Confira a agenda cultural da semana no Estado

Os destaques são a exposição sobre a influência do café em Santos e o show de Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz

sex, 11/11/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Toda sexta-feira, o Portal do Governo do Estado de São Paulo e a Agência Diário Oficial preparam uma programação cultural com várias opções para aproveitar o final de semana. Um dos destaques é a exposição, no Museu do Café, sobre a influência do café no porto e na cidade de Santos. O Parque Villa-Lobos recebe o show gratuito de Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz. Tem ainda outras dicas para as crianças, música e exposições. Confira as novidades da próxima semana:

Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz sobem ao Palco do Parque Villa-Lobos
O Cultura Livre SP traz mais uma série de atrações no fim de semana. Amanhã, 12, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz dividem o palco no Parque Villa-Lobos. No programa, canções do CD Feito para acabar, de Marcelo Jeneci, considerado um dos melhores álbuns de 2010 no Brasil. Tulipa Ruiz faz participação especial na música Dia a dia, lado a lado – a primeira composição feita em parceria pelos dois -, além de oferecer uma surpresa no bis. No acompanhamento, Laura Lavière (voz e piano), Régis Damasceno (baixo), Estevan Sinkovitz (guitarra), João Erbetta (guitarra) e Richard Ribeiro (bateria).

Parque Villa-Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto dos Pinheiros – São Paulo
Sábado, 12, às 16h
Entrada franca – Classificação: livre
 
Exposição

A influência do café no porto e na cidade de Santos
 A influência dos negócios do café no desenvolvimento do porto e da cidade de Santos nos últimos 120 anos é tema da exposição Café, Porto, Cidade – Uma relação muito mais que econômica. Parceria entre o Museu do Café (da Secretaria da Cultura) e o Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais, da Universidade Santa Cecília, a mostra revela como o tripé ferrovia, porto e café foi fundamental para o desenvolvimento da cidade. A expansão da produção cafeeira no Oeste paulista e a crescente demanda internacional do produto impulsionaram a implantação da linha férrea, permitindo ao porto sair de uma posição sem muita importância e se tornar ‘o porto do café’. A exposição é composta de ilustrações, fotografias, vídeos, cenografia e objetos. As imagens e peças reunidas pertencem ao acervo dos Museus do Café, do Porto e da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Museu do Café – Edifício da Bolsa Oficial de Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Terça-feira a sábado, das 9h às 17h; domingo, entre 10h e 17h  
A Cafeteria do Museu funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 5; estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada
Inauguração: hoje, às 19h
Classificação: livre
Até 25 de março de 2012

Olhar com outro olhar
Uma única fotografia de um jogo de futebol é apresentada por meio de cinco recursos sensoriais – braile, relevo, alto-contraste, maquete tátil e audiodescrição. Para entender o conteúdo e o significado da imagem, o visitante pode usar mãos e ouvidos – e, se quiser, usar venda. Para se locomover, terá seus passos orientados por um piso tátil e um audioguia. A mostra apresenta ainda o universo do Futebol de 5, esporte praticado por deficientes visuais, no qual o Brasil já conquistou duas medalhas de ouro: a primeira, na Paraolimpíada de Atenas, em 2004; e a segunda, em Pequim, em 2008. Curadoria de Leonel Kaz.

Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria
Praça Pedro de Toledo, s/nº – centro – Araraquara
Telefone (16) 3322-4887
Segunda, das 13h às 18h; de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábado, das 9h às 12h
Entrada franca – Classificação: livre
Até o dia 30

Com açúcar & com afeto – Arte Naïf
As reproduções de 36 pinturas de técnica livre e espontânea compõem a exposição Com açúcar & com afeto – arte naïf uma oportunidade para conhecer os maiores representantes dessa técnica no País. São pessoas que, longe das acadêmicas, criaram materiais e formas de se expressar, tornando-se artistas consagrados aqui e no exterior. Entre os 24 autodidatas com trabalhos expostos estão pioneiros naïfs como Heitor dos Prazeres, Lia Mittarakis, Cardosinho, Miranda e Iracema, além de contemporâneos como Ivonaldo, Lourdes de Deus, Menezes de Souza, Oberdan e Zeny. A curadoria é de Mariza Campos da Paz, presidente da Fundação Lucien Finkelstein. Itinerante, a mostra já foi vista em São José do Rio Preto, Catanduva, Araraquara e Campinas. A exposição tem patrocínio da Usina Colombo S.A. Açúcar e Álcool, e gerenciamento da Arquiprom – Arquitetura Promoções e Exposições.

Biblioteca de São Paulo (BSP) – Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 (próximo à Estação Carandiru do Metrô)
Telefone (11) 2089-0800
Terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 9h às 19h
Entrada franca
Classificação: livre
Até 4 de dezembro

Casas Museu: janelas abertas para a cultura italiana
Os painéis fotográficos retratam 13 residências históricas italianas. As imagens de Omar Kheiraoui permitem ao visitante perceber aspectos da cultura italiana, como a arte, o artesanato, a música, entre outros. As casas são exemplos de diferentes tipos de residências: as pertencentes a personalidades; as casas de colecionadores; as moradias de integrantes da nobreza e do clero; e as casas de camponeses. Cada exemplar possibilita um passeio pelo edifício e a observação de seus objetos, como se janelas fossem se abrindo para mostrar diferentes aspectos da cultura italiana: arte, artesanato, música, poesia e gastronomia. Apresentada pela primeira vez em Istambul – capital europeia da cultura de 2010 -, a mostra integra a programação de eventos que o Ministério das Relações Exteriores da Itália propõe para 2011 para celebrar o 150º aniversário da Unificação italiana, bem como para marcar o início das comemorações do Ano da Itália no Brasil. Curadoria de Rosanna Pavoni.

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Horário: das 10 às 18h
Telefone (11) 3032-3727
Entrada franca – Classificação: livre
Até o dia 20

Estações do Metrô: espaços abertos para arte e a cultura
Numa iniciativa pioneira, o projeto Encontros transforma estações do Metrô de São Paulo em espaços culturais, com atrações gratuitas. A primeira estação a ser usada para esse fim foi a Paraíso, em outubro de 2010, depois de a empresa Cinemagia vencer a licitação para gerir o projeto por 10 anos. Atualmente, são 18 estações, levando cultura para todas as regiões da cidade. Música, cinema, dança, teatro, exposições permanentes e itinerantes, oficinas culturais e muitas outras atividades fazem parte da programação, acessível a 4 milhões de pessoas que circulam diariamente pelo Metrô. Nos próximos dias, além de exibir filmes da mostra competitiva do Festival Cine Favela, alguns desses espaços acolhem programação bem diversificada, com espetáculos musicais, dança, capoeira e a apresentação de um coral.

A programação completa está no site http://projetoencontros.com.br/ 

Miscelânea
Mapa Cultural tem extensa programação no interior do Estado
Mais de 50 artistas e grupos selecionados, na fase regional, pelo Mapa Cultural Paulista se apresentam em cidades das regiões de São José dos Campos, Sorocaba e Campinas. As exposições e os espetáculos contemplam diversas linguagens artísticas – artes visuais, teatro, dança e música. Criado há 16 anos pela Secretaria de Estado da Cultura, a cada dois anos o programa promove a identificação e o intercâmbio dos produtores de cultura do Estado, com a realização de um concurso em três fases: municipal, regional e estadual. Os selecionados em cada município mostram seus trabalhos em outras cidades da mesma região. Nesta edição, na fase municipal, 286 cidades participaram. A etapa estadual ocorre em 2012, com representantes de todo o Estado exibindo suas obras na capital. A programação completa está no site www.cultura.sp.gov.br

Mapa Cultural Paulista – Programação Fase Regional
(Há casos em que é necessário consultar a programação local sobre o horário das apresentações e a classificação etária)

Região de São José dos Campos

Artes Visuais, Vídeo e Literatura – Ubatuba
Exposição: de 11/11 a 15/11
Seletiva: sexta-feira, 11, às 19h
Vídeo: sábado, 12, às 19h
Literatura: domingo, 13, às 19h
Sobradão do Porto
Praça Anchieta, 38 – centro
 
Canto Coral – São Sebastião
Sábado, 19, às 19h
Teatro Municipal de São Sebastião
Av. Dr. Altino Arantes, 2 – centro
 
Dança – Guaratinguetá
Sábado, 19, às 19h
Espaço VivArte
Rua Guaranis, 121 – Bairro Pedregulho
 
Música instrumental – Caraguatatuba
Terça, 22, às 20h, solistas; quarta-feira, 23, às 20h, grupos
Teatro Mário Covas
Av. Goiás, 187 – Indaiá
 
Teatro – Jacareí
De 11/11 a 20/11
Sala Mário Lago – Pátio dos Trilhos
Praça Raul Chaves, 110 – centro
 
Região de Sorocaba
 
Artes Visuais – Conchas
Exposição: até 18/11
Seletiva: sábado, 19, às 18h
Lions Clube de Conchas
Rua Rio de Janeiro, 458 – centro
 
Canto Coral – Itapeva
Domingo, 20, às 15h
Catedral de Santana
Praça Central (Praça Anchieta, s/nº)
 
Dança – Salto
Domingo, 27, às 16h
Sala Palma de Ouro – CEC
Rua Prudente de Moraes, 580 – centro
 
Literatura – Araçoiaba da Serra
Sexta-feira, 25, às 18h
Oficina Cultural Paulo Betti
Rua Pedro Nolasco Vieira, 120 – centro
 
Música Instrumental – Mairinque
Sábado, 26, às 18h
Centro Municipal de Educação e Cultura
Praça Dom José Gaspar da Fonseca, 23 – centro
 
Vídeo – Itatinga
Sexta-feira, 11, às 20h
EMEF Prefeito Aristeu Pedroso de Almeida – Auditório Apparício Mariano Franzolin
Rua Altair Stengel Tieghi, 36 – Jardim Parente II

Região de Campinas

Artes Visuais e Vídeo – Santa Bárbara D’Oeste
Exposição: de 12/11 a 27/11
Seletiva: sábado, 12, às 20h
Vídeo: sábado, 12, às 20h
Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi – Cedoc
Av. João Ometto, 118 – Jardim Panambi

Dança – São José do Rio Pardo
Sábado, 19, e domingo, 20, às 19h
Local: Ginásio de Esportes Adhemar Machado de Almeida (Tartarugão)
Av. Euclides da Cunha, 145 – centro
 
Literatura – Limeira
Sexta-feira, 25, às 20h
Teatro Vitória
Praça Toledo Barros, s/nº – centro

Música Instrumental – Jundiaí
Domingo, 13; e sábado, 19
Sala Glória Rocha
Rua Barão de Jundiaí, 1.093 – centro
 
Teatro – Espírito Santo do Pinhal
Domingos, 13, 20 e 27; sábado, 19
Teatro Avenida
Av. Oliveira Mota, s/nº – centro

Teatro – Louveira
Quartas, 16 e 30; sexta, 18; segundas, 21 e 28; terça-feira, 29
Teatro da Câmara Municipal
Rua Wagner Luis Bevilácqua, 35 – Guembe
Teatro de Rua: Antiga Estação Ferroviária
Rua 21 de Março, s/nº – centro

Teatro – Serra Negra
De 22/11 a 27/11
Centro de Convenções Circuito das Águas
Rua Nossa Senhora do Rosário, s/nº – centro

