Confira a agenda cultural da semana no Estado

Virada Cultural Paulista agita cidades do interior e da baixada santista

sex, 06/05/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou uma programação cultural especial para os próximos dias. O destaque da semana vai para a 5ª edição da Virada Cultural Paulista, que acontece em 23 cidades do interior e da baixada santista.

A maratona cultural começa no sábado, 14, às 18 horas e se estende até o domingo, 15, no mesmo horário. São 24 horas ininterruptas de shows, concertos, bailes, espetáculos de dança, circenses, teatro, exibição de filmes, exposições de arte, apresentações folclóricas e uma série de atividades para adultos e crianças.

Estão programados shows das bandas Paralamas do Sucesso em Indaiatuba e Sorocaba; Titãs em Piracicaba e São José do Rio Preto; Barbatuques em Franca e São João da Boa Vista; Funk como Le Gusta em Marília. Entre os cantores brasileiros estão Fafá de Belém e Zeca Baleiro em Araçatuba; Toquinho em Santa Bárbara D’Oeste; Elba Ramalho e Lobão em Caraguatatuba; Dominguinhos e Maria Gadú em Araraquara; e Arnaldo Antunes em Franca. Os destaques de estrangeiros são a cineasta e cantora francesa Agnes Jaoui em Jundiaí e Ribeirão Preto, interpretando músicas latinas em português e espanhol. Confira a programação completa pelo site da Secretaria da Cultura.

Conheça agora, outras opções gratuitas:

Cinema
No cinema, a mostra Diversidade em Cena exibe gratuitamente uma seleção de longas e curtas-metragens durante toda a semana. Os filmes serão apresentados no cinema da Universidade de São Paulo, na rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária – São Paulo. Confira:

Milk – a voz da igualdade. Direção de Gus Van Sant (EUA, 2008). Cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, sendo eleito a cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, ele é assassinado por adversário da mesma carreira. Com Sean Penn e James Franco.
Segunda, 9, 16 horas; quarta, 11, e sexta-feira, 13, 19 horas

Meninos não choram. Direção de Kimberly Pierce (EUA, 1999). Baseado em história real. Jovem que vive como se fosse menino é vitima de onda de violência quando tem sua verdadeira identidade descoberta ao se apaixonar por outra menina. Com Hilary Swank.
Segunda, 19 horas; quarta, 11, e sexta-feira, 13, 16 horas

Damas de ferro. Direção de Yongyooth Thongkonthun (Tailândia, 2000). Comédia baseada na história real de um time masculino de voleibol composto basicamente por gays, travestis e transexuais. A equipe chegou a conquistar o título de campeã nacional da Tailândia, em 1996. Tudo começa porque jogador de vôlei sempre é descartado dos times por ser gay. Com Sahaphab Virakamin e Chaicharn Nimpoonsawasdi.
Terça, 10, 16 horas; quinta-feira, 12, 19 horas

Orações para Bobby. Direção de Russell Mulcahy (EUA, 2009). Religiosa segue à risca todas as palavras da Bíblia. Quando seu filho revela ser gay, ela o leva imediatamente para terapias e cultos religiosos com o intuito de curá-lo. Mas o jovem não suporta a pressão e se atira de uma ponte, terminando sua vida aos 20 anos de idade. Baseado em história real. Com Sigourney Weaver e Ryan Kelley.
Terça, 10, 19 horas; quinta-feira, 12, 16 horas

Festival de Cannes
Cada um com seu cinema.
Direção: 34 diretores (França, 2007). Para comemorar o 60º aniversário do Festival de Cannes, 34 dos cineastas mais renomados do mundo realizaram curtas sobre a paixão pelo cinema. Dentre os diretores que contribuíram ao filme destacam-se Alejandro González Iñárritu, Roman Polanski, Gus Van Sant, Walter Salles, Lars Von Trier, Wong Kar Wai, David Lynch, Claude Lelouch, Nanni Moretti e Amos Gitai.

Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – CDCC
Rua Nove de Julho, 1.227 – Centro – São Carlos
Telefone (16) 3373-9772
Sábado, 7, 20 horas. Classificação: 12 anos
Entrada franca

O Espaço Cultural Casa do Lago também exibe um filme espanhol gratuito. O longa Segunda feira ao sol, conta a história de uma cidade costeira no norte da Espanha que sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a fechar, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Quem quiser conferir a atração o endereço é Rua Érico Veríssimo, s/n – Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo – Campinas.
Segunda-feira, 9, às 16 e 19 horas. Classificação: 12 anos

Literatura
Saraus brasileiros/Sarau da Cidade do Ouro
O encontro é inspirado na prática musical realizada nas cidades históricas de Minas Gerais nos séculos 18 e 19, principalmente as que integram a Estrada Real, por onde o ouro passava a caminho de seu escoamento.

Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Domingo, 8, 11 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Música Popular
Los impossibles
O grupo composto por Alexandre Ribeiro de Oliveira, Anderson de Lima, Diogo Rodrigues e Guilherme de Camargo, executa, em instrumentos de época e modernos, músicas do repertório renascentista e barroco com arranjos inéditos que mesclam elementos de linguagens mais atuais.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Domingo, 8, 16 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Exposição
Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – caminhos e fronteiras
Mostra exibe 100 peças de cerâmica artística, produzidas em forno de alta temperatura e manualmente, em diferentes linguagens, evidenciam tanto formas geométricas quanto estruturas orgânicas, técnicas e efeitos variados. Destaques para obras do mestre japonês Toshiyuki Ukeseki, do português Alberto Cidraes, das japonesas Rubi Imanishi e Mieko Ukeseki e dos brasileiros Vicente e Antonio Cordeiro. Curadoria de Ana Cristina Carvalho, do Acervo Artístico dos Palácios do Governo.

Palácio do Horto Florestal
Rua do Horto, 931, Horto Florestal – São Paulo
Telefone (11) 2193-8282
Quarta-feira a domingo, das 9 às 15 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até domingo, 8

Bairro da Luz – Documentos recentes
A exposição reúne documentos textuais, fotográficos e videográficos, além de debates sobre a região, suas transformações e a maneira como os diversos segmentos têm se posicionado frente a questões de política pública e seus impactos sociais e culturais. Curadoria: Eduardo Costa e André Kobashi.

Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3106-3562
Segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até o dia 15

Rastros e raças de Louis Agassiz: fotografia, corpo e ciência
São 34 imagens, muitas das quais inéditas, de uma expedição científica liderada pelo famoso cientista natural suíço Louis Agassiz, percorrida no Brasil entre 1865-1866. As fotos configuram amplo registro da população africana de diferentes origens étnicas presentes no Rio de Janeiro daqueles anos, como também documentam a variedade dos tipos mestiços existentes em Manaus. Curadoria de Maria Helena P. T. Machado.

Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 258 – Vila Buarque – São Paulo
Telefone (1) 3123-5201
Terça a sexta-feira, das 10 às 21 horas; sábado, domingo e feriados, das 10 às 18 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até o dia 15

Do Portal do Governo do Estado