Condephaat convoca audiência pública sobre tombamento do Hospital Umberto Primo

Audiência acontece na segunda-feira, 7, às 17h, no Theatro São Pedro

sex, 04/10/2013 - 22h23 | Do Portal do Governo

A revisão do tombamento do Hospital e Maternidade Umberto Primo, também conhecido como Hospital Matarazzo, tombado desde 1986 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) será tema de audiência pública nesta segunda-feira, 7, às 17h, no Theatro São Pedro.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

O convite à manifestação popular foi organizado pelo próprio órgão de preservação do Estado. Embora a audiência não seja uma obrigação legal, o Condephaat convoca a população da região da Bela Vista e de toda a cidade de São Paulo a fim de coletar dados e ouvir propostas que possam ampliar o debate sobre a preservação deste patrimônio da sociedade paulista.

O Condephaat analisou toda a documentação existente referente ao tombamento, fez vistorias ao local para reavaliar as relações do conjunto de edificações com seu entorno e aprofundou o estudo da evolução de ocupação da área. Esta análise preliminar permitiu reconhecer a necessidade de discutir as diretrizes de proteção então propostas, com vistas a garantir a preservação de valores essenciais do conjunto e, ao mesmo tempo, permitir seu uso qualificado.

O Hospital Umberto Primo foi inaugurado em 1904 pela Societá Italiana de Benficenza in San Paolo com o objetivo de prestar assistência aos imigrantes italianos. O núcleo original foi projetado por Giulio Micheli. À sua volta, entre 1904 e 1974, foram construídas outras instalações que resultaram no complexo hospitalar, composto de 10 edifícios, com características arquitetônicas heterogêneas. O hospital funcionou até 1993.

Do Portal do Governo do Estado