Confira a agenda cultural da semana no Estado

Os destaques vão para Cultura em bordado, cinema e literatura

sex, 22/07/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Toda sexta-feira, o Portal do Governo do Estado de São Paulo e a Agência Diário Oficial preparam uma programação cultural com várias opções para aproveitar o final de semana. Um destaque é a exposições Cultura em bordado, tem ainda música e outras dicas de cinema, teatro e literatura. Confira as novidades da próxima semana:

Cultura em bordado
Pelo prazer de bordar, mães, tias, avós, irmãs e amigas reuniram-se, pegaram agulhas e linhas, juntaram fios, cores e tornaram seu trabalho em arte. Essas mulheres escolheram um tema em comum, materializaram as ideias, e mãos à obra. O resultado foi o projeto Bordar SP com o objetivo de realizar a leitura da cidade por quatro grupos de bordado: Teia de Aranha, Mãos de Ariadne, Ponto a Ponto e Laços e Traços. Os pontos do bordado percorrem o desenho que retrata emoções, recordações da infância de alguém, de uma música, de uma poesia, ou de uma dança, revelando e desvelando através das cores, o que está dentro de cada artista.

O evento que começa no domingo, 24, e vai até 7 de agosto, na Casa de Dona Yayá, conta com exposição de painéis bordados pelos grupos, oficina para a comunidade com a técnica do bordado livre e atividades artísticas dentre música, dança, teatro e narração de histórias, integradas ao projeto. A proposta da oficina é confeccionar coletivamente um painel que expresse as vivências e as lembranças dos moradores, trabalhadores e frequentadores do bairro do Bixiga. Após o encerramento, o painel coletivo será exibido para apreciação do público. No sábado, 30, às 14 horas, tem sarau SP: Estórias Cantadas e Contadas.

O projeto Domingo na Yayá deste mês, exibido sempre às 11 horas, será dedicado ao ciclo de apresentações artísticas Bordado em cena: tons, sons e movimentos, sob curadoria de Rosa Haruco Tane, produtora cultural com diversos trabalhos em SP e em Minas Gerais. Na abertura, domingo, 24, espetáculo Ser tão SP – dança butô (modalidade que combina dança e teatro, criada no Japão na década de 1950). O dançarino e coreógrafo José Maria de Carvalho, acompanhado de Ana Lacombe e de Greice Arthuso, propõe a cidade de SP, suas ruas e praças, como palco de vivência, pesquisa e apresentação.

No dia 31, o Grupo Casa de Brincar une samba, jongo e ciranda, canções inspiradas na literatura brasileira e em brincadeiras infantis. No dia 7 de agosto, O projeto Canto Livro apresenta literatura brasileira e universal em canções que remetem aos temas abordados pelos escritores. A exposição e o painel coletivo elaborado pelas bordadeiras ficarão em cartaz até 9 de setembro, na Casa.

Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – SP
Telefone (11) 3106-3562
A partir de domingo, 24, até 7 de agosto
Entrada franca
Classificação: livre

Cinema

Mostra de documentários latino-americanos em parceria com a Televisão América Latina
Aspectos políticos, sociais, cotidianos ou poéticos da América Latina, produzidos por diferentes países.
Ritmo negro. Direção de Juan Mauricio Vargas Medina (Colômbia, 25 min). Rituais de danças ancestrais são cultivados, conservados e fortalecidos a partir da experiência de coletivos culturais afrocolombianos em diferentes regiões do país.
Más allá de la realidad.  Direção de Julio Bertolotti (Argentina, 32 min). Manifestações do movimento surrealista na América Latina. A transformação que a cultura latino-americana lhe imprime: o realismo mágico.
Amanhã (23), 15 horas

Los colombianos. Direção de Omar Rincón (Colômbia, 53 min). Apanhado geral da Colômbia cotidiana, sem verdades absolutas nem depoimentos cheios de orgulho patriótico.
El tango. Direção de Adrián Cossettini (Argentina, 23 min).  História da mítica noite portenha por meio de entrevistas, fotografias e de um arquivo audiovisual com personagens que marcaram época nas discotecas, nos bares, nos templos do rock e nas casas de tango de Buenos Aires.
Los argentinos. Direção de Luis Esnal (Argentina, 54 min).  Registro de pessoas e paisagens das raízes da cultura argentina. Mergulho profundo num país complexo, graças à diversidade de suas identidades.
Amanhã (23), 16h30

