Confira a agenda cultural da semana no Estado

Os destaques são a exposição Uma viagem ao corpo humano e os eventos em homenagem ao Dia da Consciência Negra

sex, 18/11/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Toda sexta-feira, o Portal do Governo do Estado de São Paulo e a Agência Diário Oficial preparam uma programação cultural com várias opções para aproveitar o final de semana. Um dos destaques é a exposição Uma viagem ao corpo humano, no Museu Catavento. Uma série de eventos comemoram o Dia da Consciência Negra, haverá shows de Margareth Menezes, Racionais Mc´s e Vanessa Jackson. Tem ainda outras dicas de música, cinema e exposições. Confira as novidades da próxima semana:

Uma viagem ao corpo humano
O Catavento Cultural tem novo espaço direcionado para as curiosidades do organismo. A sala, localizada na seção Vida, traz uma verdadeira viagem ao corpo humano. Utilizando diversos recursos de interação com os visitantes, o espaço oferece vídeos, maquetes e animações para mostrar o funcionamento de quatro sistemas humanos: respiratório, cardiovascular, digestório e nervoso.

Museu Catavento
Palácio das Indústrias
Parque Dom Pedro II, centro – São Paulo/SP
Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Bilheteria fecha às 16h
Entrada: R$ 6 e meia para estudantes e idosos
Mais informações no site www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Show da Consciência Negra na Praça da Luz
O Show da Consciência Negra será realizado na Praça da Luz, no dia 20. Nesta 5ª edição, a programação se estende das 9h às 22h e contará com artistas e grupos como Rappin’Hood, Soul Conection, Barbatuques e Originais do Samba. Vanessa Jackson, Leandro Lehart e o grupo Sandália de Prata também se apresentam. No fim do dia, será a vez das cantoras Margareth Menezes e Virgínia Rosa. Haverá ainda atividades ligadas à cidadania e à reflexão social (pinturas de rosto para crianças, esculturas com bexiga, oficina de contação de histórias, apresentação de capoeira e maculelê). Abdias do Nascimento, falecido neste ano, será homenageado nesta edição do evento. Escultor, ator, poeta e ativista social, Adbias participou da Frente Negra Brasileira (FNB), primeiro movimento político organizado a demonstrar atenção às demandas da população negra no País. Em 2011, comemoram-se os 80 anos da fundação da FNB. Uma queima de fogos, às 22h20, marca o encerramento.

Programação
9h – Grupo de percussão feminino Ilu Oba Demin
9h40 – Orquestra Filarmônica Afro – Filafro
10h25 – Apresentações de capoeira e maculelê
10h55 – Vanessa Jackson (show)
11h55 – Grupo Cupuaçu (show)
12h40 – DJ
13h05 – Show Rose Calixto – Tributo a Clara Nunes
13h55 – DJ
14h15 – Apresentação: Cultura Viva – Dança Afro
14h55 – Leandro Lehart (show)
15h40 – Teatro do Lixo (peça)
16h10 – Sandália de Prata, com participação de Rappin’ Hood (show)
18h- Banda Soul Conneciton
19h20 – Virgínia Rosa
20h20 – Margareth Menezes
 
Na Casa das Rosas, narração de histórias explora o universo afro-brasileiro
 
Domingo, 20, às 15h
Kiriku A história tem base na cultura, nas danças, nos ritmos e costumes africanos. Após a contação, todos poderão fazer uma viagem lúdica por meio da oficina de confecção de boneca de pano ‘Abayomi’ – com o grupo Cia. Cínica.

Domingo, 27, às 15h
Chico Rei As diversas faces do universo afro-brasileiro são abordadas de modo simples, procurando preservar o aconchego e a aproximação que o ato de narrar propicia tanto ao contador como ao ouvinte. Depois da narração, será realizada a oficina Sons e mitos – Com Fernanda de Paula e Léo Nascimento.

Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Entrada franca – Classificação: livre
 
Museu Afro Brasil inaugura exposições e escultura e tem apresentação de maracatus
A inauguração simultânea das exposições Aurelino – A transfiguração do real e Brincar com Arte – O brinquedo popular do Nordeste é um dos eventos programados pelo Museu Afro Brasil para marcar as celebrações do Dia da Consciência Negra. O artista plástico baiano Aurelino dos Santos tem quase 70 anos, mora perto do bairro Ondina, em Salvador. Analfabeto, trabalha fundamentalmente com pintura. Seus trabalhos têm a geometrização como característica marcante. Essa mostra apresenta cem peças de Aurelino dos Santos.
O curador do Museu do Brinquedo Popular na Bahia, David Glat, por sua vez, expõe mais de mil objetos de sua coleção. São bonecos representando figuras populares (como bailarinas e forrozeiros) ou mitológicas (como o saci e as sereias) ou, então, miniaturas de veículos feitas de materiais diversos, como madeira, arame, tecido e latinhas de refrigerante. Além da abertura das exposições, com curadoria de Emanoel Araujo, será inaugurada uma escultura de Zumbi dos Palmares doada por Márcia Magno. A obra tem 2,20 metros de altura e apresenta o último líder do Quilombo de Palmares em posição de alerta, portando uma arma de defesa chamada mukwale, que simboliza o poder.
Para animar as comemorações, haverá apresentações dos grupos de maracatu Nação do Maracatu Porto Rico (do Recife, PE) e Maracatu Bloco de Pedra (São Paulo, SP). O maracatu tem forte cunho religioso e origem nos anos de escravidão, como maneira de manter vivas as tradições religiosas dos escravos, com a realização de cultos e cerimônias. As apresentações são marcadas por forte percussão do ritmo, ao lado do canto e da dança, representando costumes e peculiaridades da história brasileira.

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 10
Parque do Ibirapuera – São Paulo
Telefone (11) 3320-8900, ramal 8921 (agendamento de visitas monitoradas)
Domingo, 20, às 13h
Terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada franca – Classificação: livre
Até 1º de abril

Música no Museu celebra a data com dose dupla
O Dia da Consciência Negra vai ser celebrado com uma programação dupla no Museu da Casa Brasileira. Pela manhã, às 11h, o grupo Curimba, formado por pastoras do Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga, interpretará composições inspiradas no antigo pastoril e em cantigas afro-indígenas. Às 19h30, a Orquestra Mundana, de música popular e com instrumentos musicais diferentes e de várias partes do mundo, se junta à Orquestra Metropolitana, clássica, usando instrumentos tradicionais, para apresentar o espetáculo O típico e o atípico na música negra. A regência é do maestro Rodrigo Vitta, que divide os arranjos e as composições com o multi-instrumentista Carlinhos Antunes. A apresentação será precedida da exibição de imagens do fotógrafo Ricardo Teles, em série composta de três ensaios sobre o tema negritude. O espetáculo faz parte da série Música no Museu. Apoio: Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga

Museu da Casa Brasileira
Av . Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulista – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Domingo, 20, às 11h – Grupo Curimba; às 19h30, Orquestra Mundana e Orquestra Metropolitana
Entrada franca – Classificação: livre

Show do Racionais Mc´s encerra Encontro de Hip Hop
O 5º Encontro Paulista de Hip Hop terá como atração principal o grupo Racionais Mc´s, que faz o show de encerramento. A cantora Ellen Oléria e o rapper Dexter também se apresentam durante o evento. Criado com o objetivo de promover a discussão e o aprendizado por meio dos elementos do hip hop e de outras manifestações culturais negras correlatas, o Encontro de Hip Hop integra as comemorações da Semana da Consciência Negra e também de 2011 como o Ano Internacional para Afrodescendentes, decretado pela ONU. Nos espaços internos e externos do Memorial da América Latina realiza-se extensa programação, que inclui várias atividades simultaneamente: bate-papos, apresentações, oficinas de dança, grafite, workshops de DJ e contação de histórias. Consulte pogramação completa no site www..

memorial.sp.gov.brMemorial da América Latina
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Sábado, 19, das 11h às 22h
Entrada franca – Classificação: livre
 
Música Popular

Ultraje a Rigor no Parque Ecológico do Tietê
Entre as várias atrações da programação do Cultura Livre SP deste fim de semana merece destaque o show do Ultraje a Rigor, no domingo, no Parque Ecológico do Tietê. A partir das 16h, o grupo apresenta seu rock’n’roll dançante e de letras bem-humoradas. No repertório do grupo liderado por Roger, alguns clássicos que marcaram os anos 1980, como Mim quer tocar, Pelado, Nós vamos invadir sua praia e Eu gosto é de mulher. Além desse show, dezenas de atividades gratuitas serão oferecidas em sete parques e espaços públicos da cidade.
Mais informações no site www.culturalivre.sp.gov.br (programação sujeita a mudanças).

