Confira a agenda cultural da semana no Estado

Filmes franceses, música erudita e quase dez exposições

sex, 22/04/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou uma programação cultural especial para os próximos dias. O destaque da semana vai para as exposições. São quase dez opções totalmente gratuitas que vão desde a mostra em homenagem ao Dia do Índio a exibições da Arte Contemporânea Chinesa. Confira:

Cinema
No cinema, a mostra Robert Bresson exibe gratuitamente uma seleção de longas e curtas-metragens franceses durante toda a semana. Os filmes serão apresentados no cinema da Universidade de São Paulo, na rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária – São Paulo. Confira:

Mouchette
Retrata a vida difícil de garota do campo que precisa lidar com a mãe moribunda, a irmã bebê e o pai alcóolatra. O ambiente repressor da escola, da família e da pequena cidade se mostra implacável. Com Nadine Nortier. Segunda, 25, quinta-feira, 28, 16 horas; sexta-feira, 29, 19 horas.

Processo de Joana d’Arc
Baseado nas minutas históricas do processo inquisitivo de Joana d’Arc, a heroína francesa e santa católica do século 15, o filme apresenta o cárcere, o julgamento e a execução da mártir. Com Florence Delay e Jean-Claude Fourneau. Segunda-feira, 25, 19 horas; quarta-feira, 27, 16 horas.

Quatro noites de um sonhador
Moço salva garota do suicídio. Nas noites seguintes ambos se aproximam cada vez mais e ele se apaixona por ela. A jovem, no entanto, espera pelo retorno de seu amante que a deixara há um ano. Com Isabelle Weingarten, Guillaume des Forêts e Jean-Maurice Monnoyer. Terça, 26, e sexta-feira, 29, 16 horas; quarta-feira, 27, 19 horas.

Ao azar, Balthazar
Narra a história de um burro desde seu nascimento cercado por crianças até a velhice, tiranizado como animal de carga. Com Anne Wiazemsky e Walter Green. Terça, 26, e quinta-feira, 28, 19 horas.

O espaço Cultural Casa do Lago também exibe quatro filmes de grandes diretores, em comemoração ao seu aniversário. O endereço é Rua Érico Veríssimo, s/no – Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo – Campinas, SP. A entrada é franca. Confira as opções:

Ladrões de bicicletas
Trabalhador de origem humilde precisa ter bicicleta para pegar emprego. Com sacrifício ele a recupera uma vez que a mesma estava empenhada. Entretanto, para seu desespero, a bicicleta é roubada. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola e Lianella Carell. Segunda-feira, 25, 16 e 19 horas.

As melhores coisas do mundo
Adolescente aprende a tocar guitarra para chamar a atenção de uma garota. Seus pais estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho. Em meio a essas situações, o jovem precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e desespero. Com Francisco Miguez, Paulo Vilhena e Gabriela Rocha. Terça-feira 26, 16 e 19 horas.

Chinatown
Detetive especializado em casos matrimoniais é contratado por misteriosa mulher da alta sociedade para investigar o marido dela. O homem é assassinado e ele se vê envolvido com gângsters. Com Jack Nicholson, Faye Dunaway e John Huston. Quarta-feira, 27, 16 e 19 horas.

Festim diabólico
Dois jovens matam colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Com John Dall, Farley Granger e Dick Hogan. Quinta-feira, 28, 16 e 19 horas.

Exposição
Exposição Crux, Crucis e Crucifixus – O Universo Simbólico da Cruz

Museu de Arte Sacra
Visitação: até 22 de maio (terça a domingo).
Horário: das 10h às 18h, com encerramento da bilheteria às 17h30.
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada. No domingo de Páscoa, a entrada é franca.
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz (próximo ao Metrô Tiradentes).
Telefone: 11 5627-5393
Site: www.museuartesacra.org.br

Miradas glocales
São 67 obras de artistas do México, entre desenho, acrílico, fotografia, vídeo e gráfica digital, que abordam as formas de resistência contemporânea ao processo da globalização.

Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Entrada franca
Até 1º de maio

Elos da lusofonia
Mostra apresenta a arte dos países de língua portuguesa a partir da obra de artistas contemporâneos do Brasil, Portugal e Angola e a ligação com a arte ancestral africana. Curador: Emanoel Araújo.

Lutadores do mundo
O artista Cesare Pergola exibe 30 pinturas em óleo sobre tela que retratam lutadores posicionados para ação, de diversas localidades e modalidades. Curador: Emanoel Araújo.

