Confira a agenda cultural da semana no Estado

Os destaques são a peça Ensaio sobre Nora e o espetáculo Circo Per Tutti

sex, 02/03/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

Toda sexta-feira, o Portal do Governo do Estado de São Paulo e a Agência Diário Oficial trazem programação cultural com diversas opções para o final de semana. Um dos destaques é peça ‘Ensaio sobre Nora’, inspirada na obra Casa de Bonecas, do norueguês Henrik Ibsen. Outra opção é curtir com toda a família e dar muitas risadas com os palhaços no espetáculo Circo Per Tutti. Há também dicas de filme, música e exposições. Confira as novidades da próxima semana:

Osesp em tempos de guerra e paz
Desta vez é oficial. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo inicia a partir de quinta-feira, 8, a Temporada 2012, com a liderança da nova regente titular, a norte-americana Marin Alsop, que conduzirá o grupo durante cinco anos, em substituição ao maestro francês Yan Pascal Tortelier. A maestrina já esteve à frente da orquestra em três concertos no ano passado. O programa da Osesp inclui 35 semanas de concertos de assinatura, 124 apresentações na Sala São Paulo e a participação de mais de 80 regentes e solistas, dos coros e dos conjuntos de Câmara.
Na série Ensaio aberto, a mesma apresentação a preços populares
Quinta-feira, 8, às 10 horas
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3367-9500
Bilheteria: segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, ou até o início do concerto
Sábado: das 10 às 16h30, ou até o início do concerto
Domingo: quando houver apresentação, desde duas horas antes do concerto. Classificação: 7 anos

Cinema

Mostra Novíssimo cinema brasileiro – Estudamos cinema
Trabalho de cineastas com formação universitária em comunicação e artes.
Viajo porque preciso, volto porque te amo. Direção de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (University of Bristol/ Inglaterra, Brasil, 2009). Enviado para uma pesquisa de campo no Sertão Nordestino, geólogo se vê rodeado por referências sentimentais na paisagem e nos locais com os quais entra em contato. Enquanto viaja, relembra sua última relação amorosa. Com Irandhir Santos.
Segunda-feira, 5, 16 horas
Classificação: 10 anos
No meu lugar. Direção de Eduardo Valente (UFF/RJ, Brasil, 2009). A partir da intervenção de um policial num assalto com refém, em uma casa de classe média, a vida de três famílias cariocas se torna interligada. Com Dedina Bernadelli, Márcio Vito, Raphael Sil, Nívea Magno.
Segunda-feira, 5, 19 horas
Classificação: 14 anos
Reflexões de um liquidificador. Direção de André Klotzel (USP, Brasil, 2010). Comédia de humor negro. Elvira é uma dona de casa que passa por momento agitado em sua vida. Onofre, seu marido, desapareceu há alguns dias e ela resolve ir à polícia dar queixa do sumiço. A trajetória do casal é narrada pelo liquidificador que ganhou vida quando, tempos atrás, Onofre trocou sua hélice por outra bem maior. Com Ana Lúcia Torre, Selton Mello e Germano Haiut.
Terça-feira, 6, 16 horas
Classificação: 16 anos

Transeunte. Direção de Eryk Rocha (San Antonio de los Baños/Cuba, Brasil, 2010). Expedito é um senhor aposentado que caminha diariamente entre anônimos no Centro do Rio de Janeiro, tornando-se um figurante que testemunha os conflitos alheios. Sua realidade se assemelha a de muitos brasileiros que passam despercebidos pelo ritmo acelerado da metrópole. Com Fernando Bezerra.
Terça-feira, 6, 19 horas, sexta-feira, 9, 16 horas
Classificação: 14 anos

Os famosos e os duendes da morte. Direção de Esmir Filho (Fundação Armando Álvares Penteado – Faap/SP, Brasil/ França, 2009). Garoto de 16 anos, fã de Bob Dylan, tem acesso ao restante do mundo apenas por meio da internet, enquanto vê os dias passarem em uma pequena cidade rural de colonização alemã, no sul do Brasil. Mas uma figura misteriosa o faz mergulhar em lembranças e num mundo além da realidade. Com Henrique Larré e Ismael Caneppele.
Quarta-feira, 7, 16 horas
Classificação: 14 anos

Riscado. Direção de Gustavo Pizzi (UFF/RJ, Brasil, 2010). Jovem atriz tenta conquistar seu espaço, mas enquanto não encontra se dedica a um grupo teatral e trabalha em uma empresa de divulgações de eventos, mal conseguindo se sustentar. Sua vida muda quando conhece um diretor francês. Com Karine Teles e Camilo Pellegrini.
Quarta-feira, 7, 19 horas
Classificação: 10 anos

