, 15, 16h
Classificação: 12 anos

Cidade das sombras. Direção de Alex Proyas (EUA, 1998). Uma cidade em que sempre é noite. John Murdoch perde a memória e é o principal suspeito de assassinatos brutais. Passa a ser perseguido por um inspetor, mas conta com a ajuda de um médico para compreender o que se passa. Com Rufus Sewell, Kiefer Sutherland, Jennifer Connelly, Richard O’Brien.
Quarta, 15, 19 horas; sexta-feira, 17, 16h
Classificação 14 anos

O mundo por um fio. Direção de Rainer Werner Fassbinder (Alemanha, 1973). Fred Stiller é um engenheiro informático que vive em um mundo artificial e desvenda uma conspiração global, pondo em dú vida sua própria realidade. Com Klaus Löwitsch, Barbara Valentin, Mascha Rabben, Karl Heinz Vosgerau.
Quinta-feira, 16, 19h
Classificação: 12 anos

Gattaca – Experiência genética. Direção de Andrew Niccol (EUA, 1997). No futuro, os seres humanos serão criados geneticamente em laboratórios, e as pessoas concebidas naturalmente serão consideradas inválidas. O inválido Vincent Freeman esconde sua identidade e consegue lugar de destaque em uma corporação, mas um crime misterioso pode expor seus segredos. Com Ethan Hawke, Uma Thurman, Gore Vidal.
Sexta-feira, 17, 19h
Classificação: 14 anos

Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 4 – Cidade Universitária – São Paulo
Telefone (11) 3091-3364
Entrada franca

Mostra O Cinema antigo
As aventuras de Robin Hood. Direção de Michael Curtiz (EUA, 1938). No século 12, o Rei da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão, é sequestrado ao retornar das cruzadas. Com isso, o príncipe John tenta tomar seu trono, favorecendo os normandos invasores em detrimento dos saxões. Contra essa situação, o nobre Robin de Locksley, defensor dos fracos e oprimidos, entra em conflito com as autoridades e vê-se obrigado a agir como um fora da lei. Passa a roubar dos ricos para dar aos pobres, tornando-se uma lenda. Com Ian Hunter, Claude Rains, Errol Flynn, Olivia de Havilland e Basil Rathbone.

Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – CDCC
Rua Nove de Julho, 1.227 – centro – São Carlos
Telefone (16) 3373-9772
Amanhã, 20h
Entrada franca. Classificação: 12 anos

A plenos pulmões
Sarau aberto a todos os interessados por poesias e que pretendem declamá-las em público. Apresentação de Marco Pezão.
Amanhã, 19h. Inscrições começam uma hora antes do sarau

Feira de troca de livros infantis e adultos
Livros, gibis e brinquedos em bom estado podem ser trocados por outros. Não vale livro didático.
Domingo, 12, 13h

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3285-6986. Entrada franca. Classificação: livre

Encontros para reflexão
A trajetória do aprendiz em sua relação com o mestre: objetivos, diretrizes, procedimentos. Com Cuca Bolaffi, Vinícius Torres Machado, Thiago Antunes e Pedro Mantovanni.
Terça-feira, 14, às 20h30
Classificação: 14 anos

Clara em neve
Mulher com a doença de Alzheimer recebe amigos para uma festa de aniversário. Deste encontro decorre a ação da peça. Orientação de Luiz Fernando Marques (Lubi). Atriz criadora: Mari Nogueira. Direção e dramaturgia de Daniel Viana.
Quarta e quinta-feira, 21h
Classificação: 14 anos
Até 1º de março

Teatro da Universidade de São Paulo – Tusp
Rua Maria Antônia, 294 – Consolação – São Paulo
Telefone (11) 3123-5233
Entrada franca

Visita noturna ao museu
Neste mês, o Museu da Casa Brasileira abre suas portas a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, para visitação noturna de suas instalações. São realizados percursos guiados pelo acervo da instituição que expõe exemplares do mobiliário dos séculos 17 ao 21. O público também poderá conferir a mostra temporária Ameaçados – lugares em risco no século 21, do fotógrafo Érico Hiller, com 45 imagens inéditas que registram ambientes do planeta ameaçados pela ação do homem. O museu atende também grupos agendados de escolas, ONGs e empresas.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Quarta-feira, 15 e 29, a partir das 18h (dia 22 não haverá visitação por conta da quarta-feira de cinzas)
Agende-se: (11) 3032-2499 – agendamento@mcb.org.br
Entrada franca
Classificação: livre

