Confiança no parceiro é desculpa para não usar camisinha

Levantamento inédito mostra o ranking dos principais motivos para desistir do preservativo

ter, 13/01/2009 - 9h15 | Do Portal do Governo

A principal desculpa de quem deixa de lado a camisinha é a confiança no parceiro, mesmo que seja sexo casual. É o que revela levantamento inédito realizado pela Secretaria de Estado da Saúde com base em 79.075 pessoas que procuraram Centros de Aconselhamento e Testagem para realização do exame de HIV entre os anos de 2000 e 2007 e afirmaram não ter usado preservativo na relação sexual.

Do total de entrevistados, 43,7% afirmaram confiar no parceiro e, por isso, não utilizaram o preservativo. Em segundo lugar, com 13,6%, ficaram os que dizem não gostar da camisinha, seguindo pelos que alegaram não ter informação sobre os riscos, com 7%, e pelos que disseram que o parceiro não aceita o uso, com 6,4% (veja relação abaixo).

Entre os 27.964 entrevistados que disseram confiar no parceiro, 23,5% informaram terem tido relações com parceiros eventuais. Pessoas que realizaram sexo casual representaram a grande maioria (93%) dos que alegaram estar sob efeito de álcool ou drogas e, por isso, não usaram a camisinha.

“O comportamento na hora do sexo é o que determina a contaminação. Na dúvida, o melhor é colocar a camisinha”, afirma a diretora do Centro de Referência e Treinamento de Aids, Maria Clara Gianna.

Da Secretaria da Saúde