Conexão Mata Atlântica fornecerá mudas de espécies nativas de interesse econômico

Seleção dará prioridade aos beneficiários do projeto, mas está aberta aos demais produtores; prazo vai até 10 de novembro

seg, 26/10/2020 - 16h28 | Do Portal do Governo

Os participantes do Conexão Mata Atlântica interessados na produção de madeira e produtos não madeireiros, como frutas, sementes e óleo, podem receber mudas de espécie nativas de interesse econômico. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) publicou o chamamento público com as informações no dia 14 de outubro.

São cerca de 120 mil mudas de diversas espécies, como jequitibá, louro-pardo, canafístula, araucária, cambuci, pitanga, cereja-do-rio-grande, palmeira-juçara e outras, para o plantio em florestas multifuncionais, sistemas agroflorestais, consórcio com pastagem, em divisas de propriedades e para o enriquecimento de fragmentos de vegetação nativa.

Ao distribuir as mudas, a ideia é reforçar e complementar ações desenvolvidas pelo Projeto Conexão Mata Atlântica, por meio do incentivo à implantação de florestas multifuncionais e à introdução de espécies arbóreas nativas passíveis de exploração econômica em pastagens e culturas agrícolas visando contribuir para a conservação da biodiversidade e da água e para a geração de renda.

Contrapartida

A ação também contribui para a geração de informações sobre produção das espécies nativas em condições de campo para subsidiar a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas. A contrapartida é a preparação da área de plantio, o plantio em si, a manutenção e o manejo, a observação de orientações técnicas para essas etapas e a permissão para visitas a campo para a coleta de dados referentes à execução das atividades do edital.

As mudas serão fornecidas sem custo para os produtores dos municípios de Areias, Cunha, Lagoinha, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Silveiras, e em parte dos municípios de Bananal, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Lorena, São José dos Campos (APA de São Francisco Xavier) e Taubaté.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 10 de novembro por meio do envio da Manifestação de Interesse devidamente preenchida e assinada, acompanhada dos documentos indicados no edital para Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente / Unidade de Gestão de Projetos: Av. Professor Frederico Herman Jr, 345, Prédio 6, 2º andar – São Paulo – SP – CEP: 05459-900.

Confira pela internet os documentos, demais locais para entrega das Manifestações de Interesse e prazos no edital. A previsão é que as mudas sejam entregues até o fim deste ano e plantadas até janeiro de 2021.