Confira a agenda cultural da semana no Estado

O destaque da semana vai para as exibições de filmes franceses e documentários latino-americanos

sex, 29/04/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou uma programação cultural especial para os próximos dias. O destaque da semana vai para as exibições de filmes franceses e documentários latino-americanos. São mais de dez opções totalmente gratuitas. Confira:

Cinema
No cinema, a mostra Robert Bresson exibe gratuitamente uma seleção de longas e curtas-metragens franceses durante toda a semana. Os filmes serão apresentados no cinema da Universidade de São Paulo, na rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária – São Paulo. Confira:

Ao azar, Balthazar
Narra a história de um burro desde seu nascimento cercado por crianças até a velhice, tiranizado como animal de carga. Com Anne Wiazemsky e Walter Green. Segunda-feira, 2, 16 horas.

Lancelot do lago
A mesma história dos cavaleiros do Rei Artur, agora homens comuns, que voltam de uma fracassada busca pelo Santo Graal. O foco está no relacionamento de Lancelot e Guinevere e o fim de Camelot. Com Luc Simon, Laura Duke Condominas, Humbert Balsan. Segunda-feira, 2, 19 horas; quarta, 4, e quinta-feira, 5, 16 horas.

O dinheiro
Jovem rapaz decide usar nota falsa de 500 francos, dando início a uma seqüência de acontecimentos surpreendentes. Com Christian Patey e Vincent Risterucci. Terça-feira, 3, 16 horas; quarta, 4, e sexta-feira, 6, 19 horas.

O diabo provavelmente
Adolescente parisiense vaga pela cidade sem futuro aparente, rejeitando o claustrofóbico e superficial estilo de vida moderno. Quando ninguém consegue ajudá-lo a achar um caminho, a única solução é a morte. Com Antoine Monnier. Terça, 3, e quinta-feira, 5, 19 horas; sexta-feira, 6, 16 horas.

O espaço Memorial da América Latina exibe documentários latino-americanos. O endereço é avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo. A entrada é franca. Confira as opções:

Octávio Paz. Direção de Jean Pierre de Malignon (México, 47 min). Vida e obra do poeta mexicano mais prestigiado e controverso do século 20. Intelectuais e amigos relatam passagens na vida de Paz, que ultrapassou os limites literários ao se tornar defensor da democracia e da transparência política. Sábado, 30, 15 horas.

Isabel Allende. Direção de Eliseo Alvarez (Argentina, 26 min). Traça o perfil da sobrinha do ex-presidente chileno Salvador Allende. Ela consagrou-se escritora de prestígio internacional na década de 80. Sábado, 30, 17 horas.

Mario Vargas Llosa. Direção de Eliseo Alvarez (Argentina, 27 min). Retrata a vida de um dos grandes novelistas hispano-americanos da segunda metade do século passado. Sábado, 30, 17 horas.

La puerta falsa. Direção de Jörg Hiller (Colômbia, 24 min). Decadente mágico de rua tenta resistir a um plano de assalto planejado por um amigo. Domingo, 1º, 15 horas.

Entrando en matéria. Direção de Andrea Gutierrez (Colômbia, 15 min). Pesquisa sobre o tema espiritismo mostra os fenômenos da mediunidade e como os espíritos de outro nível compartilham sua experiência com os mortais. Domingo, 1º, 15 horas.

Semáforo. Direção de Liliana Vélez (Colômbia, 24 min). Lugar de encontro entre aqueles que nada têm e que pode fazer tudo. Dois milhões de pessoas deslocadas, cinco milhões de desempregados e uma quantidade similar de gente que vive com biscates em cada semáforo. Domingo, 1º, 15 horas.

Los colombianos. Direção de Omar Rincón (Colômbia/Brasil, 53 min). Trata-se de um ensaio. Apanhado geral da Colômbia cotidiana, sem verdades absolutas nem depoimentos carregados de orgulho patriótico.Domingo, 1º, 17 horas.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP também exibirá um filme totalmente gratuito. O filme Meus caros amigos 2: O quinteto irreverente conta a história de velhos companheiros de escola que visitam o túmulo do falecido amigo. Ali, eles brincam e relembram façanhas realizadas pelo divertido grupo. Com Philippe Noiret, Ugo Tognazzi, Adolfo Celi, Gastone Moschin, Renzo Montagnani. O endereço da exibição é Rua Nove de Julho, 1.227 – Centro – São Carlos. Sábado, 30, 20 horas. Classificação: 14 anos.