Trabalhar cansa. Direção de Juliana Rojas e Marco Dutra (USP; Brasil, 2011). A jovem dona de casa Helena resolve realizar um desejo antigo e abre um minimercado. Ao mesmo tempo em que seu marido sofre para conseguir novo emprego, ocorrências perturbadoras passam a ameaçar os negócios de Helena. O diretor Marco Dutra participa de debate após a exibição do filme no dia 15, às 19 horas. Com Helena Albergaria.
Quinta-feira, 8, 19 horas
Classificação: 12 anos

Bollywood dream – o sonho bollywoodiano. Direção de Beatriz Seigner (Centro Sperimentale di Cinematografia, Roma/Itália, Brasil/ Índia, 2010). Três atrizes brasileiras decidem tentar a sorte em Bollywood, indústria cinematográfica da Índia, mas uma vez inseridas no coração da cultura e mitologia indiana, seus sonhos se modificam no contraste entre o oriente e o ocidente, o ancestral e o novo, valores individuais e coletivos. Com Paula Braun, Lorena Lobato, Nataly Cabanas, Paraneshwa Naiar.
Sexta-feira, 9, 19 horas
Classificação: livre

Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – favo 4 – Cidade Universitária – São Paulo
Telefone (11) 3091-3364
Entrada franca

Mostra Os filmes da minha vida
Organizado pelo crítico de cinema Leon Cakoff a partir de depoimentos de diretores, críticos e especialistas, durante a 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, os filmes selecionados formam um panorama pessoal e histórico do cinema.
O bandido da luz vermelha. Direção de Rogério Sganzerla (Brasil, 1968).
Assaltante de casas de luxo em São Paulo, apelidado pela imprensa sensacionalista de Bandido da Luz Vermelha, desconcerta a polícia com seu comportamento fora do comum. Além de usar uma lanterna vermelha, ele possui as vítimas, conversa com elas e faz fugas ousadas para depois gastar o dinheiro roubado de maneira extravagante. Seu mundo é povoado de um detetive, uma prostituta e um político corrupto. Com Helena Ignez e Paulo Villaça.
Hoje, 18 horas. Classificação: 12 anos
Oito e meio. Direção de Federico Fellini (Itália, 1963). Prestes a rodar sua próxima obra, cineasta ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade. Com Marcello Mastroianni.
Hoje, 20h30. Classificação: livre

Paixões que alucinam. Direção de Samuel Fuller (EUA, 1963). O ponto de partida do filme é a presunção de um jornalista bem-conceituado que se compromete a resolver um assassinato cometido dentro de um asilo. Para ele, investigar o crime é uma grande chance para a conquista do Prêmio Pulitzer. Só que, para isso, precisará internar-se como louco dentro da instituição. Com Peter Breck.
Amanhã, 14 horas
Uma rua chamada pecado. Direção de Elia Kazan (EUA, 1951). Mulher frágil e neurótica visita a irmã grávida, em Nova Orleans, em busca de um lugar tranquilo já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua chegada afeta fortemente a vida da irmã e do cunhado. Com Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter e Karl Malden.
Amanhã, 16h20. Classificação: 14 anos
Paisagem na neblina. Direção de Theo Angelopoulos (Grécia, 1988). Dois irmãos ainda crianças partem em um trem da Grécia para a Alemanha, onde supostamente vive o pai que nunca conheceram. Durante a viagem, eles enfrentam sérias dificuldades e são obrigados a amadurecer, abandonando precocemente a infância. Com Tania Palaiologou e Michalis Zeke.
Amanhã, 18h40. Classificação: 14 anos
Down by law (Daunbailó, tendo sido posteriormente adotado o título original em inglês Vencidos pela lei). Direção de Jim Jarmush (EUA, 1986). Três desajustados se encontram em uma cadeia de Nova Orleans. A convivência entre eles é pontuada por momentos ora cômicos, ora tensos, dando início a uma longa jornada de autodescoberta. Com Tom Waits, John Lurie e Roberto Benigni.
Amanhã, 21 horas. Classificação: 16 anos

