Confira a agenda cultural da semana no Estado

Os destaques vão para os espetáculos musicais e para as exposições

sex, 20/05/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Toda sexta-feira, o Portal do Governo do Estado de São Paulo prepara uma programação cultural totalmente gratuita. Os destaques da semana vão para os espetáculos musicais, que incluem música erudita e popular, e para as exposições, que vão de cultura africana a língua portuguesa. Confira as novidades da próxima semana:

Cinema
Mostra Diversidade em cena
Tudo sobre minha mãe.
Direção de Pedro Almodóvar (Espanha, 1999). Mãe solteira comemora o aniversário de 17 anos do único filho, ao levá-lo ao teatro. Enquanto esperam autógrafo da atriz, ela promete, como presente, contar ao menino tudo sobre seu pai, mas um acidente inesperado a impede de falar. A mulher vai a Barcelona, em busca do pai biológico do jovem, um travesti que não sabe tê-la engravidado há 18 anos. Com Eloy Azorin, Cecília Roth, Marisa Paredes, Antonia San Juan.
Segunda (23), 16 horas; quarta (25), e sexta-feira (27), 19 horas. Classificação: 18 anos.

Minha vida cor-de-rosa. Direção de Alain Berliner (França, 1997). Menino que adora se vestir com roupas femininas causa furor na pequena cidade onde mora e levanta a dúvida da família sobre sua identidade sexual. Com Georges Du Fresne, Michèle Laroque.
Segunda (23), 19 horas; quarta-feira (25), 16 horas. Classificação: 16 anos.

Madame Satã. Direção de Karim Ainouz (Brasil, 2002). Nos anos 30, célebre transformista, malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual, estrela dos palcos conhecido como Madame Satã tornou-se uma das figuras mais emblemáticas do bairro boêmio da Lapa, no Rio de Janeiro. Com Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui, Felippe Marques.
Terça (24), e sexta-feira (27), 16 horas; quinta-feira (26), 19 horas. Classificação: 18 anos.

Direito de amar. Direção de Tom Ford (Estados Unidos, 2009). Professor de inglês, após a morte súbita de seu parceiro, tenta manter sua rotina em Los Angeles, superando o desejo de se suicidar. Com Colin Firth, Matthew Goode) e Julianne Moore.
Terça (24), 19 horas; quinta-feira (26), 16 horas. Classificação: 14 anos.

Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária -São Paulo
Telefone (11) 3091-3364
Entrada franca

Festival de Cannes
A fita branca.
Direção de Michael Haneke (Alemanha, 2009). Num vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da primeira Guerra Mundial, crianças e adolescentes participam de coral dirigido pelo professor primário. Estranhos acidentes acontecem e tomam aos poucos o caráter de ritual punitivo. Com Christian Friedel, Leonie Benesch, Ulrich Tukur, Ursina Lardi, Burghart Klaussner.

Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – CDCC
Rua Nove de Julho, 1.227 – Centro – São Carlos
Telefone (16) 3373-9772
Sábado (21), 20 horas. Classificação: 12 anos
Entrada franca

Especial Semana Árabe
A porta do sol.
Direção de Yousry Nasrallah (Egito/Palestina/França, 2006). Homem idoso palestino da resistência está em coma num hospital nos arredores de Beirute. Sua trajetória é narrada por enfermeiro que fica a seu lado dia e noite, recusando-se a admitir que seu herói jamais ganhe consciência novamente. Ficção sobre a humanidade e o sofrimento de um povo que perde o lar e a pátria.
Segunda-feira (23), 16 horas

Filmes ruins, árabes malvados. Como Hollywood vilificou um povo. Direção de Sut Jhally (Estados Unidos, 2006). Documentário expõe como o cinema de Hollywood retrata os árabes de forma distorcida e preconceituosa, desde o início da sua história até hoje. Participação de Jack Shaheen, professor da Universidade de Illinois, especialista na cobertura e representação de árabes na mídia ocidental.
Quarta-feira (25), 16 e 19 horas

Nós e os outros: Um retrato de Edward Said. Direção de Emmanuel Hamon (Estados Unidos, 2003). Documentário retratado pelo cineasta mostra momentos finais da vida do reconhecido e renomado intelectual palestino, morto em 2003.
Quinta-feira (26), 16 e 19 horas

