Conexão Latina apresenta Cuca e grupos folclóricos latino-americanos

O encontro, que ocorrerá no Auditório Simon Bolívar que, neste mês, tem entrada franca

sex, 19/12/2008 - 19h14 | Do Portal do Governo

O Coral da PUC – o Cuca – se une aos grupos Alma Guarani e Raza Índia nesta sexta-feira, 19, às 21h. O encontro, que ocorrerá no Auditório Simon Bolívar, integra o projeto Conexão Latina que, neste mês, tem entrada franca.

O CUCA conta hoje com 40 vozes, sob a regência de seu fundador, Renato Teixeira Lopes, e é formado por ex-alunos, alunos, professores e integrantes da comunidade universitária – todos voluntários. Já se apresentou em festivais e encontros de caráter nacional e representou o Brasil e a PUC no FICU – Festival Internacional de Coros Universitários em Valência, na Espanha em 1998.

Nos anos de 2003 e 2004, o CUCA comemorou seus 30 anos com a montagem de um musical, com direção cênica de Lucia Merlino, que se apresentou no Teatro Tuca, Teatro São Pedro, Museu da Casa Brasileira e em outros teatros da capital – “30 Anos Cantando História” – no qual traçou um paralelo entre a música e os fatos políticos e sociais de três décadas no país.

No ano seguinte, apresentou o Projeto “Vibrações” com arranjos especiais de músicas do compositor Toquinho, oferecido nos hospitais, asilos e creches da cidade de São Paulo, com o objetivo de levar um pouco de música e alegria para o ambiente e o cotidiano desses locais, agradando um público formado por adultos, idosos e crianças.

Em 2008, o grupo está trabalhando com músicas brasileiras e latino-americanas de vários estilos e apresenta-se em eventos particulares e institucionais.

Grupo Folklórico Alma Guarani

Em 1996, surgiu em São Paulo, o grupo de dança folclórica do Paraguai, “Renacer”. A idéia nasceu da necessidade de ter um representante da cultura paraguaia na Festa das Nações que se realizou naquele ano na Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro da Liberdade.

Há alguns anos mudou seu nome para “Grupo Folklórico Alma Guarani” justamente por agregar pessoas de várias origens, mas de alma guarani, amantes da cultura e da arte paraguaia.

Danças e músicas são apresentadas numa rica, alegre e viva demonstração da beleza, graça e força da mulher, da força, cavalheirismo e garbo do homem, enfim, a cultura e a história paraguaia demonstrada por meio da dança.

O Grupo Folklórico Alma Guarani já esteve presente em vários e importantes eventos em São Paulo: 36º e 37º Festival Internacional de Danças Folclóricas, Día de La Hispanidad, Festa das Nações em Ribeirão Pires e Santo André, Encontro da Juventude em Jundiaí, Lions Clube de São Paulo.

Raza Índia

Com integrantes bolivianos, o grupo toca instrumentos regionais típicos daquele país trabalhando com a preservação e a divulgação dos ritmos e danças folclóricas como morenadas, timbós, tonadas, taquiraris. A Bolívia possui umas das mais singulares músicas do continente.

Morenadas, tinkus, tonadas, taquiraris e seus instrumentos: charangos, zampoñas, pinquillos, bombos, pincullos, enfim, o folclore da Bolívia é mais que um cantinho e muitos violões. José Ortiz é o maestro, diretor musical e impecável executante da quina, uma flauta feita de canudo único de bambu, dificílima de tocar.

Serviço

Cuca ( Coral da Puc, SP) e Grupos Folclóricos Latino-Americanos
Data: 19 de dexembro, sexta-feira
Horário: 21h
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Entrada Franca – Retirar ingressos no dia 19 de dezembro, a partir das 14h, na bilheteria

Do Memorial da América Latina