Conexão Latina de agosto traz GrupoTarancón e Paulinho Pedra Azul

Apresentação está agendade para sexta-feira

qui, 28/08/2008 - 12h16 | Do Portal do Governo

O palco do Auditório Simon Bolívar vai ficar pequeno para receber o talento do compositor, instrumentista, escritor e pintor mineiro Paulinho Pedra Azul e a originalidade do grupo Tarancón, em apresentação no dia 29 de agosto, às 21h00, no Memorial da América Latina. Essa mistura musical integra a Série Conexão Latina, projeto que promove o encontro de nomes importantes da música latino-americana e brasileira.
 
O grupo Tarancón iniciou a sua trajetória nos anos 70, em meio à efervescência da época, marcada pelo paradoxo do sonho de liberdade vindo dos anos 60 e a realidade da violência da ditadura política no Brasil, os chamados “Anos de Chumbo”, e isso se refletiu no estilo da banda.
 
Foi pioneiro na pesquisa e divulgação da música folclórica e popular Latino – Americana, trazendo desde o início uma preocupação com a diversidade cultural, interpretando ritmos da Bolívia, Chile, Peru, Venezuela, Argentina, dentre outros.
.
Um dos primeiros grupos a ter seu próprio selo, gravou nove discos, lançados no Brasil e em outros países da América Latina, como Chile e Argentina. Já fez mais de 3.500 apresentações, tendo tocado nos mais importantes teatros e espaços culturais em todo o Brasil, além do exterior.
 
O Tarancón dividiu espetáculos com Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, Almir Sater, MPB 4, Angel Parra, Marlui Miranda e outros. Um dos momentos de destaque em sua carreira foi a participação do Festival dos Festivais da Rede Globo em 1985 com a canção Mira Ira – de Lula Barbosa e Vanderlei de Castro e defendida em conjunto com Lula, Miriam Miráh e Placa Luminosa – que venceu os prêmios de melhor arranjo e segundo lugar geral.
 
Em 2005, o Tarancón foi o único grupo de música popular a participar do Festival internacional de Campos de Jordão, junto com o coral da Universidade Tom Jobim, na apresentação da obra Misa Criolla, de autoria do compositor argentino Ariel Ramírez. Em 2006 foram os convidados do maior festival de artes da América Latina, o Festival América do Sul de Corumbá, que foi inspirado na obra dele.
 
Além de equipamentos convencionais como violão e baixo elétrico, o grupo utiliza instrumentos de países da América Latina, como a quena (flauta de pã), a zampoña (flauta no formato de totens), o bombo leguero (bumbo de pele de ovelha) e o charango (bandolim feito com casca de tatu).
Neste show o grupo apresenta canções do folclore latino-americano, como A Rosa (Brasil), A Mi Palomita (Chile), A La Molina No Voy Más (Peru), Señora Chichera e Tinku (Bolívia); além de composições de brasileiros como Dança (Chico César) e Promessas do Sol (Milton Nascimento / Fernando Brant) , entre outros sucessos.  Taracón e Paulinho Pedro Azul cantam  Jardim de Fantasia e Ave Cantadeira, ambas composições de Paulinho. Depois o compositor apresenta Recado para um amigo solitário, Voaraz e Valsa do desencantado, todas de sua autoria. No repertório outras canções como Delirio habaneiro de Geraldinho Alvarenga e Paulinho Pedra Azul e Quando vi você – Marcelo Jiram e Paulinho Pedra Azul. Também faz parte do repertório do show O pedido, de Elomar, entre outras

Serviço:

Show Banda Tarancón e Paulinho Pedra Azul
Data: 29 de agosto
Horário: 21h
Memorial da América Latina / Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Ingressos: R$ 10,00 (Bilheteria dia 28, das 14 às 19h, e no dia 29, a partir das 14h

Do Memorial da América Latina

C.M.