Confira a agenda cultural da semana no Estado

Os destaques vão para atração musical e mostras de cinema

sex, 10/06/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Toda sexta-feira, o Portal do Governo do Estado de São Paulo prepara uma programação cultural com várias opções para aproveitar o final de semana. O destaque fica por conta da atração musical Mostra Conexões Sonoras, no MIS, e tem ainda diversos espetáculos, mostra de cinema italiano e exposições que vão desde cartazes do cinema brasileiro até arte sacra. Confira as novidades da próxima semana:
 
MIS oferece atrações musicais até domingo
 
Uma atração musical diferente. O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta a 2ª edição da Mostra Conexões Sonoras, centrada na integração da música experimental, na tecnologia e em outras práticas artísticas. O evento vai até domingo (12) com exibição de cinco obras inéditas de doze jovens artistas de formações e carreiras distintas, e conta com instalações sonoras, videopoema, dança, multimídia, teatro musical e poesia. Todas as atividades são gratuitas e visa a reforçar a interação com o público por meio da internet e de mesas-redondas. Hoje (10), às 20 horas, apresentação do coletivo Sociedade Baderna de Teatro e Outros Atentados com a performance musical DeCapitu e leitura da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, com experimentação vocal de duas atrizes numa produção de estudo dramático-musical. Amanhã (11), no mesmo horário, o Coletivo Andreia Yonashiro, Henrique Iwao, Marcelo Muniz & Mário Del Nunzio apresenta a obra Trio, constituída por três camadas sobrepostas, sendo a primeira próxima da noção de obra musical; a segunda, de arte cinética/performance; e, a terceira, de obra de dança. No encerramento, domingo (12), durante todo o dia tem exibição do espetáculo Ovo, de Felipe Ribeiro, no qual os participantes trocam seus processos criativos entre si e o público, com a intenção de criar uma poética de escutas corporais e subjetivas, analógicas e digitais. A mostra tem o apoio do Governo de São Paulo, com a ajuda do Programa de Ação Cultural 2011 (Proac). Curadoria de Lilian Campesato. Mais informações pelo site www.ibrasotope.com.br/conexoes2/. Enfim, uma programação que estabelece intercâmbio do universo musical com as demais criações artísticas e a plateia em geral. Vale a pena arriscar!
 
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Telefone (11) 2117-4777
Sexta-feira (10), sábado (11), das 12 às 22 horas; domingo (12), das 11 às 21 horas
Entrada franca. Classificação: livre
 
Cinema
Mostra Commedia all’italiana

Eternos desconhecidos. Direção de Mario Monicelli (Itália, 1958). Ex-boxeador, cansado de viver de pequenos golpes, resolve fazer assalto perfeito. Sua quadrilha é formada por um fotógrafo sem câmara, um ladrão aposentado, um ex-jóquei e um siciliano. O plano parece infalível, mas nada acontece do jeito que o bando imagina. Com Vittorio Gassman, Macerllo Mastroianni, Claudia Cardinale. Classificação: 12 anos
Segunda (13), quarta (15), 16 horas; terça-feira (14), 19 horas
 
A grande guerra. Direção de Mario Monicelli (Itália, 1959). Dois jovens são convocados a se alistar no exército, para lutar na Primeira Guerra Mundial. Ambos fazem de tudo para escapar dessa obrigação. Com Alberto Sordi, Vittorio Gassman. Classificação: 16 anos
Segunda (13), quinta (16), 19 horas; sexta-feira (17), 16 horas
 
Meus caros amigos 3. Direção de Nanni Loy (Itália, 1985). Na terceira parte da série, um dos componentes de grupo de amigos é hospitalizado em clínica geriátrica, lugar em que os hóspedes se divertem com o humor do quarteto. Com Ugo Tognazzi, Adolfo Celi, Gastone Moschin, Duílio Del Prete. Classificação: 14 anos
Terça (14), quinta (16), às 16 horas; quarta (15), sexta-feira (17), às 19 horas
 
Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 4 – Cidade Universitária – São Paulo
Telefone (11) 3091-3364
Entrada franca
 
Mostra 90 em filmes
Programação paralela à exposição 90 em Folha – Imagens do Brasil Moderno.
Noites de Cabíria. Direção de Federico Fellini (Itália/França, 1957). História de uma prostituta de Roma que sonha em se casar e deixar a vida que leva, mas é obrigada a viver na marginalidade na qual sofre constantes desilusões. Com Giulietta Masina e François Périer.
 