Parque Ecológico do Tietê
Rua Guirá Acangatara, 70 – Cangaíba – São Paulo
Acessos: km 17 da Rodovia Ayrton Senna sentido SP-RJ, Av. Dr. Assis Ribeiro (altura do número 3.000) e Via Parque (marginal direita da Rodovia Ayrton Senna).
Domingo, 20, às 16h
Entrada franca – Classificação: livre

Toquinho e Adriana Mezzadri no Memorial
Na sexta-feira, 25, a partir das 21h, Toquinho faz apresentação no Memorial da América Latina. Ele vai dividir o palco com a cantora Adriana Mezzadri. Além de compositor, instrumentista e cantor, Toquinho vem revelando uma nova faceta, ao atacar de talk show man na TV Corinthians. Adriana, filha de mãe peruana e pai brasileiro, veio para o Brasil com 8 meses. Traz em seu currículo participações nas trilhas musicais de novelas como O clone e América, do filme Olga e da minissérie A casa das sete mulheres.
A série Conexão Latina promove um diálogo entre diferentes estilos da música latino-americana.

Memorial da America Latina (Auditório Símon Bolívar)
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Sexta-feira, 25, às 21h
Ingressos: R$ 15 e meia-entrada
Bilheteria: no dia 24, aberta das 14h às 19h; no dia 25, a partir das 14h
Classificação: livre

Arte e Meio Ambiente: rompendo fronteiras
O Palácio do Horto recebe a exposição Arte e Meio Ambiente: rompendo fronteiras com obras de artistas italianos ou de origem italiana que retratam a relação entre Itália e Brasil, com destaque para a estética ambiental. O evento faz parte das comemorações do “Ano Itália/Brasil 2011”. Na mostra há trabalhos de artistas como Alfredo Volpi, Eliseu Visconti, Brecheret, Ernesto Di Fiore, Maria Bonomi e outros.

Palácio do Horto
Local: Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Horário: de quarta-feira a domingo, das 9h às 15h
Entrada: gratuita
Informações: (11) 2193 8282
Até 11 de março de 2012

Música Erudita

Projeto Tom Maior tem recital de piano e clarineta
O duo formado pelo pianista Fred Siqueira Cavalcante e pelo clarinetista José Alessandro G. Silva se apresenta amanhã, 19, no Auditório do Centro Cultural da USP. O concerto dá continuidade às apresentações de música erudita do Projeto Tom Maior. Fred Cavalcante estudou no Conservatório de Tatuí e formou-se em Música na Unicamp. Mestre e doutor em educação pela UFSCar, com pesquisa direcionada para a educação musical, Cavacalnte atua, desde 1987, em gravações e shows pelo País, como instrumentista, produtor e arranjador. Algumas de suas composições foram interpretadas por ‘combos’ de jazz estadunidenses e pela Latin American Music Ensemble, da Indiana University School of Music. Atualmente, leciona na UFSCar e colabora em projetos com músicos da cidade de São Carlos. José Alessandro G. Silva é natural de Campina Grande-PB. Iniciou seus estudos musicais com o pai, José Gonçalves da Silva, clarinetista do Corpo de Bombeiros, em Brasília. Bacharel em clarineta pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Perfomance pela Universidade Federal de Goiás. Integra o corpo docente do curso de licenciatura em Música da UFSCar e o grupo Hamilton e seus Estados, que faz trabalho de difusão da MPB.