Quinteto Café Tango
O grupo formado por Pedro Assad (piano), Eduardo Guimarães (sanfona), Gustavo Mazon (contrabaixo), Diego Beirão (guitarra elétrica) e Alfredo Rezende (violino) apresenta show promovido pelo programa Cultura Livre SP. Com a proposta de executar obras do renomado músico e compositor argentino Astor Piazzolla, o quinteto toca Primavera porteña – Tango novo (1970); Milonga del Angel – Milonga (1984); Otoño porteño – Tango novo (1969); Michelangelo 70 – Tango novo (1969); Invierno porteño – Tango novo (1970), entre outras.

Parque Villa Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros – São Paulo
Telefone (11) 3023-0316
Amanhã, 12h
Entrada franca
Classificação: livre

Carnaval da Garoa
O grupo do Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga apresenta o tradicional carnaval brasileiro de rua da Vila Madalena, com obras do samba paulista passando por marchinhas, samba de quadra e de enredos, na valorização de seus compositores. No programa, obras autorais dos integrantes da Ala de Compositores do Kolombolo e de grandes sambistas da Pauliceia, como Zeca da Casa Verde, Geraldo Filme, Paulo Vanzolini, Adoniran Barbosa, nas canções Hino do Kolombolo, Vila Esperança, Silêncio no Bexiga, Volta por cima, entre outras.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Domingo, 12, 11h
Entrada franca
Classificação: livre

Semana Darwin
Diversas atividades relacionadas à Teoria da Evolução fazem parte da programação, amanhã e domingo, em celebração ao aniversário do cientista naturalista britânico Charles Robert Darwin (1809-1882), 12 de fevereiro. Serão exibidos cerca de 20 filmes e documentários durante a Mostra VerCiência evolução e biodiversidade, às 10h e 11h. A exposição temporária Darwin: Evolução para todos é composta de painéis, animais conservados e exemplos de espécies coletadas por ele em sua passagem pelo Brasil como besouros, répteis e peixes. Em cartaz até 4 de março. Às 16h, o teatro de bonecos exibe a peça Darwin e a bicharada, com o Grupo CienciAção. O cientista aparece ao público para contar sobre sua infância, adolescência e viagens ao redor do mundo. Também neste final de semana, das 10h às 16h, nas oficinas de Origamis de Darwin, Proibido não tocar, Pinte o bicho! e Tentilhões de Darwin, a criançada cria dinossauros, borboletas e outros seres vivos; toca e manuseia réplicas de fósseis; pinta desenhos de animais e trabalha com diversos tipos de semente para entender a mutação do bico dos pássaros ao longo do tempo. Para os estudantes de ensino médio e universitários serão promovidos talk shows com debate sobre os temas Darwin e o impacto da Teoria da Evolução com Mario de Pinna, professor do Museu de Zoologia da USP, e Darwin, evolução e comportamento, às 14h. O evento do Catavento Cultural tem parceria com o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e com a Vídeo Ciência.

Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, centro – São Paulo
Telefone (11) 3315-0051
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)
Classificação: 6 anos

Grupo Tiquequê
O quarteto formado pelas primas Isabel e Diana Tatit e pelos instrumentistas Ângelo Mundy e Wem apresenta uma mistura de linguagens que une música, dança e narração de histórias encenadas. O grupo reinterpreta clássicos das canções do passado, como as cantigas de roda, e novas composições próprias e de artistas contemporâneos. No espetáculo, são utilizados diversos recursos musicais como a percussão corporal e objetos do cotidiano (latinhas, plásticos, caixinhas).

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo
Telefone (11) 2089-0800
Amanhã, 16h
Entrada franca
Retirada das senhas uma hora antes da apresentação
Classificação: livre

Da Agência Imprensa Oficial e do Portal do Governo do Estado