Conferência na USP aborda redes digitais e Web 3.0

3ª Geração de Internet combina sistemas de engenharia de redes mais sofisticados

qua, 15/04/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Promovida pelo Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP) e coordenada pelo professor Gilson Schwartz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), a conferência de Cooperação Europa – Brasil, realizada na semana passada na USP abordou questões sobre o desenvolvimento de tecnologias da informação, comunicação e redes digitais.

Considerada a terceira geração da internet e das redes de comunicações por combinar sistemas de engenharia de redes mais sofisticados e de larga escala, a web 3.0 é o termo utilizado para definir uma forma moderna de integrar todos os recursos de inteligência artificial, realidade virtual e aplicações no mundo real. Já utilizada em países asiáticos e europeus, está chegando ao Brasil.

Será possível saber, mesmo a distância, o quadro clínico e os melhores procedimentos a serem adotados para tratamento. Segundo Schwartz, é provável que a Web 3.0 esteja disponível nos próximos anos para alguns segmentos no País. As potencialidades desses sistemas podem ser utilizadas no controle preventivo e orientação de pacientes hospitalizados por meio de celular, por exemplo.

Da USP