Museu da Imagem e do Som – MIS
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Telefone (11) 2117-4777
Quinta-feira (16), 19 horas
Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50 (meia-entrada). Classificação: 16 anos
 
Mostra Memorial + TAL
Documentários latino-americanos em parceria com a Televisão América Latina.
Piel Morena. Produção Vive TV (Venezuela, 2005; 25min). Grupo de dança experimental promove e difunde os bailes folclóricos de origem afro-caribenha na região de Barlovento. O programa acompanha os ensaios e conversa com seus integrantes.
Sábado (11), 15 horas
Espadas, oro y altares. Direção de Julio Bertolotti (Argentina, 2008; 25min). Revisão da pintura do período barroco na América Latina. As escolas pictóricas com características próprias que surgem nos séculos 17 e 18 no Equador, Peru e Bolívia.
Sábado (11), 15 horas
Los ecuatorianos – Este maldito país. Direção de Juan Martín Cueva (Equador/Brasil, 2008; 54min). Músicos, agricultores, antropólogos e pescadores fazem uma reflexão em várias vozes sobre a identidade equatoriana.
Sábado (11), 16h30
Música romântica. Produzido pelo Canal U (Colômbia, 25min).
Domingo (12), 15 horas
Músicas y jóvenes en la ciudad. Direção de Mariana Loterszpil (Argentina, 2003; 30min).
Domingo (12), 15 horas
La casa está abierta. Produção Fuete Producciones (República Dominicana, 2001; 16min).
Domingo (12), 16h30
Quiroa: Las vidas de un gato viejo. Direção de Alejo Crisóstomo (Guatemala, 2008; 47min). Vida e obra do artista Marco Augusto Quiroa.
Domingo (12), 16h30
 
Memorial da América Latina – Pavilhão da Criatividade
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Entrada franca. Classificação: livre
 
Sessão dupla: Reis do riso
A General. Direção de Buster Keaton e Clyde Bruckman (EUA, 1927). Baseado em fatos reais, ocorridos durante a Guerra Civil americana, Soldados da União roubam a locomotiva do trem em que viaja o general do exército confederado. O maquinista consegue recuperá-la, fazendo dela sua propriedade. Com Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender, Jim Farley, Frederick Vroom.
 
Capitão Bill Jr. Direção de Charles Riesner (EUA, 1928). Jovem educado e simplório reencontra o pai, bronco capitão de um barco a vapor. Forçado a aprender navegação fluvial para cuidar dos negócios da família, enfrenta um magnata que planeja controlar todo o comércio ao longo do Rio Mississipi. Com Buster Keaton, Ernest Torrence, Tom Lewis, Tom McGuire.
 
Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – CDCC
Rua Nove de Julho, 1.227 – Centro – São Carlos
Telefone (16) 3373-9772
Sábado, 11, 20 horas. Classificação: livre
Entrada franca
 
Música Erudita
Concertos Matinais
A Osesp recebe a Banda Sinfônica Jovem do Estado que tem à frente a maestrina Mônica Giardini. Na apresentação especial dedicada ao compositor americano John Williams constam do programa coletâneas de músicas dos filmes Evening at pops e Tubarão; Harry Potter and the sorcerer’s stone; aventuras do filme ET – O extraterrestre; tema da saga Star wars, entre outras.
 
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3223-3966
Domingo (12), 11 horas      
Entrada franca. Classificação: livre
 
Quinta Essentia
O grupo apresenta o espetáculo Flauta, Flautinha, Flautão! com programa que passa pela música clássica, com peças de Johann Sebastian Bach e Wolfgang Amadeus Mozart, pela música popular brasileira de Gilberto Gil, flauta contemporânea com Paul Leenhouts e outras.
 
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Tatuí
Telefone (15) 3205-8444
Sábado (11), 11 horas      
Entrada franca. Classificação: livre
 
Música Popular
The Gloeden Boys
O sexteto é formado por alunos do curso de violão do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O programa alia técnica do violão erudito a músicas populares. Conta ainda com arranjos de temas de filmes como Roky, Ghostbusters, entre outros.
 
Centro de Preservação Cultural – CPC-USP – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3106-3562
Domingo (12), 11 horas
Entrada franca. Classificação: livre
 
Literatura
Xadrez de estrelas
O Sarau chama poética recebe os artistas Lula Barbosa, Maria Eugenia e Xande Mello, numa homenagem aos poetas da língua portuguesa Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andersen, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Murilo Mendes e João Cabral de Melo Neto. Direção de Fernanda de Almeida Prado.
 
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Domingo (12), 17 horas
Entrada franca. Classificação: livre
 
Dois perdidos numa noite suja
Como parte do Programa Tusp de Leituras Públicas, a plateia participa lendo textos da peça-título, do dramaturgo Plínio Marcos, de 1966. A obra narra a trajetória de dois personagens que dividem um quarto numa hospedaria barata e durante o dia trabalham de carregadores no mercado. À noite, discutem sobre suas vidas, trabalho e perspectivas, mantendo uma relação conflituosa.
 