Literatura
Cidade aTravessa: poesia dos lugares
O evento mensal que percorre o mundo reunindo escritores de todas as partes volta a São Paulo chega a sua décima edição com curadoria dos escritores Márcio-André, Victor Paes e Ronaldo Ferrito. O poeta Antonio Carlos Secchin e o filósofo Juliano Pessanha serão os entrevistados. A leitura de poesias será conduzida pelo poeta uruguaio Victor Sosa, a argentina radicada em São Paulo, Paloma Vidal e os brasileiros Cláudio Daniel e Whisner Fraga. O encontro terá a exibição do curta-metragem Oasi nel deserto, da italiana Francesca Fini, e o lançamento de dois livros da Confraria do Vento: Copi: transgressão e escrita transformista, de Renata Pimentel, e Internet e espiritualidade, de Valter Avellar.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Sábado, 30, 20 horas
Entrada franca. Classificação: 16 anos

Música
Coro de Câmara da Osesp
O Coro de Câmara da Osesp, dirigido pela maestrina Naomi Munakata, faz concerto comemorativo ao Dia do Trabalho. Estão no programa obras de Thomas Weelkes, Alleluia, I heard a voice; Heitor Villa-Lobos, Ave Maria; Alberto Grau, Pater noster; Murilo Santos, Alleluia; Johannes Brahms, Im herbst; Felix Mendelssohn-Bartholdy, Frühzeitiger frühling; Folclore brasileiro, Saia de babado; Carlos Alberto Pinto Fonseca, Bumba meu boi e És na minha vida; Catulo da Paixão Cearense, Flor amorosa; Pixinguinha e Otávio de Souza, Rosa.

Auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa
Avenida Marquês de São Vicente, 235 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3525-9000
Segunda-feira, 2, 18 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Sabores do Barroco
O grupo Zabaione Musicale, formado pelos solistas Claudete Biasoli (soprano), Alfredo Zaine (flautista), Eduardo Klein (viola de gamba), e Roberto Anzai (espineta), interpreta composições de Cláudio Monteverdi, La musica – prólogo da ópera Orfeu; Roque Cerruti, Cantata en la rama frondosa; Alessandro Scarlatti, Cantata Clori mia, Clori bella; Dietrich Buxtehude, Sonata IV, opus 1 em si bemol maior, entre outras. Direção musical de Roberto Anzai.

Museu Paulista da USPParque da Independência, s/nº – Ipiranga – São Paulo
Telefone (11) 2065-8000
Domingo, 1º, 16 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Música no Museu
A pianista Julia Tygel apresenta repertório do cancioneiro popular brasileiro, acompanhada pela violoncelista Vana Bock. Sucessos de Chico Buarque, Tom Jobim e Edu Lobo, como Beatriz, Valsinha e Ciranda da Bailarina, têm arranjos eruditos. No programa, ainda, execução de Arabesque nº 1, do francês Debussy, e composições próprias como Improviso, Barroca e Invenção.

Museu da Casa BrasileiraAvenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Domingo, 1º, 11 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo e Coro do Conservatório de Tatuí
O coro apresenta recital sob o comando do maestro Cadmo Fausto. O programa inclui obras sacras de August Söderman, Seis peças sacras para coro a capella, com solo de Luciane Barros. O regente João Maurício Galindo dirige os músicos da orquestra com composições de Antonio Vivaldi, Gloria em ré maior, RV 589 e Nikolai Rimsky-Korsakov, abertura de A grande Páscoa russa, opus 36.

Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Tatuí
Telefone (15) 3205-8444
Domingo, 1º, 11 horas
Entrada franca. Classificação: Livre

Exposição
Um pedaço
A artista visual Sylvia Diez exibe duas séries de autorretratos. Ao adentrar uma verdadeira caixa de vidro preta de cerca de 3 metros, com temperatura acima dos 30 graus, chamada de instalação Less than a wall, trapped inside a box (Menos que uma parede, presa dentro de uma caixa), o expectador pode captar as sensações que nortearam o trabalho da fotógrafa. É uma reflexão sobre o que nos prende e qual o desejo que nos liberta. Curadoria de Sinval Garcia.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas; sábado, domingo e feriados, das 11 às 20 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até 27 de maio

Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – caminhos e fronteiras
Mostra exibe 100 peças de cerâmica artística, produzidas em forno de alta temperatura e manualmente, que transmitem diferentes linguagens e evidenciam tanto formas geométricas quanto estruturas orgânicas, técnicas e efeitos variados. Curadora do Acervo Artístico dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho.

Palácio do Horto
Rua do Horto, 931, Horto Florestal – São Paulo
Telefone (11) 2193-8282
Quarta-feira a domingo, das 9 às 15 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até 8 de maio

Grande mural dos orixás
Duas mostras no Museu Afro comemoram o centenário de nascimento do artista argentino, radicado no Brasil, Hector Julio Paride Bernabó, conhecido como Carybé. Grande Mural dos Orixás – Carybé e deuses d’África – Visualidades brasileiras incluem 19 painéis, esculturas, objetos e bonecas sagradas que representam as divindades afro-religiosas cultuadas no candomblé da Bahia. Curadoria do artista plástico e diretor-curador do museu, Emanoel Araujo. As exposições fazem parte da programação que o museu dedica ao Ano Internacional dos Afrodescendentes (ONU) até o mês de dezembro.

Museu Afro Brasil
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera – São Paulo
Telefone (11) 5579-0593
Terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas
Entrada franca. Classificação: Livre
Até 29 de maio

Do Portal do Governo do Estado