La economia neoliberal. Direção de Gonzalo T. Sierra (Argentina, 23 min). As medidas econômicas neoliberais adotadas na redemocratização da Argentina em 1983 até a crise em 2001. As cidades pioram com a concentração econômica e com a exclusão social, em que os trabalhadores se encontram com seus direitos ameaçados por políticas de flexibilização nas relações de trabalho.
Militância artística. Direção de Julio Bertolotti (Argentina, 30 min). Relação entre artistas latino-americanos e o contexto social e político que marcam as suas criações. Entrevista com os principais pesquisadores, curadores e artistas, além de registro de obras em importantes museus e coleções dos países latinos.
Domingo (24), 15 horas

Purmamarca, tierra de coplas. Direção de Ariel Ogando e Juan Morán (Argentina, 24 min). Encontro de cantadores de baladas reúne, há mais de 20 anos, pastores e agricultores andinos da Quebrada de Humahuaca Jujuy e Puna, dando vida e cor a um dos mais importantes eventos culturais na região.

Se prohibe bailar suin. Direção de Gabriela Hernández (Costa Rica, 2003, 34 min). Personagens resgatam a tradição de bailar o suin criollo em São Jose, Costa Rica. Um dos ritmos mais populares do país foi vítima de preconceito e proibido em diversos salões de dança nos anos de 1980.
Domingo (24), 16h30

Memorial da América Latina – Pavilhão da Criatividade
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – SP
Telefone (11) 3823-4600
Entrada franca. Classificação: livre

1ª Mostra Ver Ciência 3D
Com oito sessões diárias, exibidas em vídeo 3D, a mostra pretende promover ao público leigo a disseminação do conhecimento e da cultura científica. A curadoria é do brasileiro Sergio M.C. Brandão e do argentino Sergio Neuspiller, autor e produtor dos 4 vídeos em 3D apresentados. 
Big bang. (25 min). Viagem no tempo e no espaço a bordo de uma nave desde o início do Universo até a aparição do homem e suas consequências. Convite à reflexão sobre a velocidade com que o ser humano, buscando seu bem-estar, destrói os recursos do planeta.
Salvem o planeta. (22 min). Espaçonave alienígena retorna à Terra depois de 500 anos  em missão científica para investigar se ocorreram mudanças significativas no planeta durante este período e  encontra grandes danos causados pelos humanos ao ecossistema terrestre.
O sistema solar num estádio de futebol. (25 min). Com objetos reconhecidos pelas crianças, personagem reconstrói o sistema solar num estádio de futebol nas medidas de comprimento e proporcionais às distâncias reais.
Cérebro. (25 min). Passeio fascinante pelo mais complexo órgão: o cérebro. Como ele funciona e se comunica com o resto do corpo; quais são os neurônios e como são transmitidas as informações; como trabalha a memória.

Catavento Cultural e Educacional
Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº – Parque Dom Pedro II – Centro – SP
Telefone (11) 3315-0051
Terças-feiras a domingos, às 9h30, 10h10, 10h50, 12h10, 13h20, 14h40, 15h20, 16h40
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada para crianças de 4 a 12 anos, maiores de 60 anos, estudantes e portadores de deficiência)
Entrada franca para menores de três anos
Classificação: livre
Até 14 de agosto

Mostra Anime
Desenhos animados japoneses com imaginário futurista.
Paprika. Direção de Satoshi Kon (Japão, 2006). Num futuro próximo, cientista inventa poderoso aparelho que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Antes de seu uso ser sancionado pelo governo, a máquina é roubada e as barreiras entre a realidade e o imaginário se mesclam. Cabe à garota dos sonhos descobrir quem está com o objeto.
Classificação: 12 anos.
Segunda (25), e quinta (28), 16 horas; quarta-feira (27), 19 horas

Tekkon-Kinkreet. (Meninos de rua). Direção de Michael Arias (Japão, 2006). Na cidade do Tesouro a vida pode ser doce ou brutal. Mas nossos heróis, dois meninos rebeldes de rua, lutam constantemente contra o vilão do velho mundo Yakuza e criaturas alienígenas assassinas que pretendem destruir a metrópole.
Classificação: 16 anos
Segunda (25), e quinta (28), 19 horas; terça (26), e sexta-feira (29), 16 horas

A viagem de Chihiro. Direção de Hayao Miyazaki (Japão, 2001). Perdidos em uma viagem de mudança, menina de 10 anos e seus pais descobrem misteriosa passagem que os leva até um mundo mágico. Lá, a jovem descobre que os pais foram transformados em porcos e, numa jornada heróica, tenta salvá-los.
Classificação: livre
Terça (26), e sexta (29), 19 horas; quarta-feira (27), 16 horas

Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 4 – Cidade Universitária – SP
Telefone (11) 3091-3364
Entrada franca

Mostra 90 em filmes
Programação paralela à exposição 90 em Folha – Imagens do Brasil Moderno.
Amores expressos. Direção de Kar Wai Wong (Hong-Kong, 1994). Dois policiais tentam lidar com a dor da separação das respectivas namoradas, e o fazem de maneira muito diferente.
Classificação: 15 anos
Hoje (22), 18h30; domingo (24), 21h30

Tabu. Direção de Nagisa Oshima (Japão, 2000). O filme é ambientado na Kioto de 1865, então capital imperial japonesa. A trama sobre o desejo e a morte tem por contexto trágica história de amor entre samurais. Classificação: 16 anos
Hoje (22), 21h30; amanhã (23), 17h10

Primavera, verão, outono, inverno e… primavera. Direção de Kim Ki-duk (Coreia do Sul, 2003). Num monastério flutuante à beira de um lago habitam um velho monge budista e um pequeno monge aprendiz. As estações do ano representam os diversos estágios pelos quais passará o jovem o despertar sexual, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências.
Classificação: 16 anos
Amanhã (23), 15 horas; domingo (24), 19h20

Madadayo. Direção de Akira Kurosawa (Japão, 1993). Baseado na história real de Hyakken Uchida, professor e escritor que se aposenta no início dos anos 1940. Reconhecendo o talento do mestre, seus antigos alunos festejam seu aniversário, num ritual amistoso de preparação para a morte, que pode estar mais perto a cada ano. Enquanto isso, a vida continua.
Classificação: livre
Amanhã (23), 19h20; domingo (24), 17h10

Dolls. Direção de Takeshi Kitano (Japão, 2002). Dois episódios cujo tema é o amor eterno. Num deles, o fã de uma cantora que morre num acidente fura os próprios olhos. Em outro, homem abandona a mulher para se unir à máfia japonesa.
Classificação: 18 anos
Amanhã (23), 21h30; domingo (24), 15 horas

Festa de família. Direção de Thomas Vinterberg (Dinamarca, 1998). Patriarca dinamarquês comemora seus 60 anos reunindo a família em hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa. (sessão com debate – Ricardo Calil, crítico da Folha).
Classificação: 18 anos
Quinta-feira (28), 19 horas

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – SP
Telefone (11) 2117-4777
Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50 (meia-entrada)
Gratuito nas sessões de quinta-feira

Exposição

Castelos e cavaleiros
Armaduras, brinquedos e curiosidades inspirados no período medieval. Essa é a proposta da exposição que leva o visitante a vivenciar a época de castelos, cavaleiros e os avanços da tecnologia. Em alguns finais de semana serão realizadas, em paralelo, danças circulares, contação de história, jogos de RPG, de tabuleiro antigos e atuais. Curadoria de Evandro Faustino.

Estação Ciência da USP
Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – SP
Telefone (11) 3091-1575
Sexta-feira, das 8 às 18 horas; sábado e domingo, das 9 às 18 horas
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (estudantes e portadores de necessidades especiais). Entrada franca para menores de 6 anos, maiores de 60 anos, comunidade USP e professores
Classificação: livre
Até domingo (24)

Hereros de Angola
Na mostra do fotógrafo Sérgio Guerra, o visitante é recepcionado por uma mulher herero, do grupo Muhakona. São exibidas 200 imagens da cultura africana, como vestimentas e objetos deste povo que vive entre Huíla e Namibe, em Angola. A tecnologia conhecida como vikuit além de projetar a imagem para fora da tela possibilita o contato com a sonoridade da língua nativa. Curadoria de Emanoel Araújo.

Museu Afro-Brasil
Avenida Pedro Alvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera – portão 10 – SP
Telefone (11) 3320-8900
Sexta-feira, sábado e domingo, das 10 às 17 horas
Entrada franca. Classificação: livre
Até domingo (24)

Eólices
A artista Renata Mellão criou um experimento ambiental, projeto inspirado na integração da natureza com o homem. Sua obra é composta por 500 varas de pesca de bambu com 7 metros de comprimento que, unidas, mantêm uma parte fixa enquanto a outra se move com a força do vento.

Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – SP
Telefone (11) 3032-3727
Terças-feiras a domingos, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Entrada franca aos domingos e feriados
Classificação: livre
Até 11 de setembro

Arte como registro, registro como arte: Performances na Pinacoteca de SP
Trabalhos artísticos, entre os quais 60 fotografias, documentos, cartazes, convites e vídeos de performances, realizados no museu e em outras instituições de SP desde a segunda metade da década de 1970 até meados dos anos 1980. Destaque para obras de José Roberto Aguilar, Ivald Granato e Theo Werneck. Curadoria de Ana Paula Nascimento, do Núcleo de Pesquisa e Crítica em História da Arte, e Gabriel Moore, do Centro de Documentação e Memória.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, nº 2 – Luz – SP
Telefone (11) 3324-1000
Terças-feiras a domingos e feriados, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)
Sábados, entrada franca. Classificação: livre
Até 25 de setembro

MAC em obras
Exposição mostra ao público o processo de conservação, recuperação e restauro de 19 obras que estão sendo preparadas para integrar a exposição inaugural do novo prédio do Museu. Curadoria: Equipe MAC/USP.

MAC USP
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso – Prédio da Bienal – Ibirapuera
Telefone (11) 5573-9932
Terças-feiras a domingos, das 10 às 18 horas
Entrada franca. Classificação: livre
Até 27 de novembro

Literatura

Sarau Diálogos Poéticos
Os poetas contemporâneos Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello são entrevistados e leem alguns de seus poemas. O poeta Frederico Barbosa e o músico Marcelo Ferretti apresentam o Multitudo, recital multimídia baseado na obra de Haroldo de Campos.
Amanhã (23), 19 horas

Sarau Quinta Poética
O poeta Wilmar Silva participa do encontro que inclui debate e lançamento de seu trabalho, a performance de poesia biossonora Neonão, uma experiência de linguagem mesclada ao som da guitarra, arranjos e efeitos de Francesco Napoli. Curadoria de José Geraldo Neres. Com Aroldo Pereira, Donizete Galvão, Gilberto Tadeu Nable e Ronaldo Cagliano.
Quinta-feira (28), 19 horas

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – SP
Telefone (11) 3285-6986
Entrada franca. Classificação: livre

Conversa com verso
A pianista e compositora Heloisa Fernandes e o percussionista e músico Ari Colares são os convidados do projeto que comemora seu 6º ano de existência o duo reúne em concerto camerístico programa da nossa música popular. Entre as canções, Candeias, Andarilho, Rebuliço. Curadoria e produção executiva de Celina Lucas e Lourdes Casquete. Coordenação de Celina Lucas.

Centro Cultural Aúthos Pagano
Rua Tomé de Souza, 997 – City Lapa – SP
Telefone (11) 3836-4316
Amanhã (23), 16 horas
Entrada franca. Classificação: 12 anos

Música Erudita

Coro da Osesp em Tatuí
Sob a batuta da regente Naomi Munakata, o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado se apresenta em Tatuí. No programa, destaque para as composições de Thomas Weelkes, Alleluia, I heard a voice; Arvo Pärt, Da pacem domine; Heitor Villa-Lobos, Ave Maria; Alberto Grau, Pater Noster; Murilo Santos, Alleluia; Folclore brasileiro: Saia de babado; Carlos Alberto Pinto Fonseca, Bumba meu boi; Pixinguinha e Otávio de Souza, Rosa.

Igreja Matriz Nossa Senhora Conceição – Tatuí
Telefone (15) 3251-4090
Quarta-feira (27), 20 horas
Entrada franca

Música Popular

Amoy Ribas Quarteto
O músico nascido em Brasília apresenta em seu primeiro disco solo composições próprias com harmonias peculiares e caracterizadas pelos ritmos brasileiros, com pitadas de jazz e fortes raízes mineiras, cariocas, candangas e nordestinas. Para a produção do seu trabalho, feito por uma formação de quarteto (sopro, violão, baixo e percussão), o compositor utilizou instrumentos como pandeiro, tamborim, tumbadora, zabumba, marimba, entre outros.

Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – SP
Telefone (11) 3032-3727
Domingo (24), 11 horas
Entrada franca. Classificação: livre

Teatro Infantil

Sério, meio sério e nada sério
Situações e peripécias causadas por três palhaços. A ideia é brincar com algumas situações que evidenciem os comportamentos citados no título da peça. Desta forma, a Cia. Bubiô Ficô Lô! leva ao público, de forma bem-humorada, a importância de cada um deles na vida das pessoas.

Teatro Estadual de Araras Maestro Francisco Paulo Russo
Avenida Dona Renata, 401 – Jardim Santa Cruz – Araras
Telefone (19) 3541-5969
Domingo (24), 16 horas
Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50 (meia-entrada)
Classificação: livre

Da Agência Imprensa Oficial