Confira a agenda cultural da semana

Cinema, dança, música e exposições são boas opções para toda família

sex, 01/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O portal do governo do Estado de São Paulo preparou uma programação cultural para os próximos dias, totalmente gratuita. Destaque para a mostra É tudo verdade, que faz parte do Festival Internacional de Documentários da Universidade de São Paulo, e para o projeto Lê pra mim, do Museu da Língua Portuguesa. Confira:

Dança
Quem gosta de dança não pode perder um espetáculo gratuito de arte chinesa da Universidade de Hubei. O grupo conta, por meio da dança, histórias milenares do país. Ao todo são nove apresentações como shows de Tai chie e outras artes marciais em movimentos de dança.

Dança do Dragão e do Leão
Instituto de Artes da Unesp
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3107-2943
Quarta-feira, 6, 20 horas
Entrada franca

Música Erudita
Concertos matinais
Sob o comando de Joana Carneiro, a Osesp inclui no programa peças de Esa-Pekka Salonen,Helix; de Maurice Ravel, Daphnis et Chloé: suites nº 1 e 2.
Domingo, 3, 11 horas
Entrada franca

Cinema
No cinema, a mostra É tudo verdade faz parte do Festival Internacional de Documentários, que exibe gratuitamente uma seleção de longas e curtas-metragens durante a semana. Confira:

O regime Solovki
Com duração de 93 minutos, esse é o primeiro filme sobre o sistema de campo forçado para criminosos, presos políticos e qualquer cidadão que se opusesse ao regime ditatorial da União Soviética. O filme conta a história do campo de trabalhos forçados Solovky , única prisão mosteiro oficial do Estado russo, que existiu entre 1923 e 1939. A exibição será segunda-feira, 4, às 16 horas.

Babás
Fotografias, filmes e anúncios de jornais do século 20 constroem narrativa sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, evocando em alguns aspectos escravocratas. A exibição será segunda-feira, 4, às 8h e 19 horas.

Improvisation, les caravanes des mots (Improvisação, a caravana das palavras)
O curta é uma versão original em francês, sem legendas, que destaca a diversidade e riqueza de textos improvisados que resultam do significado das palavras. A exibição será terça-feira, 5, às 16 horas.

Um gosto de liberdade
A era de esperança da Perestroika, uma das políticas introduzidas na União Soviética dos anos 1980/1990, é examinada por meio dos personagens Sasha Politkovsky, jornalista de TV, sua mulher, Anna Politkovskaya, e seus filhos. A exibição será terça-feira, 5, às 19 horas.

Os filmes da mostra É tudo verdade serão exibidos no cinema da Universidade de São Paulo, na rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária – São Paulo.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, em São Carlos, também exibe neste sábado, 2, às 20h o longa O médico e o charlatão. O filme conta a saga de um médico que vai morar em uma pequena cidade, abre consultório e tenta implantar campanhas de saúde para tratar a população segundo os princípios científicos. Ele, no entanto, precisa enfrentar a crença popular no curandeiro local. O endereço é Rua Nove de Julho, 1.227 – Centro – São Carlos e a entrada é franca.

Infantil
Contação de histórias: uma palavra puxa outra
O Grupo Balaio de Dois, formado pelo recitador Paulo Netho e o compositor Salatiel Silva, convida a plateia a cantar e a recitar a partir de vocábulos, trocadilhos, parlendas, cantigas de roda, trava-línguas e adivinhações.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Domingo, 3, 15 horas
Entrada franca

Lê pra mim
Todos os finais de semana deste mês, o Museu da Língua Portuguesa apresenta projeto dedicado a leituras de livros da literatura infantil brasileira. Artistas convidados lêem obras para a criançada. No primeiro evento, pela manhã, Etty Fraser narra a história Velhinho enlatado na chaminé, de Pedro Bandeira e na parte da tarde, Marília Gabriela se responsabiliza por Barrinho, de Mabel Velloso.

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Estação da Luz – São Paulo
Telefone (11) 3326-0775
Sábado, 2, 11 e 16 horas
Entrada franca

Exposições
Ocupação Haroldo de Campos H Láxia
A mostra contempla as várias facetas haroldianas – o poeta, o crítico e o tradutor – com ênfase em seu processo de criação.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefones (11) 3285-6986 / 3288-9447
Terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas; domingo, das 10 às 18 horas
Entrada franca
Até domingo, 10

Herança Bizantina
Mostra organizada pela Arquidiocese Ortodoxa Grega da Diáspora no Brasil, com Catedral no Bom Retiro exibe obras antigas como ícones, cálices, cruzes, mosaicos, evangeliários (livro católico, usado na missa, durante a liturgia da palavra), paramentos sacerdotais dos séculos 17, 18 e 19.

Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Telefone (11) 3823-4600
Segunda-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Até quinta-feira, 7
Entrada franca

Deusa dos fluídos
Trabalhos do fotógrafo ensaísta Gal Oppido inspirados na figura de Iemanjá apresentam sensibilidade e misticismo. Curador: Emanoel Araujo.

Museu Afro Brasil
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/ nº – Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo
Telefone (11) 3032-8900
De terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas
Entrada franca
Até o dia 17

Do Portal do Governo de São Paulo