Panos e tapas: Joias e adornos d’Africa
Revela a importância dos tecidos em muitas culturas do continente africano, destacando a produção têxtil de dois importantes povos da África Central: os kuba e os imbuti, mais conhecidos como pigmeus.

Museu Afro Brasil
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera – São Paulo
Telefone (11) 5579-0593
Terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas
Entrada franca
Até 29 de maio

O passado negro de Campinas
Alguns fotógrafos retratam momentos da história de escravidão e a memória das populações negras, que desde o século 19 habitam a região. Performances de legados musicais dos grupos Urucungos Puítas e Quijêngues, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Maracatucá e também da Casa de Cultura Tainã buscam o reconhecimento deste passado.

Espaço cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, s/no – Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo – Campinas
Telefone (19) 3521-7017
Entrada franca
Até 6 de maio

Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – caminhos e fronteiras
Mostra exibe 100 peças de cerâmica artística produzidas em forno de alta temperatura e manualmente, que transmitem diferentes linguagens e evidenciam tanto formas geométricas quanto estruturas orgânicas, técnicas e efeitos variados. Curadora do Acervo Artístico dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho.

Palácio do Horto
Rua do Horto, 931, Horto Florestal – São Paulo
Telefone (11) 2193-8282
Quarta-feira a domingo, das 9 às 15 horas
Entrada franca
Até 8 de maio

Comunidade de Gostos: Arte Contemporânea Chinesa desde 2000
Com curadoria de Xia Jifeng, a mostra exibe apresenta 48 obras de jovens artistas chineses – entre vídeos, instalações, fotografias e pinturas – com foco especial nas questões sociais de uma nova China. Entre os nomes da arte chinesa apresentados, destaque para Lao Jiang e Wang Yin, além dos fotógrafos Cao Fei e Dong Wensheng.

Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC/USP
Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária – São Paulo
Telefone (11) 3091-3039
Terça e quinta-feira, das 10 às 20 horas; quarta e sexta-feira, das 10 às 18 horas; sábado, domingo e feriados, das 10 às 16 horas – Entrada franca
Até domingo, 24

Mostra temática: Dia do Índio
A mostra apresenta objetos indígenas que fazem parte do Acervo do Museu Prudente de Moraes, como: instrumentos musicais, de caça, utilitários, cerâmicas, roupas para rituais, etc., de diversas tribos indígenas brasileiras.

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Data: De 19 a 24 de abril de 2011.
Horário: das 9h às 17h
Local: Auditório Helena Rovay Benetton – Rua Santo Antonio, 641, centro – Piracicaba/SP
Informações: (19) 3432-2148 e 3422-3069
Entrada gratuita

Exposição: “Momentos”, da artista plástica – Denise Storer
A mostra “Momentos” ocupa as duas salas de exposições temporárias do Museu H.P. Prudente de Moraes, com aquarelas e óleo sobre tela da artista plástica Denise Storer. Os trabalhos foram feitos exclusivamente para o espaço do Museu, procurando complementar o ambiente com motivos que propiciem um clima suave, saudosista e emblemático, exaltando a natureza, as cores e a vida.

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
Rua Santo Antonio, 641. Centro – Piracicaba – SP.Horário: De terça a domingo, inclusive feriados das 9 h às 17 h.
Informações: (19) 3432-2148
Entrada gratuita

Literatura
Quinta poética
Encontro com a presença de poetas consagrados e novos talentos que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho através de intervenções artísticas das mais diferentes expressões.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Quinta-feira, 28, 19 horas
Entrada franca

Infantil
Lê pra mim?
O projeto dedicado a leituras de livros da literatura infantil brasileira acaba neste final de semana. Sábado, 23, pela manhã, o ator Leonardo Meggiorin lê A planta canívora de Léo, de Claúdia Souza. Na parte da tarde, são responsáveis pela programação, Anderson Muller, com O homem que roubava horas, de Daniel Munduruku; Julia Lemmertz e Alexandre Borges, Laís, a fofinha e A ararinha do bico torto, de Walcyr Carrasco. No domingo, 24, a partir das 11 horas, o ator Odilon Wagner narra a história Pretinho, o sapato medroso, de Márcia Corrêa Barros e, às 16 horas, é a vez de Nany People entreter a criançada com A princesinha sem nome, de Alessandra de Paula.