Centro Cultural da USP (Auditório)
Acesso pela Rua Dr. Carlos Botelho, 1.465 – São Carlos – SP
Telefone (16) 3373-9106
Sábado, 19, com sessões às 18h e às 19h30
Entrada franca – Classificação: livre

Exposição

Mostras inauguradas ao som de saxofone
O Centro Cultural da USP de São Carlos inaugura hoje duas exposições. Na primeira, será exposto o trabalho Sentimentos, da paulistana Janete Ferreira Rodrigues Santos. A obra homenageia o Dia da Consciência Negra. Imagens do cotidiano de Tóquio e de outras cidades e vilas do Japão serão exibidas na mostra Um fotógrafo da meia-noite. O material, produzido por Junku Nishimura, foi feito sem o uso de flash, recorrendo a filmes em preto e branco. As imagens mostram cenas noturnas em bares, restaurantes e ruelas das cidades. Durante o evento, haverá a apresentação do saxofonista e compositor Marco Abreu.

Centro Cultural da USP
Acesso pela Rua Dr. Carlos Botelho, 1.465 – São Carlos – SP
Telefone (16) 3373-9106
Inauguração: hoje, a partir das 18h
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Entrada franca – Classificação: livre
Até 20 de janeiro de 2012

Itália-Café-Brasil: influência italiana no Paísl
A exposição Itália-café-Brasil: Qui si beve caffè trata da influência italiana no Brasil do ponto de vista de uma paixão comum: o café. A mostra contextualiza a chegada dos imigrantes ao País, o processo de adaptação à nova terra e as contribuições culturais do povo italiano ao Brasil. Objetos de época mostram as transformações ocorridas ao longo dos anos: o tradicional cafezinho, a revolução dos filtros de papel, o café solúvel, as cafeteiras italianas, as modernas máquinas de café expresso caseiras. Curadoria de Marília Bonas, diretora-técnica do Museu do Café. A mostra integra as comemorações do Momento Itália-Brasil e é uma realização do Governo do Estado, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – centro – Santos – SP
Telefone (13) 3213-1750
Terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 17h
Ingressos R$ 5 (estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada)
Classificação: livre
Até 29 de janeiro de 2012

Exposição comemora 40 anos de criação do Cepeusp
A história de quatro décadas de existência do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) vai ser contada por meio de exposição composta de uma série de pôsteres e vídeos.

Centro de Práticas Esportivas da USP – Espaço Cultural
Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61 – São Paulo
Telefones (11) 3091-3555 / 3565
Quinta, 24, às 20h
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Entrada franca – Classificação: livre
Até 22 de dezembro

Cinema

MIS participa da 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano
O Museu da Imagem e do Som – MIS apresenta a mostra Clássicos restaurados do cinema italiano e retrospectiva do diretor Mario Monicelli. Serão exibidas produções em versões restauradas pelo Museu de Cinema de Turim e filmes originais do diretor. O evento integra a 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano. O público terá acesso a 12 obras-primas, sete delas totalmente renovadas, ao lado de cinco filmes originais de Mario Monicelli, grande homenageado deste evento, que morreu no fim de 2010, aos 95 anos.
A programação completa está no site www.mis-sp.org.br  

Museu da Imagem e do Som – MIS (Auditório)
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Telefone (11) 2117 4777
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)
Capacidade: 174 lugares
Classificação: 14 anos

Miscelânea

Um pouco de história da noite paulistana
Amanhã, 19, o Chama poética recebe o seresteiro José Domingos. Aos 81 anos, o cantor, violonista e compositor acumula passagens pelos melhores bares com música ao vivo de São Paulo, onde começou a cantar em 1956, ano de sua chegada à cidade. É dessa época seu convívio com grandes nomes da MPB, como Noite Ilustrada, Roberto Luna, entre outros. Em seus shows, o mineiro de Guaxupé mescla composições próprias a clássicos de grandes nomes da MPB (Cartola, Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros, Vinicius de Moraes, Baden Powell, entre outros). Durante a apresentação, o artista responde às perguntas sobre sua vida e a noite paulistana e lê alguns textos de sua autoria e de Paulo Vanzolini. Chama poética tem direção de Fernanda de Almeida Prado, sua idealizadora, que também conduz a entrevista. O projeto integra a série Memória da noite paulistana.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Sábado,19, às 19h
Entrada franca – Classificação: livre
 
Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial