Confira a agenda cultural da semana no Estado

Casarão da Avenida Paulista abre suas portas para 24 horas de programação literária

sex, 15/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou uma programação cultural totalmente gratuita para os próximos dias. O destaque da semana vai para Casa das Rosas, jornada especial, com 24 horas de programação literária com shows, sarau, recital multimídia e espetáculo infantil. Confira:

Casa das Rosas, jornada especial
Um dos charmosos casarões da Avenida Paulista abre suas portas para a Virada Cultural. As atrações acontecem a partir de amanhã, 16, às 16 horas, no palco montado na parte externa da casa.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3285-6986
Sábado, 16, a partir das 18 horas e domingo, 17, até 18 horas
Entrada franca. Livre

Cinema
No cinema, a mostra Robert Bresson exibe gratuitamente uma seleção de longas e curtas-metragens franceses durante toda a semana. Os filmes serão apresentados no cinema da Universidade de São Paulo, na rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária – São Paulo. Confira:

Uma criatura dócil
Baseado em obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski, conta a história de uma mulher frustrada por não conseguir se adaptar ao comportamento e caráter do marido. Segunda, 18, e quarta-feira, 20, 16 horas; terça-feira, 19, 19 horas.

Pickpocket (O batedor de carteiras)
Inspirado no romance Crime e castigo, de Dostoiévski, mostra a trajetória de rapaz inteligente e culto que não gosta de trabalhar e bate carteiras para sobreviver. Segunda, 18, e quarta-feira, 20, 19 horas

Diário de um padre
Nomeado para a paróquia numa pequena aldeia da França, jovem padre é recebido com hostilidade pelos moradores. Com saúde debilitada e dificuldades de se impor, ele busca conforto moral e espiritual com o pároco do vilarejo vizinho. Terça-feira, 19, 16 horas

O Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, em São Carlos, também exibe neste sábado, 16, às 20h o longa Meus Caros Amigos. O filme mostra a rotina de velhos amigos de escola que, apesar de cinquentões e estabelecidos na vida, ainda se encontram para pregar peças e passar trotes em quem se atrever a ficar no caminho deles. O endereço é Rua Nove de Julho, 1.227 – Centro – São Carlos e a entrada é franca.

Literatura
Pra que fazer arte?
A série Leituras pela Noite reúne intelectuais e artistas para falar sobre o tema-título, como reflexão sobre arte e cultura. Os convidados são Jorge Schwartz, pesquisador da USP; Consuelo de Paula, cantora, poeta e compositora; André Luiz Barros, professor de literatura brasileira da Unifesp; Mário Masetti, diretor de cinema e televisão e diretor artístico da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano
Rua Thomé de Souza, 997 – City Lapa – São Paulo
Telefone (11) 3836-4316
Sábado, 16, 18 horas
Entrada franca.
Classificação etária: 16 anos

Infantil
Lê pra mim
Todos os finais de semana deste mês, o Museu da Língua Portuguesa apresenta projeto dedicado a leituras de livros da literatura infantil brasileira. Artistas convidados lêem obras para a criançada. No evento de sábado, 16, o escritor Gabriel Chalita narra a história de sua autoria, O último pinguim feliz e a apresentadora Eliana, A história da menina e o medo da menina, de Luciene Tognetta. Na parte da tarde, são responsáveis pela programação, a promoter Alicinha Cavalcanti, com Troca-troca dos dentes, de Dóris Rocha Ruiz e Maria Inês Quintanilha Martins Ribeiro, e o cantor e apresentador Ronnie Von com A menina que não gostava de ler, de Lilia Gramacho. No domingo, 17, a partir das 11 horas, a atriz Laura Cardoso lê Menina Nina, de Ziraldo, e às 16 horas, é a vez da atriz Marisa Orth entreter a criançada com Até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman e o apresentador Otávio Mesquita, Você não tem como saber, de Júlia Alba.

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Estação da Luz – São Paulo
Telefone (11) 3326-0775
Sábados e domingos, às 11 e 16 horas
Entrada franca
Até o dia 24

Exposição
Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – caminhos e fronteiras
Mostra exibe 100 peças de cerâmica artística produzidas em forno de alta temperatura e manualmente, que transmitem diferentes linguagens e formas geométricas. Curadora do Acervo Artístico dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho.

Palácio do Horto
Rua do Horto, 931, Horto Florestal – São Paulo
Telefone (11) 2193-8282
Quarta-feira a domingo, das 9 às 15 horas
Entrada franca. Livre
Até 8 de maio

Paulo Pasta
As telas do pintor paulista instigam o público com jogos cromáticos específicos: faixas de pigmento diluído são alternadas a camadas espessas de tinta. Para perceber a interação entre as cores e notar as sutis diferenças entre as áreas dos quadros é preciso olhá-las sem pressa e com cuidado.

Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo
Telefone (11) 3255-5538
Terça a sexta-feira, das 10 às 21 horas; sábado, domingo e feriados, das 10 às 18 horas
Entrada franca. Livre
Até 26 de junho

Bairro da Luz – Documentos recentes
A exposição reúne documentos textuais, fotográficos e videográficos, além de debates sobre a região, suas transformações e a maneira como os diversos segmentos têm se posicionado frente a questões de política pública e seus impactos sociais e culturais. Curadoria: Eduardo Costa e André Kobashi.

Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3106-3562
Segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas
Entrada franca. Livre
Até 15 de maio

Alfredo, Eleonore, Fang e Mira: Aspectos da pintura na coleção Theon Spanudis
O psicanalista, poeta e crítico de arte turco Theon Spanudis exibe uma seleção de 23 pinturas de sua coleção de 453 obras doada ao MAC/USP. As telas unem trabalhos dos artistas Eleonore Koch, Alfredo Volpi, Cheng-Kong Fang e Mira Schendel. Curadoria: Tadeu Chiarelli

Museu de Arte Contemporânea da USP
Rua da Praça do Relógio, 160 – Cidade Universitária – São Paulo
Telefone (11) 3091-3039
Terça e quinta, das 10 às 20 horas; quarta e sexta-feira, das 10 às 18 horas; sábado, domingo e feriados, das 10 às 16 horas. Fechado às segundas-feiras.
Entrada franca. Livre
Até 15 de maio

Música Erudita
Trio Puelli
O pianista Karin Fernandes, a violinista Ana de Oliveira e o violoncelista Ji Shim solam composições de Ronaldo Miranda, Alternâncias; Mario Ficarelli, Prelúdio e Toccata; Marlos Nobre, Trio para piano, violino e violoncelo, opus 4 (3º movimento); Edson Zampronha, O acorde invisível; Ricardo Tacuchian, Estruturas verdes (andante); Villani Côrtes, Cinco miniaturas brasileiras: Prelúdio, chorinho e baião. Sábado, 16, 11 horas.

Palco das orquestras
A Osesp e a São Paulo Companhia de Dança apresentam espetáculo num palco montado entre a Estação da Luz e a Pinacoteca do Estado. O regente Yan Pascal Tortelier interpreta peças de Nikolai Rimsky-Korsakov, Sheherazade, opus 35; Pyotr Il’yich Tchaikovsky, Suíte nº 3 em sol maior, opus 55: Tema com variações. 

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3223-3966
Domingo, 17, 18 horas
Entrada franca

Coro da Osesp
A maestrina Naomi Munakata comanda o grupo com composições de Thomas Weelkes, Alleluia, I heard a voice; Arvo Pärt, Da pacem domine; Heitor Villa-Lobos, Ave Maria; Alberto Grau, Pater noster; Murilo Santos, Alleluia; Johannes Brahms, Im herbst; Felix Mendelssohn-Bartholdy, Frühzeitiger Frühling. O programa mostra ainda folclore brasileiro nas canções de Carlos Alberto Pinto Fonseca, Bumba meu boi e És na minha vida; Catulo da Paixão Cearense, Flor amorosa; Pixinguinha e Otávio de Souza, Rosa.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3324-1000
Domingo, 17, 11 horas
Entrada franca

Dança
Bem casado
O projeto-título agrupa dois espetáculos de diferentes companhias na mesma noite: Festim, da Cia Soma/SP, traz a criação de uma linguagem corporal baseada nas manifestações populares brasileiras. No elenco estão Maria Eugênia Almeida e Marina Abib. Castanho sua cor, do Grupo Grial/ PE é um show de dança poética e abstrata que trata da formação cultural e mergulha no passado para compreender o que somos hoje. Concepção de Maria Paula Costa Rego. Direção: Maria Paula e Eric Valença.

TD – Teatro de Dança
Avenida Ipiranga, 344 – República (subsolo do Edifício Itália) – São Paulo
Telefone (11) 2189-2557
Sábado, 16, 23h30; domingo, 17, 16 horas
Entrada franca.

Música Popular
Saraus brasileiros/Sarau modernista
Sob curadoria de Anna Maria Kieffer, os músicos Maria José Carrasqueira, Edelton Gloeden e Adélia Issa interpretam obras de Heitor Villa-Lobos, Eric Satie, Claude Debussy e Ernesto Nazareth.

Museu da Casa brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Pinheiros – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Domingo, 17, 11 horas
Entrada franca. Livre

Raíces de América
Para celebrar a música latino-americana o grupo composto por oito músicos multi-instrumentistas, brasileiros, chilenos e argentinos, faz uma
miscelânia cultural da América Latina. Entre muitas canções, estão no programa os clássicos Guantanamera (Jose Marti); Canción por la unidad latino americana (Pablo Milanes); A festa (Milton Nascimento); Hasta siempre comandante (Carlos Puebla).

Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Sábado, 16, 21 horas
Entrada franca. Livre

Da Agência Imprensa Oficial