Espaço cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, s/n – Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo – Campinas
Telefone (19) 3521-7017
Entrada franca. Classificação: 16 anos

Literatura
Sarau da Casa
Aberto à participação do público que tem a oportunidade de apresentar seus poemas. O encontro recebe os poetas contemporâneos Ruy Proença e Rubens Jardim, que são entrevistados pelos apresentadores e fazem leitura de seus poemas.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Sábado (21), 20 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Infantil
Nas beiradas do rio
Histórias, lendas e contos resgatados pela pesquisa da companhia Contos em Cantos nas comunidades ribeirinhas próximas a Manaus e Belém.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Domingo (22), 15 horas
Entrada franca

Música Erudita

Orquestra Jovem Tom Jobim
Jovens músicos interpretam obras do regente da orquestra Roberto Sion, Baile das cores, além de composições de Edu Lobo, Zanzibar; Martin Fondse, Uncle M, Rolling rock e Swwet lies; Chico Buarque, Samba do grande amor; Edu Lobo, Pra dizer adeus; Joyce, Rio-Bahia; Martin Fondse, Low end hi fi; Tom e Vinicius, Frevo de Orfeu.

Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Sábado (21), 21 horas
Entrada franca

Música Popular
Grupo Três
No projeto Domingo na Yayá, o trio formado pelo contrabaixista Zé Mazzei, o violinista Fernanda Koschtchack e o violeiro João Paulo Nascimento interpreta e cria composições com canções diversificadas por meio de instrumentos de cordas com sonoridade que evoca caipiras das mais diferentes etnias e nacionalidades. Entre as músicas estão Kid on the mountain (Tradicional Celta); Fer’s reel (Fernanda Kostchak); Improviso com carroça (Três); Jerusalém ridge/sally goodeen (Tradicionais Norte Americanos).

Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3106-3562
Domingo (22), 11 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Seis com Casca
A banda formada por alunos do Departamento de Música da USP. O grupo apresenta música erudita de maneira popular e música popular de maneira erudita. No programa estão composições próprias e obras de Pixinguinha, Astor Piazzolla, Luiz Gonzaga, Nino Rota e Prokofiev, entre outros.

Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Domingo (22), 11 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Exposição
Um pedaço
A artista visual Sylvia Diez exibe duas séries de autorretratos. Ao adentrar uma verdadeira caixa de vidro preta de cerca de 3 metros, com temperatura acima dos 30 graus, chamada de instalação Less than a wall, trapped inside a box (Menos que uma parede, presa dentro de uma caixa), o espectador pode captar as sensações que nortearam o trabalho da fotógrafa. É uma reflexão sobre o que nos prende e qual o desejo que nos liberta. Curadoria de Sinval Garcia.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Terças a sextas-feiras, das 9 às 20 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 20 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até o dia 27

Encontro da imagem com a palavra
Mostra de arte contemporânea vinculada diretamente à literatura de expressão portuguesa com artistas de 10 países que criaram sobre o papel obras a partir de investigação da literatura de autores contemporâneos.

Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Terças-feiras a domingos, das 9 às 18 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até 10 de junho

Hereros de Angola
Na mostra do fotógrafo Sérgio Guerra, o visitante é recepcionado por uma mulher grupo Muhakona. São exibidas 200 imagens da cultura africana, como vestimentas e objetos deste povo que vive entre Huíla e Namibe, em Angola. A tecnologia conhecida como vikuit além de projetar a imagem para fora da tela possibilita o contato com a sonoridade da língua nativa. Curadoria de Emanoel Araújo.

Museu Afro-Brasil
Avenida Pedro Alvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera – portão 10 – São Paulo
Telefone (11) 3320-8900
Terças-feiras a domingos, das 10 às 17 horas
Entrada gratuita. Classificação: Livre
Até 24 de julho

Mundo mágico das cores
Mostra do artista plástico cearense Aldemir Martins exibe 18 imagens com traços fortes e cores vibrantes, características de suas obras com temas como gatos, pássaros, motivos marinhos, naturezas-mortas, paisagens, cangaceiros e um autorretrato. Curadoria de Oscar D’Ambrósio.

Museu do Café da Fazenda Lageado – Câmpus da Unesp de Botucatu
Rua José Barbosa de Barros, 1.780 – Botucatu
Telefone (14) 3811-7240
Segundas a sextas-feiras, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 12 às 17 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até 8 de junho