O homem que matou o facínora. Direção de John Ford (EUA, 1962). Em 1910, a cidade de Shinbone, no Velho Oeste, recebe a visita de um senador que foi para o funeral de um desconhecido vaqueiro do qual era muito amigo. Entrevistado por um repórter, ele conta a história de quando era advogado na cidade e desejava deter o terrível pistoleiro Liberty Valance por meio da lei. Com Jimmy Stewart, John Wayne, Lee Marvin e Vera Miles.
Domingo, 4, 14 horas. Classificação: 14 anos
Os sete samurais. Direção de Akira Kurosawa (Japão, 1954). No século 16, durante a era Sengoku, veterano e decadente samurai é contratado por pequeno e pobre vilarejo para lhes defender de um bando de 40 criminosos. Ele reúne seis outros samurais aposentados e o grupo orienta os moradores. Com Takashi Shimura e Toshirô Mifune.
Domingo, 4, 16h10. Classificação: livre

O fundo do coração. Direção de Francis Ford Coppola (EUA, 1982). Casal decide que seu casamento chegou ao fim e se separa. Durante o feriado, os dois buscam outras paixões, mas descobrem que estas são tão ilusórias quanto o falso brilho da cidade que os cerca. Com Nastassja Kinski, Frederic Forrest, Tom Waits, Raul Julia.
Domingo, 4, 18h50. Classificação: 14 anos

Se… . Direção de Lindsay Anderson (Inglaterra, 1968). Filme produzido depois dos protestos de rua em Paris, em maio de 1968. História alegórica sobre um revolucionário líder estudantil mostra a rebelião, a insatisfação com o sistema educacional inglês, o sentimento de liberdade, a necessidade de novas conquistas. Com Malcolm McDowell.

Domingo, 4, 21 horas. Classificação: livre
Iracema – Uma transa amazônica. Direção de Jorge Bodanzky e Orlando Senna (Brasil, 1976). Autorretrato da população da Transamazônica. Conta a história de uma menina do interior que vai com a família a Belém, no Pará, para a festa do Círio de Nazaré. O novo meio e as companhias que encontra levam-na à prostituição. Conhece num cabaré um caminhoneiro, negociante de madeira que lhe oferece carona para os grandes centros de São Paulo e Rio de Janeiro. Com Edna de Cássia e Paulo César Pereio.

Terça-feira, 6, 18 horas. Classificação: 14 anos
Sessão Especial de Justiça. Direção de Costa-gravas (França/Itália/Alemanha, 1975). Baseado em fato real, o filme se passa no ano de 1941, durante a ocupação nazista na França, no governo colaboracionista do marechal Pétain. Oficial militar alemão é morto durante a ocupação parisiense. Quatro jovens franceses idealistas são presos e torturados para mostrar as forças do regime político totalitário. Com Louis Seigner e Roland Bertin.
Terça-feira, 6, 20h30. Classificação: 14 anos

Amarcord. Direção de Federico Fellini (Itália, 1974). Retrato da cidade natal de Fellini, Rimini, assim como ele a conheceu, nos anos 1930. Mostra o cotidiano de diversos personagens da vila durante um ano, entre travessuras da adolescência, rigoroso inverno, a passada de um transatlântico e a ascensão do fascismo. Com Pupella Maggio, Armando Brancia, Magali Noël, Ciccio Ingrassia, Nando Orfei.
Quarta-feira, 7, 18 horas. Classificação: 12 anos
O passageiro – profissão: repórter. Direção de Michelangelo Antonioni (Itália, 1975). Jornalista está no interior da África cobrindo uma guerrilha no continente e resolve assumir a identidade de um colega que morreu de enfarte ao envolver-se em perigosa trama. À medida que toma posse de sua agenda, descobre que o sujeito era um traficante de armas. Com Jack Nicholson, Maria Schneider, Jenny Runacre.
Quarta-feira, 7, 20h30. Classificação: 12 anos

Noivo Neurótico, noiva nervosa. Direção de Woody Allen (EUA, 1977). Humorista judeu e divorciado que faz análise há 15 anos apaixona-se por uma intelectual indecisa com aspirações musicais. Em pouco tempo moram juntos e logo se inicia um período de crises conjugais. Com Woody Allen e Diane Keaton.
Quinta-feira, 8, 18 horas. Classificação: 14 anos
Crepúsculo dos deuses. Direção de Billy Wilder (EUA, 1950). Roteirista que está fugindo dos credores se esconde na casa de antiga estrela do cinema mudo. Ela resolve contratá-lo para revisar o roteiro que marcará seu retorno às telas. Com William Holden e Gloria Swanson.
Quinta-feira, 8, 20h30. Classificação: 14 anos

Museu da Imagem e do Som – MIS
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Telefone (11) 2117-4777
Ingresso: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Retirada de ingressos com uma hora de antecedência

Ciclo Yasujiro Ozu
Filme do mestre oriental representa um estudo ao longo da vida da família japonesa. O diretor examina as lutas básicas que todos nós enfrentamos na vida: os ciclos de nascimento e morte, a transição da infância à idade adulta e a tensão entre tradição e modernidade.
Os irmãos da família toda. (Japão, 1941). Drama mostra os conflitos que mãe e filha enfrentam com a presença de um visitante, após a morte do patriarca da família. Com Choko Iida, Kuniko Miyake, Chishu Ryu, Shin Saburi, Tatsuo Saito, Takeshi Sakamoto.

Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – CDCC
Rua Nove de Julho, 1.227 – centro – São Carlos
Telefone (16) 3373-9772
Amanhã, 20 horas
Entrada franca. Classificação: 12 anos

Teatro

Quando me perdi de vista
Personagens buscam o encontro com suas identidades, buscam o outro, a memória. Elas desejam achar as suas histórias perdidas. Trabalho do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro. Texto de Thiago Nascimento. Direção de Edson Thiago Rossi.
Quinta-feira, 8, 20 horas
Entrada franca. Classificação: 14 anos

Ensaio sobre Nora
Peça realizada a partir de impulsos extraídos do confronto com a obra Casa de Bonecas, do norueguês Henrik Ibsen, com orientação de Cuca Bolaffi, Pedro Mantovani, Thiago Antunes e Cristiano Gouveia.
Amanhã, 21 horas, e domingo, 4, às 20 horas
Classificação: 14 anos

Teatro da Universidade de São Paulo – Tusp
Rua Maria Antônia, 294 – Consolação – São Paulo
Telefone (11) 3123-5233
Entrada franca

O compadre da morte
Comédia inspirada num conto folclórico, partindo-se de lendas e causos que povoam o inconsciente brasileiro. O espetáculo em estilo popular narra as aventuras de um homem simples que tinha tantos filhos que já não encontrava mais quem pudesse convidar para batizar os que nasciam.

Espaço Cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, 1.011 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Unicamp Barão Geraldo – Campinas
Telefone (19) 3521-7017
Domingo, 4, 10h30
Entrada franca. Classificação: livre

Infantil

Circo Per Tutti
A Companhia Troupe Per Tutti de Comédia Clássica apresenta um pouco do vasto repertório cômico dos palhaços de circo.

Espaço Cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, 1.011 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Unicamp Barão Geraldo – Campinas
Telefone (19) 3521-7017
Domingo, 4, 10h30
Entrada franca. Classificação: livre

Música Popular

Zimbo Trio e Fabiana Cozza
O Projeto Adoniran abre a temporada celebrando o Dia Internacional da Mulher e os 30 anos da morte da cantora Elis Regina. O grupo instrumental Zimbo Trio e a cantora paulistana Fabiana Cozza relembram as músicas gravadas por Elis, em 1965, ao vivo no Teatro Paramount de São Paulo, registro do ápice da MPB dos anos 1960. O programa é formado por Menino das laranjas (Teo de Barros), Preciso aprender a ser só (Marcos e Paulo Valle), Zambi (Edu Lobo e Vinicius de Moraes), Upa neguinho (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri), Arrastão (Edu Lobo e Vinicius de Moraes), Madalena (Ivan Lins), O morro não tem vez (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes), entre outras.

Memorial da América Latina – Auditório Símon Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Quinta-feira, 8, 21 horas
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada)
Classificação: livre

Trio Jogando Tango
O grupo de música instrumental formado pelo argentino Juan Pablo Ferrero (violão), e pelos brasileiros Ricardo Pesce (acordeom) e Vinicius Pereira (contrabaixo) apresenta tangos, milongas, zambas e valsas de ícones da música argentina como Aníbal Troilo, Roberto Grela, Aníbal Arias e outros. O programa traz resultados de pesquisa desenvolvida pelo conjunto sobre a música composta em Buenos Aires de 1910 a 1970, como o tango La cumparsita (1915), do compositor Gerardo Matos Rodríguez, e El choclo (1930), de Ángel Villoldo e Enrique Santos Discepolo.

Parque Ecológico do Tietê
Av. Dr. Assis Ribeiro, 3.000 – Cangaíba – zona leste – São Paulo
Telefone (11) 2958-1477
Domingo, 4, 11h30
Entrada franca. Classificação: livre

Exposição

Benedito das Flores e Antônio de Categeró
A mostra reúne 170 esculturas representando os dois santos franciscanos de origem africana, que têm em comum grande número de devotos no Brasil e no mundo. As obras são produzidas em diversos materiais, como madeira e barro. Curadoria de Emanoel Araújo.

Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3326-1373
Terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)
Entrada franca aos sábados. Classificação: livre
Até o dia 31

Da Agência Imprensa Oficial