Confira a agenda cultural da semana no Estado

Só na seção de cinema são mais de dez opções totalmente gratuitas

sex, 08/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou uma programação cultural para os próximos dias. Todas as opções são gratuitas e vão desde cinema, exposições, literatura a música erudita. Destaque para a apresentação da orquestra do Instituto Baccarelli, parceira da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, na Sala São Paulo.

Infantil
Lê pra mim
Todos os finais de semana deste mês, o Museu da Língua Portuguesa apresenta projeto dedicado a leituras de livros da literatura infantil brasileira. Artistas convidados lêem obras para a criançada. No evento de sábado, Lu Alckmin narra a história Marcelo marmelo martelo de Ruth Rocha, Adriana Lessa se responsabiliza por Bob no país das verdurinhas, de Simone Cavalcante e Alicinha Cavalcanti finaliza narrando Troca-troca dos dentes, de Dóris Ruiz e Maria Inês Ribeiro. Já no domingo, Angelina Muniz conta A história rocambolesca de Madame Valesca, de Jonas Ribeiro e Gabriela Duarte finaliza o dia narrando Tininha e a fada Lile, de Cristina Lazaretti.

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Estação da Luz – São Paulo
Telefone (11) 3326-0775
Sábados e domingos, às 11 e 16 horas
Entrada franca
Até o dia 24

Contação de histórias
A Companhia Artesanal Contações de Histórias anima a criançada com a exibição de três histórias: A Primavera da lagarta, Joanita, não grita! e Alberto e o seu sonho de voar.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Domingo, 10, às 15 horas
Entrada franca

Cinema
No cinema, a mostra Robert Bresson exibe gratuitamente uma seleção de longas e curtas-metragens franceses durante toda a semana. Os filmes serão apresentados no cinema da Universidade de São Paulo, na rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária – São Paulo. Confira:

Os anjos do pecado
Jovem noviça entra para o convento dominicano especializado na reabilitação de ex-condenadas. Encarregada de cuidar de uma das detentas, tenta convertê-la para que se redima de seus pecados, mas a mesma alega ser inocente. Com Renée Faure e Jany Holt. As exibições serão segunda-feira, 11, às 16 horas e quarta-feira,13, às 19 horas.

As damas do bosque de Boulogne
Na década de 1940, uma dama da alta sociedade tenta se vingar do amante que a abandonou convencendo uma prostituta a seduzi-lo e fazê-lo se apaixonar. Só que a estratégia transforma-se em escandaloso romance. As exibições serão segunda-feira, 11, às 19 horas; quinta e sexta-feira às 16 horas.

Diário de um padre
Nomeado para a paróquia numa pequena aldeia da França, jovem padre é recebido com hostilidade pelos moradores. Com saúde debilitada e dificuldades de se impor, ele busca conforto moral e espiritual com o pároco do vilarejo vizinho. As exibições serão terça-feira, 12, às 16 horas e quinta-feira, 14, às 19 horas.

Um condenado à morte escapou
Aprisionado pelos nazistas, um membro da resistência francesa elabora plano de fuga sem saber se pode confiar totalmente em seu colega de cela. Com François Leterrier. Terça, 12, e sexta-feira, 15, às 19 horas; quarta-feira, 13, às 16 horas.

Já no Memorial da América Latina, será exibida uma série de documentários latino-americanos, que exploram os aspectos políticos, sociais, cotidianos ou poéticos região. O endereço é Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda em São Paulo e a entrada é gratuita. Confira:

Cinema Alcazar (Nicarágua, 1997, 11 min)
O curta-metragem conta a vida de Dona Rosa. Quando ela mudou para o cinema só restavam os escombros do elegante edifício que movimentara a alta sociedade de Manágua nos fins dos anos 60 e que sucumbira como tantos outros ante o terremoto de 1972. Sábado, 9, 15 horas

Memorias del hijo viejo (Panamá, 2001, 30 min)
Relato poético faz paralelo entre a história dos pais e a história recente do Panamá. Sábado, 9, 15 horas

Tarea Pendiente (Peru, 26 min)
Estudantes pesquisam acontecimentos ocorridos em suas comunidades. Sábado, 9, 15 horas

10 años tomando el cielo por asalto (El Salvador, 12 min)
Curta cinematográfico sintetiza o trabalho da voz oficial da FMLN – Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional: a Radio Venceremos que durante 10 anos transmitiu o conflito armado de El Salvador.
Sábado, 9, 15 horas

Exilio. La experiência argentina en México (México, 1998, 52 min)
Imagens dos anos 70 mostrando manifestações de diversas organizações políticas. Relato e testemunho de grupo de exilados argentinos residentes no México. Sábado, 9, 16h30

Participación de las mujeres en organizaciones sociales de latinoamérica. (Venezuela, 50 min)
Série: Medio Mundo. Vive TV. Domingo, 10, 15 horas

Los argentinos (Argentina, 2006, 54 min)
Com objetivo de capturar raízes da cultura argentina, pessoas e paisagens foram registradas: da salina a quatro mil metros à cantina italiana em Buenos Aires; da aldeia guarani em Misiones às montanhas de Humahuaca. Domingo, 10, 16h30

O Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, em São Carlos, também exibe neste sábado, 9, às 20h o longa Os Eternos Desconhecidos. O filme é considerado um dos maiores clássicos da comédia italiana. Ele conta a história de um ex-boxeador que, cansado de viver de pequenos golpes, resolve fazer um assalto perfeito. O endereço é Rua Nove de Julho, 1.227 – Centro – São Carlos e a entrada é franca.

Literatura
O sarau Chama Poética recebe os poetas, músicos e compositores Elio Camalle, Kleber Albuquerque e Gabriel de Almeida Prado para apresentar suas novas composições, com temas existenciais, crônicas de labor, humor e construção do amor. Direção: Fernanda de Almeida Prado.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Sábado, 9, 17 horas. Livre
Entrada franca

Música Erudita
Sinfônica Heliópolis
A orquestra do Instituto Baccarelli, parceira da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, apresenta-se como convidada na série Concertos Matinais. Tendo à frente o maestro paulistano Isaac Karabtchevsky e a participação da mezzosoprano Edineia de Oliveira e da soprano Carmen Monarcha, o recital inclui Sinfonia nº 2 em dó menor – Ressurreição, do compositor austríaco Gustav Mahler.

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo
Telefone (11) 3223-3966
Domingo, 10, às 11 horas
Faixa etária: a partir de 7 anos
Entrada franca

Música Popular
Ser Tão Trio
Formado por alunos do Laboratório de Música de Câmara do Departamento de Música (CMU/ECA-USP), o show exibe retrato musical e poético da vida do camponês brasileiro. O grupo interpreta obras do cancioneiro rural paulista, mineiro, fluminense, gaúcho, sul-mato-grossense e baiano. No programa estão músicas de Teddy Vieira, Mário de Andrade, Tião Carreiro, Almir Sater, entre outros.

Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3106-3562
Domingo, 10, 11 horas
Entrada franca. Livre

Exposição
Miradas glocales
São 67 obras de artistas do México, entre desenho, acrílico, fotografia, vídeo e gráfica digital, que abordam as formas de resistência contemporânea ao processo da globalização.

Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Entrada franca. Livre
Até 1º de maio

Do Portal do Governo do Estado