Museu da Lingua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Estação da Luz – São Paulo
Telefone (11) 3326-0775
Sábado, 23 e domingo, 24, às 11 e 16 horas
Entrada franca

Música Erudita
Orquestra Jovem do Estado
Regida por João Maurício Galindo, a orquestra recebe como convidado da série Concertos Matinais o Coro do Conservatório de Tatuí que tem o comando de Cadmo Fausto. Acompanhados pelas sopranos Larissa Lima e Roseane Soares e a mezzo soprano Fernanda Nagashima apresentam obras de Johan August Söderman, Seis peças sacras para coro a capella; Antonio Vivaldi, Gloria em ré maior, RV 589; Nikolai Rimsky-Korsakov, abertura A grande Páscoa russa, opus 36. Domingo, 24, 11 horas. Entrada franca.

Orquestra Jovem Tom Jobim
Com regência do maestro Roberto Sion o concerto reúne composições da MPB, Dorival Caymi, Beatles e outros.

Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolivar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Sábado, 23, 21 horas
Entrada franca

Coro feminino do Departamento de música da Unicamp
O regente Kaynan Consoli apresenta concerto com programa escrito para vozes femininas desde o período renascentista até a música contemporânea. Entre as composições estão Stabat mater – 1º dueto, de Giovanni Battista Pergolesi; Ave verum opus 65, nº 1, de Gabriel Fauré; Noite, opus 15, nº 2, de Sergei Rachmaninoff. Quinta-feira, 28, 12h30.

Camerata Anima Antiqua
Grupo de cantores executa música vocal do período da renascença. O programa inclui obras de Giaches de Wert, Vezzosi augelli; de Luca Marenzio, Tirsi morir volea; de Claudio Monteverdi, Sfogava con le stelle.
Quinta-feira, 28, 13 horas

Espaço Cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, s/no – Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo – Campinas
Telefone (19) 3521-7017
Entrada franca

Música Popular
Banda Sinfônica do Estado
Tendo à frente o maestro Marcos Sadao Shirakawa ao lado do trompista Joaquim das Dores, o grupo apresenta no projeto Pra ver a banda tocar as canções de Gustav Holst, Second suite for military band; Jackson Lúcio, Adjazer fantasia – para trompa solo e banda sinfônica; Alexandre Daloia, Fab four – Fantasia sobre temas dos Beatles, entre outras.

Sesi Paulista
Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César – São Paulo
Telefone (11) 3284-5980
Quarta-feira, 27, 12h05
Entrada franca

Banda Sinfônica Jovem do Estado
A maestrina Mônica Giardini conduz o concerto Moto perpétuo com audições de Frank Ticheli, Clifton Williams e Morton Gould.

Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolivar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Domingo, 24, 19 horas
Entrada franca

Dança

O espetáculo é um mergulho nas questões comportamentais e patológicas de um coletivo: para além da estrutura, o olhar é voltado para questionamentos e percepções na esfera sensível das relações de troca, poder e afeto, desenvolvidas dentro de um sistema social, com foco não nas regras, mas nos seus desvios, histerias e desequilíbrios. Quarta-feira, 27, 19h30

Nunca mais bom crioulo
Inspirado no romance naturalista Bom crioulo, do escritor Adolfo Caminha, o espetáculo é um mergulho inicial na estória de Amaro, o bom crioulo e explora as corporalidades e sentimentos percebidos em sua busca por autonomia, reconhecimento e amor num documento coreográfico e performático sobre acontecimentos irredutíveis, aqui escarafunchados pela arte do movimento. Quarta-feira, 27, 20 horas

Vícios e virtudes
Mostra o jogo entre as duas personagens opostas Justine e Juliette paradoxalmente criadas por Alfonso Donatian Francisco de Sade. Através dos contrastes e oposições dos movimentos, das cenas, das imagens e das falas procura-se expressar uma verdade que está entre o poder e a submissão; o bem e o mal; o excesso e o essencial; salvação e perdição; explícito e contido, virtudes e vícios, tematizando uma idéia de que a única razão é buscar os prazeres pessoais. Interpretação e concepção coreográfica: Daniela Gatti. Quarta-feira, 27, 21 horas

Nebulosasilenciosa
No espetáculo, o Grupo Zum exprime os desejos e os segredos desconhecidos e inexplorados do universo feminino. Ao reinventar uma mulher que vive neste século e para o século 21, chega ao enigma do seu corpo e da censura que traduz a cultura machista e os tabus existentes. Direção geral e concepção de Marissel Marques. Quinta-feira, 28, 21 horas

Espaço Cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, s/no – Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo – Campinas
Telefone (19) 3521-7017
Entrada franca

Do Portal do Governo do Estado