Teatro da Universidade de São Paulo – Tusp
Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – São Paulo
Telefone (11) 3259-8342
Quarta-feira (15), 15 horas
Entrada franca. Classificação: livre
 
Bloomsday
O evento-título é comemorado todos os anos na Irlanda e em vários países, em homenagem ao livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. O objetivo da festividade é relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens da obra, considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental. Relata a odisseia de Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904, em 19 ruas da cidade de Dublin, Irlanda. Organizada por Marcelo Tápia e Ivan de Campos, a 24ª edição do Bloomsday tem programação especial com atividades na Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas, com paradas para leitura de fragmentos do romance. Programação no site www.casadasrosas-sp.org.br. e www.casaguilhermedealmeida.org.br
 
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Sábado (11), a partir das 10 horas
Entrada franca. Classificação: livre
 
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187 – Pacaembu – São Paulo
Telefone (11) 3673-1883
Sábado (11), a partir das 10 horas
Entrada franca. Classificação: livre
 
Infantil
A operação do tio Onofre
A mania de Talita de dar nomes que rimassem com todos os objetos da casa foi o que ajudou a família a sair de uma grande encrenca. Com Gilberto Ventura e a Companhia Balaco do Bacco.
 
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Domingo (12), 15 horas
Entrada franca. Classificação: livre
 
Exposição
Arquitetura de madeira para o século 21
A mostra apresenta um panorama das infinitas possibilidades de uso desse material em construções feitas no mundo inteiro de forma sustentável. Fotos, maquetes e painéis temáticos exibem exemplos da produção em madeira, priorizando a estética e o meio ambiente, em obras como ginásios esportivos, escolas, museus, prédios públicos e casas. Curadoria do arquiteto, designer e artista gráfico Marcelo Aflalo.
 
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Terça-feiras a domingos e feriados, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Entrada franca aos domingos e feriados. Classificação: livre
Até o dia 19
 
Cartazes do Cinema Brasileiro
Como homenagem ao cinema nacional, a mostra exibe 52 cartazes desde a época do cinema mudo aos do século atual. Destaques para ilustrações de obras como O pagador de promessas (1962), Deus e o diabo na terra do sol (1964), Macunaíma (1969), Carandiru (2003) e Tropa de elite (2007).
 
Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº – Centro – São Paulo
Telefone (11) 3315-0051
Terças-feiras a domingos, das 9 às 17 horas
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Classificação: livre
Até o dia 26
 
Trilogia vermelha: China
As 60 fotografias clicadas na China, em 2010, pelos fotógrafos Mauricio Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos mostram cenas da religiosidade e do cotidiano chinês. Além destas, também são exibidas outras 20 imagens captadas na Rússia, em 2007, e em Cuba, em 2005, com registro da intimidade de cada povo. Curadoria de Diógenes Moura.
 
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3324-1000
Terça-feiras a domingos e feriados, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Entrada franca aos sábados. Classificação: livre
Até 3 de julho
 
Vestes sagradas
A mostra exibe a evolução das vestimentas eclesiásticas usadas em celebrações litúrgicas da igreja Católica. Destaques para as casulas e capas pluviais, como a de um bispo peruano do século 17, com plaquetas de ouro. Curadoria do professor de artes visuais da Unesp, Percival Tirapeli.
 
Arte sacra popular
Retrata a simplicidade e criatividade das obras de arte sacra popular brasileira, que expressam a devoção religiosa, principalmente das regiões Norte e Nordeste. Entre as peças, imagens denominadas Paulistinhas, feitas em barro ou em gesso, no século 19 e os Ex-votos, representações de partes do corpo humano usadas como agradecimento por um milagre alcançado. Curadoria de Edna Matosinho de Pontes.
 
Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo (próximo ao Metrô Tiradentes)
Telefone (11) 5627-5393
Terças-feiras a domingos e feriados, das 11 às 19 horas
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Classificação: livre
Até 7 de agosto
 
Mulheres Negras – A irmandade da Boa Morte de Cachoeira/Arte sacra, joias e vestimentas
Com fotos de Pierre Verger e Adenor Gondim (1902-1996), a mostra conta com pinturas, esculturas, vestimentas e joias crioulas, os famosos balangandãs das mulheres do recôncavo baiano. São mais de 90 peças, além da imagem original do século 19, da Nossa Senhora da Boa Morte, vinda diretamente de Cachoeira, da Bahia. Curadoria de Emanoel Araújo.
 
Museu Afro-Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº – Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo
Telefone (11) 3320-8900
Terças-feiras a domingos, das 10 às 17 horas
Entrada franca. Classificação: livre
Até 28 de agosto

Da Agência Imprensa Oficial