Infantil

Dois artistas contam histórias do folclore do Norte do Brasil
O Grupo Redondilha, formado pelos atores Ivon Mendes e Andreia Santos, se apresenta no sábado, no Museu da Língua Portuguesa. Eles farão a Contação de Histórias sobre o folclore e os mitos da região Norte do País. Para enriquecer a encenação, lançam mão de instrumentos musicais, bonecos, objetos de animação e adereços. As histórias – A vitória-régia, A lenda do guaraná e A criação da noite – são acompanhadas de cantigas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, quadrinhas e outros elementos da literatura folclórica. A produção é de Calu Baroncelli; e a supervisão musical, de João Urbílio.

Museu da Língua Portuguesa – Espaço Café
Praça da Luz, s/nº – centro
Telefone (11) 3326-0775
Sábado, 12, às 14h
Entrada franca – Classificação: livre

Música erudita      

Orquestra Jovem faz concerto na Sala São Paulo
No domingo, a Sala São Paulo será palco da apresentação da Orquestra Jovem do Estado. No programa, a abertura da ópera Fierrabrás, de Franz Schubert, a suíte A Arlesiana, nº 2, de Georges Bizet, o Concerto para trompete, de Alexander Arutiunyan (tendo como solista Gustavo Araújo Leite) e a Sinfonieta prima, de Ernani Aguiar. A regência é de João Maurício Galindo. A Orquestra Jovem é um dos grupos de difusão e de formação musical da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) – Tom Jobim, escola do governo de São Paulo, que tem como executora a Santa Marcelina Cultura. O patrocínio é da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. Realização do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3367-9500
Entrada franca – Classificação: 7 anos

Domingo na Yayá oferece música clássica indiana
Há mais de 20 anos, Helder Araujo dedica-se ao estudo e à pesquisa da Música Clássica Indiana. Morou na Índia em 1996 e 1997, tendo retornado àquele país várias vezes para se especializar na interpretação da música clássica hindustâni (música do Norte da Índia). Recebeu ensinamentos de grandes gurus de Benares (Índia), como Raj Bhan Sing, Debashis Sanial, Dr Prakash, Sukdev Mishra, Matar Prasad e Sohan Lal. Helder toca sitar, tabla, violino indiano e bansuri, além de compor. Em suas composições é possível identificar as várias influências: indiana, árabe, rock e worldmusic. Helder Araujo já se apresentou em várias capitais brasileiras, abriu show de Hermeto Pascoal, fez turnês pelo Brasil com Marcus Viana e a Transfônica Orkestra. Atualmente, realiza workshops e concertos pelo País, tendo gravado três CDs: Samadhi, Atmanam e Jhala. O projeto Domingo na Yayá recebe Helder Araújo neste fim de semana.

Centro de Preservação Cultural – CPC-USP – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3106-3562
Domingo, 13, às 11h
Duração: 60 minutos, aproximadamente
Entrada franca – Classificação: livre

Música popular

Rogério Botter Maio Trio faz show no Música no Museu
O contrabaixista está cercado de jovens talentos na nova formação de seu Rogério Botter Maio Trio. Nenhum deles tem mais de 27 anos. O grupo se apresenta neste domingo no projeto Música no Museu, executando novas composições do CD Desde sempre, ainda em fase de produção. Eles também fazem releituras de algumas composições de seus CDs Crescendo (1996), Aprendiz (2000) e Prazer da espera (2006) e Tudo por um ocaso (2009). O repertório inclui, ainda, alguns arranjos inovadores do cancioneiro brasileiro em versão instrumental. Rogério Botter – que criou sua primeira composição, intitulada 1984, aos 27 anos – costuma mesclar em sua obra ritmos bem brasileiros (como xaxado, frevo, choro, samba e baião) com improvisações de jazz, mantendo um sabor, ao mesmo tempo, sul-americano e de música do mundo.

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Domingo, 13, às 11h
Entrada franca – Classificação: livre 
 
Da Agência Imprensa Oficial